Programação

  • Aula 1

    A aula 1 se dividirá em duas partes. Na primeira parte da aula, numa exposição introdutória, farei uma breve apresentação da disciplina e da sua sistemática de funcionamento. Na segunda, iniciarei com o tema 1, "Estabelecendo o cenário".

     

    1 - Estabelecendo o cenário

    Tema: Fazer sociologia, um desafio!

    (A sociedade, sua complexidade e os desafios para compreendê-la)

    WHYTE, William Foote. “Introdução. Cornerville e sua gente”. In: WHYTE, W. Sociedade de esquina. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2005, pp. 19-24.

     

    1.1 - A reflexão sociológica na contemporaneidade (qual o seu lugar?)

    Leitura recomendada:

    BECKER, Howard. “Falando da Sociedade”. In: BECKER, H. Falando da sociedade. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2009, pp. 15-26.

    Leitura complementar:

    GIDDENS, Anthony. “Sociologia: Problemas y perspectivas”. In: GIDDENS, A. Sociología. Madrid: Alianza Editorial, 1989, pp. 41-60.

  • Aula 2 - A sociologia, um conhecimento socialmente necessário? Qual a sua novidade face a outras formas de conhecer a sociedade?

    A aula 2 se dedicará ao tema 1.2. Farei uma introdução expositiva ao tema à luz do que se indicou na bibliografia (vide abaixo)

    1.2 – As condições sócio-históricas da emergência da Sociologia e o diagnóstico da Sociologia nascente sobre a modernidade, sua natureza e patologias

    DÜRKHEIM, Emile. “O que é fato social?” In: RODRIGUES, J. (Org.) Émile Dürkheim. Sociologia. São Paulo: Ed. Ática, Coleção Grandes Cientistas sociais, 1978, pp. 46-52.

    MARX, Karl. “A gênese da mudança social - Forças produtivas e relações de produção”. In: BIRNBAUM, Pierre e CHAZEL, François (orgs.), Teoria Sociológica. São Paulo: Ed. HUCITEC e EDUSP, 1977, pp. 404-5.

    WEBER, Max. “Introdução” In: WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Ed. Pioneira, 1967, pp. 1-15.

    Em seguida, procurarei enlaçar o tema da aula 2 com o da aula 1.

    É fortemente recomendada a leitura do texto de Becker indicado em 1.1. Deixem para ler os textos indicados em 1.2 depois da apresentação da professora na 2a aula.

    Encontram-se também no nosso ambiente Moodle as leituras suplementares para este tema, que, como o nome bem diz, não são obrigatórias e lhes permitem observar estes mesmos autores clássicos às voltas com caracterizar alguns dos seus objetos empíricos. Estes textos são os seguintes:

    DÜRKHEIM, Emile. “Introdução.” In: DURKHEIM, E. O suicídio. Estudo de Sociologia. São Paulo, Editorial Presença e Livraria Martins Fontes, 1973, pp. 7-23.

    WEBER, Max. “Filiação religiosa e estratificação social” In: WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Ed. Pioneira, 1967, pp. 19-27.

    MARX, Karl; ENGELS, Friedrich 1984. “A ideologia em geral”. In: CARDOSO, Fernando Henrique e IANNI, Octavio. (orgs.) Homem e sociedade. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1984, pp. 304-317.

  • AULAS 3 e 4 - TEORIZANDO A REPRODUÇÃO DA ORDEM

    As aulas 3 e 4  se destinam a rever alguns autores significativos para a Sociologia que se dedicaram a teorizar a reprodução da ordem. Nessas duas aulas, vamos destacar  algumas ferramentas conceituais que nos permitem entender que a ação individual tem uma dimensão social. Na aula 3 voltaremos a atenção para os conceitos de ação social, interação social, papel social, status social, cultura, valores, normas. Na aula 4 o foco se dirigirá para as noções de institucionalização, internalização, socialização, desvio e mudança.

    Entre as aulas 3 e 4  um exercício de fixação de aprendizagem será proposto.

    Sugiro que a leitura dos textos seja feita depois da introdução expositiva que terá lugar na aula 3.

