Kursthemen
-
- Email da Disciplina: temasepratica2017@gmail.com
- Link para o Moodle da Disciplina TPRI de 2016: https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=2374
- Local das aulas: Sala E1-FEA
-
Atualizado em 04/11
-
Conteúdo, formato e critérios de avaliação
- Primeira entrega: 05 de outubro, por email (temasepratica2017@gmail.com).
- Segunda entrega: 03 de dezembro, via Moodle.
-
Ensaio 2 referente as aulas dos meses de outubro e novembro. Deve ser entregue até o dia 03/12 (domingo).
-
Clémence Janssens (FFLCH); Daniel Thomas Quandt (ECA); Fabio Augustin Rocha Lima (FEA); Fernanda Teles de Oliveira João (ECA); Gabriel Rezende Weichert (POLI); Luca Artiolli de Marco Mauro (POLI), Ludivine Cozette (IRI) e Tulio Bigeco Vieitez de Almeida (POLI).
-
Fernanda Teles de Oliveira João (ECA); Luca Artiolli de Marco Mauro (POLI); Ludivine Cozette (IRI); Renê Naimeg da Mata (IRI); Yuri Gonçalves Hidd Vasconcellos (FD).
-
Seleção dos melhores ensaios do primeiro bimestre da disciplina em 2016.
-
Presenças e notas do primeiro ensaio - atualizado em 28/11.
Obs: Pedidos de revisão de nota devem ser formalizados para o email da disciplina junto com os argumentos.
-
Leitura obrigatória aos alunos
-
Links para os questionários abaixo.
Importante: há dois links diferentes dependendo do "status" do aluno na disciplina - inscrito ou requerente.
-
Questionário a ser respondido até 04/08, às 19h00.
-
Questionário a ser respondido até 04/08, às 19h00.
-
-
-
Leitura obrigatória para a aula
-
Questionário a ser respondido impreterivelmente até as 19h00 do dia 11/08 (sexta-feira).
-
-
-
Assista o vídeo: How Science is Transforming the World: a 2030 Perspective (3.30 to 1.16.00)_Patrick Aebischer – EPFL
E responda a pergunta: Como a evolução da ciência e as rupturas tecnológicas determinam a construção do futuro?
-
Questionário a ser respondido até 18/08, impreterivelmente até às 19h00.
-
-
Contribuição apresentada pelo Brasil às Nações Unidas (“iNDC”) em setembro de 2015, para o acordo sobre mudança do clima, que seria adotado na Conferência de Paris (COP-21) em dezembro de 2015.
-
A ser respondido até as 19h00 do dia 25/08.
-
Respostas selecionadas:
Carolline Silva Soier (FD); Lidia Alice Rodrigues Viana e Silva (FFLCH) e Victoria Colonnese Piffer (FEA). -
COP 23: China vs Estados Unidos
-
-
Materiais de leitura para a aula (indicados pela palestrante):
-
O questionário deve ser respondido impreterivelmente até o dia 01/09, sexta-feira, às 19h00.
-
Respostas selecionadas: Daniel Quandt (ECA), Lucas Mancilha ( FFLCH) e Luiza Piazza ( IRI)
-
Parte do Projeto "Empoderando Refugiadas" (mencionado pela palestrante) que é coordenado pela Rede Brasil do Pacto Global e realizado em conjunto com o ACNUR e a ONU Mulheres.
-
-
Link com informações para leitura prévia a aula (indicado pelo palestrante)
-
Sugestão de leitura (facultativo)
-
Questionário a ser respondido até às 21h00 do dia 15/09. O horário foi expandido em 2 horas excepcionalmente porque o sistema Moodle ficará fora do ar entre 12h00 e 14h00 do dia 15/09.
-
Respostas selecionadas:
Carolina Abiricha Montesi (POLI), Diego Henrique Valenzuela Ortega (IRI) e Fernanda Giacomassi (ECA)
-
-
Leituras indicadas pela palestrante
-
Texto de Marília Bonas
-
Questionário deve ser respondido impreterivelmente até às 19h00, do dia 22/09 (sexta-feira).
-
Respostas selecionadas: Marina de Campos Ferreira (FEA), Gustavo Hwu Lee ( Poli) e Leticia Soares Gonçalves (IRI)
-
Indicação do Prof. Iraci Costa, da FEA-USP. http://usp-br.academ
ia.edu/IraciCosta Organização do site é de Rosane Siqueira Teixeira. Seu endereço e-mail é: rosane.steixeira@gmail.com
-
-
Leituras prévias a aula:
-
Capítulo 1 - Um Brasileiro na História do Mundo, de autoria de Jacques Marcovitch, do livro Sérgio Vieira de Mello – Pensamento e Memória.
São Paulo: Edusp/Ed. Saraiva, 2004.
Livro disponível na Biblioteca da FEA e na EDUSP.
-
Recomenda-se conhecer os diferentes materiais disponíveis, em especial, os artigos.
