Programação

  • Bem vindo à página de Física Experimental B 2017. Aqui você encontrará informações da disciplina, lista de turmas, exercícios e guias de estudo. 

    Física Experimental B para Escola Politécnica tem por objetivo oferecer uma revisão dos conteúdos de física básica em  eletromagnetismo e física moderna através de experiências em laboratório didático, com o uso de instrumentação básica e introdução ao tratamento e apresentação de resultados experimentais empregando métodos estatísticos, análise de incertezas e representações gráficas.

    Serão estudadas 6 experiências: 
    1) Curva característica não linear, 
    2) Campos eletromagnéticos e determinação da razão carga/massa do elétron;  
    3) Circuito RC e regimes de carga e descarga de um capacitor; 
    4) Velocidade de ondas num cabo coaxial; 
    5) Espectroscopia ótica do hidrogênio e do mercúrio: 
    6) Difração e interferência da luz.

    As aulas terão lugar no Laboratório Didático do Instituto de Física da USP seguindo o horário no quadro abaixo. Exceto a primeira, as experiências são diferentes em cada sala num mesmo horário. Verifique aqui no stoa a programação das aulas para saber o dia e a experiência de sua turma. Não será permitida a entrada em sala de aluno fora de turma. Haverá um teste simples sobre o guia da experiência, valendo 2 pontos na nota do relatório,  nos 10 primeiros minutos de aula. Não será permitida entrada em sala de aluno que chegar depois do teste. Nas semanas de 13 a 24 de novembro teremos aulas de reposição para recuperar UMA aula perdida. A reposição exige inscrição prévia nesse site (aguarde o link). A experiência de reposição será a mesma experiência perdida, mas valerá 80% da nota integral. Note que o limite de 70% de frequência na disciplina permite apenas 1 falta. Organize sua agenda e prioridades. O Laboratório não tem recuperação nem abono de faltas. Por isso o limite de 70% e a recuperação no final do semestre.

    O Moodle/Stoa é um ambiente didático gerenciado pelo IFUSP e independente do Júpiter. As notas aqui publicadas servem apenas como referência e acompanhamento. Elas serão enviadas ao Júpiter no final do semestre. O Júpiter é o ambiente oficial da USP para gerenciar suas matrículas, suas notas e frequências. Seu cadastro no Moodle/Stoa não é garantia de matrícula no Júpiter.

    • Principais informações e regras da disciplina, tais como: i) objetivos, ii) horário das aulas experimentais, iii) tipos de experiências a serem realizadas, iv) avaliações e, por fim, v) as referências bibliográficas que serão utilizadas no curso. 

      Sobre a Reposição: Em meados do semestre haverá um link para você se inscrever na reposição. Você poderá se inscrever quantas vezes quiser e em qualquer horário disponível. Valerá apenas a última inscrição. A reposição valerá 80% da nota cheia, ou seja, de 0.0 a 8.0. A reposição substitui nota e falta de uma aula em que você faltou.

    • Arquivo pdf com o cronograma da disciplina,  experiências, professores, as salas e dias de aula.