     

    Aula 3 – 26.08.2014

    2.1 - Teorizando a reprodução da ordem e destacando algumas ferramentas conceituais que nos permitem entender que a ação individual tem uma dimensão social (1): ação social, interação social, papel social, status social, cultura, valores, normas

    PARSONS, Talcott e SHILS, Edward. “A interação social”. In: CARDOSO, Fernando Henrique e IANNI, Octavio. (orgs.) Homem e sociedade. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1984, pp. 125-7.

     

    Aula 4 – 02.09.2014

    2.1 - Teorizando a reprodução da ordem e destacando algumas ferramentas conceituais que nos permitem entender que a ação individual tem uma dimensão social (2):  institucionalização, internalização, socialização, desvio, mudança

    PARSONS, Talcott; SHILS, Edward; TOLMAN, Edward C.; ALLPORT, Gordon Williard; KLUCKHOHN, Clyde; SEARS, Robert R; SHELDON, R. C; STOUFPER, Samuel A. “Papel e sistema social”. In: CARDOSO, Fernando Henrique e IANNI, Octavio. (orgs.) Homem e sociedade. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1984, pp. 63-8.

    LEVY JR, Marion J. “Socialização”. In: CARDOSO, Fernando Henrique e IANNI, Octavio. (orgs.) Homem e sociedade. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1984, pp. 59-62.

    Leituras (apenas) complementares:

    (Sendo a sociedade concebida analogicamente a um sistema, que tal avançar um pouco mais na leitura – árida, se prepare! – sobre o que se entende como sistema social e seus componentes)

    PARSONS, Talcott. “O conceito de sistema social”. In: CARDOSO, Fernando Henrique e IANNI, Octavio. (orgs.) Homem e sociedade. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1984, pp. 47-55.

    PARSONS, Talcott “Os componentes dos sistemas sociais”. In: CARDOSO, Fernando Henrique e IANNI, Octavio. (orgs.) Homem e sociedade. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1984, pp. 56-9

    Exercício 2 (em grupo; em classe)

    Tema: A dimensão social da ação individual: mapeando uma situação de interação

  • AULAS 5 e 6 - TEORIZANDO A TRANSFORMAÇÃO DA ORDEM SOCIAL

    As aulas 5 e 6  se destinam a rever alguns autores significativos para a Sociologia que se dedicaram a teorizar a permanente e cotidiana transformação a que está sujeita a ordem social. Nessas duas aulas, vamos destacar  outras ferramentas conceituais que nos permitem entender a natureza transformadora da ação individual . Na aula 5 voltaremos a atenção para os conceitos (ou para novas acepções de conceitos como) ator, situação, interpretação, self, construção da ação. Na aula 6 o foco se dirigirá para as noções de estrutura, disposições e práticas.

    Sugiro que a leitura dos textos seja feita depois da introdução expositiva que terá lugar na aula 5.

    Aula 5 – 16.09.2014

    2.2 – Teorizando a transformação da ordem social: ator, situação, interpretação, self, construção da ação

    BLUMER, Herbert. “A sociedade concebida como uma interação simbólica”. In: In: BIRNBAUM, Pierre e CHAZEL, François (orgs.), Teoria Sociológica. São Paulo: Ed. HUCITEC e EDUSP, 1977,pp. 36-40.

    GOFFMAN, Erving. “A apresentação de si mesmo na vida quotidiana”. In In: BIRNBAUM, Pierre e CHAZEL, François (orgs.), Teoria Sociológica. São Paulo: Ed. HUCITEC e EDUSP, 1977, pp. 40-8.

    HOMANS, George. “Relações sociais, quase-equilíbrio e conformidade”. In: BIRNBAUM, Pierre e CHAZEL, François (orgs.), Teoria Sociológica. São Paulo: Ed. HUCITEC e EDUSP, 1977, pp. 48-55.

    Leitura (apenas) complementar:

    (Se imaginarmos que os processos de institucionalização de comportamentos dos atores na vida social pode se fazer de maneira concorrencial, como entender que as sociedades persistam integradas?)

    BERGER, Peter e LUCKMANN, Thomas. “A construção social da realidade e o controle social”. In: BIRNBAUM, Pierre e CHAZEL, François (orgs.), Teoria Sociológica. São Paulo: Ed. HUCITEC e EDUSP, 1977, pp. 56-60.