Entre eles sugere-se a leitura de "10 lições do Timor": https://www.usp.br/svm/textos/
t-timor-01.php -
Aos que tem interesse no tema da Construção da Paz sugere-se visitar o portal “Geneva Peace Talks” cuja ultima edição foi realizada em 21 de setembro de 2017
-
Na aula de 28.09 será apresentado o documentário "A Caminho de Bagdá", de Simone Duarte, com duração de 58 minutos, em inglês legendado em português.
-
- Capítulo 4 – A ONU e a Consciência do Mundo diante do Possível de autoria de Carlos Eduardo Lins da Silva, no livro Sérgio Vieira de Mello – Pensamento e Memória. São Paulo: Edusp/Ed. Saraiva, 2004.
Livro disponível na Biblioteca da FEA e na EDUSP
-
Uma biografia de Sergio Vieira de Mello de Samantha Power
Editora: Companhia das Letras, 2008
-
Questionário a ser respondido impreterivelmente até às 19h00, do dia 29/09 (sexta-feira).
-
Relatório escrito por Boutros Boutros-Ghali, então Secretário-Geral das Nações Unidas (1992).
Sugestão de leitura indicada pelo Professor Pedro Dallari durante a aula do dia 28/09.
-
Brahimi Report, elaborado na ONU em 2000, a pedido do secretário geral Kofi Annan, por grupo de trabalho coordenado pelo ex-ministro de relações exteriores da Argélia Lakhdar Brahimi. No documento, é feita uma revisão da sistemática das operações de paz, com vista ao seu aprimoramento
-
-
-
Questionário a ser respondido impreterivelmente até às 19h00 do dia 06/10, sexta-feira.
O material de referência será disponibilizado em breve pelas palestrantes.
-
Apresentação com slides focados na metodologia de "ratings" , na análise do risco Brasil e do " Green Evaluation" (slides 1 a 20)
No mesmo arquivo, constam slides relativos a avaliação de empresas, de setores da economia e de projetos (slides 21 a 36) -
Relatório sobre os fundamentos e a análise dos "ratings" do Brasil divulgados em 15 de agosto de 2017
-
Dados dos ratings do Equador (em resposta à duvida realizada pelo colega durante a palestra).
-
-
Leituras indicadas pelo palestrante:
- Lins da Silva, Carlos Eduardo. "Morte e vida da imprensa". In Revista de Jornalismo ESPM (nº 19, Jan/Jun 2017): 36-38
- Renner, Nausicaa. "Mentiras deixam rastros". In Revista de Jornalismo ESPM (nº 19, Jan/Jun 2017): 52-54
- Sá, Nelson de. "Antes tarde do que nunca". In Revista de Jornalismo ESPM (nº 19, Jan/Jun 2017): 38-41
- Schudson, Michael. "Como saber se uma notícia é falsa". In Revista de Jornalismo ESPM (nº 19, Jan/Jun 2017):12-14
- Sekles, Flavia. "Uma questão de confiança". In Revista de Jornalismo ESPM (nº 19, Jan/Jun 2017): 46-49
- Stephens-Davidowitz, Seth. Everybody Lies: Biga Data, New Data, and What the Internet Can Tell US About Who We Really Are. New York: HarperCollins Publichsers, 2017
-
Questionário a ser respondido até às 19h00 do dia 20/10.
-
-
Questionário a ser respondido até às 19h00 do dia 27/10 (sexta-feira).
-
-
-
Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades
-
Questionário deve ser respondido até às 19h00 do dia 10/11.
-
-
-
H.E. Mr. Miroslav Lajčák, the President of the General Assembly of the United Nations announced that he has formed a new Team of External Advisors.
-
Carlos Lopes, University of Cape Town professor and member of the Global Commission on the Economy and Climate, explains how the continent can avoid the polluting stage of industrialisation, and go straight to low carbon prosperity.
-
Questionário deve ser respondido até às 19h00 do dia 17/11.
-
-
-
-
Questionário deve ser respondido até às 19h00 do dia 24/11.
-
-
Durante a disciplina TPRI 2017 foram abordadas tendências mundiais e debatidos riscos globais relativos aos temas abaixo.
No link do questionário abaixo, escolha um dos temas e responda a pergunta correspondente em até sete linhas. Com base nos respostas recebidas serão constituídos grupos de discussão para a aula de 30 de novembro.
1. Clima: Como agir para reduzir os riscos ambientais?
2. Migrações: Como agir para promover a inserção de imigrantes no Brasil ?
3. Promoção da paz: Como agir para promover a paz?
4. Riscos financeiros: Como agir para prevenir e mitigar os riscos financeiros?
5. Mídias sociais: Como agir para promover a democracia e a justiça?
6. Desafios humanitários: Como agir para prevenir e promover a ajuda humanitária?
7. Riscos de saúde: Como agir para mitigar os riscos de saúde ?
8. Governança global: Como agir para promover a governança global?
9. Segurança digital: Como agir para aprimorar a segurança digital?
10. Competências: Como se preparar para a construção do futuro?
Para responder a pergunta escolhida sugere-se revisitar os conteúdos apresentados em aula,
as fontes complementares que constam no Moodle e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
-
Questionário deve ser respondido até 4ª feira, 29 de novembro às 19h00.
-
Questionário deve ser respondido até às 20h00 do dia 01/12.
-