     

    Aula 6 – 23.09.2014

    2.3 – Teorizando o enlace entre a reprodução e a transformação da ordem social: estrutura, disposições e práticas

    WACQUANT, Loïc. « Notas para esclarecer a noção de habitus ». Revista Brasileira de Sociologia das Emoções. 6(16) : 5-11

                                                                                                                                          Leitura complementar:

    LAHIRE, Bernard. Homem plural. Os determinantes da ação, Petrópolis: Vozes, Coleção « Ciências Sociais da Educação », 2002, pp. 46 a 48 ( "Presença do passado, presente da ação")

  • AULA 7 - PROVA (dia 30.09.2014)

    A prova será rigorosamente Individual no modo de formular e exprimir os argumentos, mas com direito a consultar todos os autores que tenhamos lido até aqui, e mais todos aqueles que lhes apeteçam e que sejam pertinentes aos temas abordados na disciplina.

  • AULA 8 - O CORPO PARA AS TEORIAS CLÁSSICAS DA SOCIOLOGIA (TEMA 3.1) e CORPO ESTIGMA E IDENTIDADE (TEMA 3.2)

    Aula 8 – 07.10.2014

    Vencida a primeira parte do nosso programa, e criado um lastro conceitual comum, com esta aula 8 iniciaremos a segunda parte do programa da disciplina.

    Nesta Parte II nossa atenção estará voltada para o tema da construção social do corpo.

    Nela procuraremos flagrar os conceitos e o modo de refletir praticado na Sociologia em particular, e nas Ciências Sociais de maneira mais geral, privilegiando, através do foco no tema da construção social do corpo, a interface entre indivíduo, cultura e sociedade.

    Nesta e nas aulas subsequentes (8 a 13), a participação dos alunos será cada vez mais ativa.  Em cada aula, dois grupos se mobilizarão, trazendo, para debate, questões relevantes que destacaram, seja da leitura obrigatória, seja da leitura de aprofundamento.

    Espera-se que as leituras que serão feitas ao longo da Parte II possam apoiar os grupos no preparo do trabalho final.

    A primeira aula da Parte II terá um formato ligeiramente diferente das aulas subsequentes; um formato de transição, composto por: uma introdução expositiva, feita pela professora, abordando o tema 3.1 e um debate animado por dois grupos, abordando o tema 3.2.

             

                    3.1 – O corpo para as teorias clássicas da Sociologia. Uma introdução expositiva ao tema

    Na primeira parte da aula 8, uma exposição da professora tratará do tema das teorias clássicas da Sociologia, vistas agora em seu silêncio no que concerne ao tema do corpo e da corporeidade.

    Eis os textos indicados, que estão disponíveis em nosso ambiente Moodle:

    Leitura obrigatória comum:

    BRETON, David. A sociologia do Corpo. Petrópolis: Vozes, 2007, “Introdução” (pp. 7-13) e cap. I – “Corpo e Sociologia: etapas” (pp. 15-23).

    Leitura de aprofundamento:

    BRETON, David. A sociologia do Corpo. Petrópolis: Vozes, 2007, Cap. II – “Sobre algumas ambigüidades” (pp. 24-31), cap. III – “Dados epistemológicos” (pp. 32-38) e cap. VII - “Estatuto da sociologia do corpo”(pp. 92-94).

                                                                                                               3.2  – Corpo, estigma e identidade

    Na segunda parte da aula 8 terá lugar o primeiro  dos cinco seminários temáticos.  Os Grupos 01 e 09 proporão questões para debate a partir da sua leitura e reflexão com respeito aos textos obrigatório e opcionais. A classe refletirá juntamente com o grupo, a partir da leitura do texto obrigatório.

    Lembro que os grupos devem me entregar, por escrito, o que apresentarão em classe nesse dia.

    Eis os textos indicados, que estão disponíveis em nosso ambiente Moodle:

    Leitura obrigatória comum:

    GOFFMAN, Erving. "Estigma e identidade social". In:  Estigma. Notas sobre a manipulação de uma identidade deteriorada.  LTC Editora. 4º Edição. Rio de Janeiro, 1981, pp. 5-37

    Leituras de aprofundamento:

    PUPPIN, Andrea Brandão. “Da atualidade de Goffman para a análise de casos de interação social: deficientes, educação e estigma”.Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v. 80, n. 195, maio-agosto de 1999, pp. 244-261.

    GUIMARÃES, Antonio Sergio A. “O insulto racial: as ofensas verbais registradas em queixas de discriminação”. Estudos Afro-Asiáticos, n. 38, dezembro de 2000.

  • AULA 9 - IMAGINÁRIOS SOCIAIS SOBRE O CORPO (Tema 3.3)

    Aula 9 – 14.10.2013

    3.3  – Imaginários sociais sobre o corpo

    Nesta aula, como nas demais aulas da Parte 2, o nosso trabalho se organizará em 2 movimentos:

     1. Inicialmente introduzirei expositivamente o tema, sublinhando o foco do interesse neste dia.

    2. Em seguida, os Grupos 02 e 03 proporão questões para debate a partir da sua leitura e reflexão com respeito aos textos obrigatório e opcionais. A classe refletirá juntamente com o grupo, a partir da leitura do texto obrigatório.

    Lembro que os grupos devem me entregar, por escrito, o que apresentarão em classe nesse dia.

    Eis os textos indicados, que estão disponíveis em nosso ambiente Moodle:

    Leitura obrigatória comum:

    BRETON, David. “Campos de pesquisa 2: imaginários sociais do corpo”.  In A sociologia do Corpo. Petrópolis: Vozes, 2007, cap. V, pp. 62-76.

    Leituras de aprofundamento:

    SCHPUN, Monica Raissa. Sedução e Exclusão. « Sedução e exclusão ». In : Mattar, Denise (org.). Traço, Humor e Cia. (Catalogo da exposição dedicada à historia da caricatura e da ilustração na imprensa brasileira), São Paulo, Museu de Arte Brasileira da FAAP, 2003, pp. 79-121.

    HEILBORN, Maria Luiza. Fronteiras simbólicas: gênero, corpo e sexualidade. In: Cadernos Cepia 5. Gênero, corpo e enfermagem. Rio de Janeiro: Cepia, 2002.

  • AULA 10 - ETIQUETA CORPORAL, GESTUALIDADE E REPRESENTAÇÕES

    Aula 10 – 21.10.2013

    3.4 – Etiqueta corporal, gestualidade e representações

    Nesta aula, como nas demais aulas da Parte 2, o nosso trabalho se organizará em 2 movimentos:

     1. Inicialmente introduzirei expositivamente o tema, sublinhando o foco do interesse neste dia.

    2. Em seguida, os Grupos 04 e 05 proporão questões para debate a partir da sua leitura e reflexão com respeito aos textos obrigatório e opcionais. A classe refletirá juntamente com o grupo, a partir da leitura do texto obrigatório.

    Lembro que os grupos devem me entregar, por escrito, o que apresentarão em classe nesse dia.

    Eis os textos indicados, que estão disponíveis em nosso ambiente Moodle:

    Leitura obrigatória comum:

    BRETON, David. “Campos de pesquisa 1: Lógicas sociais e culturais do corpo”.  In A sociologia do Corpo. Petrópolis: Vozes, 2007, cap. IV, pp. 39-61.

    Leituras de aprofundamento (para os grupos):

    FREITAS, Ricardo. “Corpo e Consumo: A Estética Carioca”, in N. Villaça, F. Góes & E. Kosovski (orgs), Que Corpo é Esse? Novas Perspectivas. Rio de Janeiro, Mauad, 1998, pp. 122-131.

    CASTRO, Ana Lúcia. Culto ao corpo e sociedade: mídia, cultura e estilos de vida. São Paulo: Annablume, 2003, cap. I  - “O mercado da beleza e da boa forma: a materialidade do culto ao corpo”(pp. 35-44) e Cap. II – “Mídia, sociedade e corporeidade” (pp. 45-64). 

  • AULA 11 - O CONTROLE POLÍTICO DO CORPO

    Aula 11 – 04.11.2013 

    3.5 – O controle político do corpo

    Nesta aula, como nas demais aulas da Parte 2, o nosso trabalho se organizará em 2 movimentos:

     1. Inicialmente introduzirei expositivamente o tema, sublinhando o foco do interesse neste dia.

    2. Em seguida, os Grupos 06 e 10 proporão questões para debate a partir da sua leitura e reflexão com respeito aos textos obrigatório e opcionais. A classe refletirá juntamente com o grupo, a partir da leitura do texto obrigatório.

    Lembro que os grupos devem me entregar, por escrito, o que apresentarão em classe nesse dia.

    Eis os textos indicados, que estão disponíveis em nosso ambiente Moodle:

    Leitura obrigatória comum:

    BRETON, David. “Campos de pesquisa 3: O corpo no espelho do social”.  In A sociologia do Corpo. Petrópolis: Vozes, 2007, cap. VI, pp. 77-91.

    Leituras de aprofundamento (para os grupos):

    FOUCAULT, Michel. Os Corpos Dóceis. In: Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1977, p. 125-152.

    FERREIRA, Jacqueline. O corpo sígnico. In: Alves, Paulo César; Minayo, Maria Cecília. Saúde e Doença. Um olhar antropológico. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 1998, pp. 10-111.

  • AULA 12 - O CORPO COMO OBJETO DA AÇÃO PROFISSIONAL

    Aula 12 – 11.11.2013

    3.6 – O corpo como objeto da ação profissional: cuidado

    Nesta aula, como nas demais aulas da Parte 2, o nosso trabalho se organizará em 2 movimentos:

     1. Inicialmente introduzirei expositivamente o tema, sublinhando o foco do interesse neste dia.

    2. Em seguida, os Grupos 07 e 08 proporão questões para debate a partir da sua leitura e reflexão com respeito aos textos obrigatório e opcionais. A classe refletirá juntamente com o grupo, a partir da leitura do texto obrigatório.

    Lembro que os grupos devem me entregar, por escrito, o que apresentarão em classe nesse dia.

    Eis os textos indicados, que estão disponíveis em nosso ambiente Moodle:

    Leitura obrigatória comum:

    ARANGO, Luz Gabriela. El trabajo de cuidado: serviumbre, profesion ó ingenieria emocional? In: Luz Gabriela ARANGO; Pascale MOLINIER (orgs.) El Trabajo y la Ética del Cuidado. Colombia: La Carreta Editores, pp. 91-109

    Leituras de aprofundamento:

    SOARES, Ângelo. As emoções do care. In: Helena Hirata e  Nadya Araujo Guimarães (orgs.) Cuidado e Cuidadoras. As várias faces do trabalho do care. S.P.: Atlas, 2012, pp. 44-60.

    HOCHSCHILD, Arlie. Nos bastidores do livre mercado local: babas e mães de aluguel. In: Helena Hirata e  Nadya Araujo Guimarães (orgs.) Cuidado e Cuidadoras. As várias faces do trabalho do care. S.P.: Atlas, 2012, pp. 185-2000.

  • AULA 13 - ENTREGA DA PROPOSTA DE TRABALHO EMPÍRICO (18.11.2014)

    A proposta de trabalho empírico deve ser enviada por internet, até o final do dia 18 de novembro,

    para o email da Prof. Nadya Araujo Guimarães: nadya@usp.br

    O trabalho será realizado em equipe. Sugere-se fortemente:

    a) que o trabalho empírico esteja compreendido no amplo tema em que o grupo apresentou o seu seminário; assim fazendo o grupo aproveitará o investimento de leitura já feito, tanto quanto a resenha escrita da literatura que preparou para entrega no dia do seminário

    b) que a equipe que apresentou o seminário seja a mesma a preparar a parte empírica do trabalho final

     

  • AULA 14 - BREVE APRESENTAÇÃO ORAL DA PROPOSTA DE TRABALHO - COMENTÁRIOS DA PROFESSORA (25.11.2014)

  • ENTRE 25.11 E 08.12 - ATIVIDADE EXTRA-CLASSE DEDICADA AO PREPARO DO TRABLAHO FINAL

    Durante este período os grupos estarão trabalhando (extra-classe) na finalização do levantamento do material empírico para seu trabalho final, bem como na redação do mesmo

  • AULA 15 - ENTREGA DO TRABALHO FINAL - 08.12.14

    O trabalho deve ter no máximo 10 páginas, exclusive bibliografia (espaço 2, letra Times new roman, corpo de letra 12).

    O trabalho deve ser entregue por internet, até o final do dia 08 de dezembro,

    para o email da Prof. Nadya Araujo Guimarães: nadya@usp.br

    Os resultados serão divulgados no dia 15 de dezembro.