Programação
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A presente disciplina tem como objetivo analisar a Política Externa Brasileira desde distintas perspectivas teóricas desenvolvidas nas relações internacionais, com especial ênfase às contribuições da análise de política externa (foreign policy analysis). A partir do diálogo entre as dimensões internacional e doméstica, é esperado que ao final do curso os alunos sejam capazes de analisar o comportamento do Brasil no âmbito internacional em distintos momentos históricos a partir de instrumentos teórico/metodológicos presentes na literatura de relações internacionais. Do ponto de vista cronológico, abordaremos eventos relevantes da Operação Pan-Americana (1955-1960) e a Política Externa Independente (1961-1963) aos dias atuais, mobilizando os principais marcos conceituais presentes na literatura especializada.
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Prezados(as),
O principal canal de comunicação do curso será o presente fórum que servirá para avisos, dúvidas e outras questões de interesse para a disciplina. A participação de todos é muito bem-vinda. -
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Nesta pasta podem ser encontrados textos e material diverso sobre política externa brasileira e análise de política externa para consulta e leitura livre dos alunos da disciplina.
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Introdução: Apresentação do Programa e as Linhas Gerais da Política Externa Brasileira (PEB) - 07/03/2017
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Prezados(as),
A presente tarefa, para ser elaborada em grupos de 3 pessoas, consiste em identificar componentes sistêmicos e domésticos no comportamento internacional do Brasil pré Juscelino Kubitschek (1955-1960). A ideia central é apontar os elementos domésticos e sistêmicos no momento de alguma importante decisão da política externa brasileira, do Império ao II governo Vargas.
A seguir algumas sugestões de temas:
1. Guerra Cisplatina
2. Guerra da Tríplice Aliança
3. Questão Christie
4. Tarifa Alves Branco
5. Posição brasileira na I Guerra Mundial
6. Estabelecimento das Fronteiras no Período Rio Branco
7.O Brasil e a Liga das Nações
8. A participação do Brasil na II Guerra Mundial
9. O Brasil e a criação da ONU
10. Oswaldo Aranha, Raúl Fernandes, Dutra e o alinhamento automático
O exercício deve conter no máximo duas páginas e deve ser entregue até 31/03/2017 pelo Moodle. A avaliação é feita tradicionalmente com notas que variam de 0 a 10. Na avaliação será levado em conta: a pesquisa histórica (empiria e fontes) e a análise da decisão brasileira em função de variáveis sistêmicas e domésticas demonstrando a possível relação com o comportamento do país. Aqui o central é criar hipóteses críveis sobre o comportamento do país em função desses dois relevantes conjuntos de variáveis explicativas.
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Prezados (as),
A presente tarefa consiste em um debate público sobre temas contemporâneos de política externa brasileira. Funcionará da seguinte forma:
1. Distribuição em grupos, os mesmos grupos da tarefa 1.
2. Serão listados 13 temas a serem sorteados na aula do dia 04/04/2017. Assim, os grupos terão tempo para se preparar para o debate que ocorrerá na aula do dia 25/04/2017. O sorteio funciona da seguinte forma: sorteio do tema, seguido do sorteio dos grupos que irão debater a temática. Essa parte será realizada no dia 04/04. No dia 25/04 será sorteado apenas se o grupo será favorável ou contrário.
3. Cada grupo terá 3 minutos para expor seus argumentos, com 2 minutos de réplica e 2 minutos de tréplica.
4. Os temas serão os seguintes:
a) Postura brasileira frente a nacionalização do gás na Bolívia
b) Suspensão do Paraguai do MERCOSUL por conta da deposição de Lugo
c) Entrada da Venezuela no MERCOSUL
d) Decisão do governo brasileiro aceitar a proposta de EUA e UE nas negociações de Doha em 2008 - OMC
e) Envio de tropas ao Haiti
f) Reconhecimento do Estado Palestino nas fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias (1967)
g) Acordo Nuclear Irã, Brasil e Turquia
h) Suspensão temporária dos direitos inerentes da Venezuela no MERCOSUL (12/2016)
i) Abstenção brasileira na ONU em votações de resoluções sobre a violação de direitos humanos na Síria e no Irã (2015)
j) Assinatura do Tratado sobre Comércio de Armas (03/06/2013)
k) Criação do Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS
L) Compra dos caças Gripen da Suécia
m) Decisão de conceder abrigo ao ex-presidente de Honduras, Manuel Zelaya, em embaixada brasileira (2009)
Para resumir:
04/04/2017 - sorteio dos temas e grupos que farão o debate
25/04/2017 - ocorrência do debate na segunda parte da aula com sorteio de uma posição: favorável ou contrário
A Atividade será avaliada com nota de 0 a 10, onde os aspectos formais da apresentação oral e substantivos da qualidade da argumentação serão considerados.
Qualquer dúvida estou à disposição.
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Documentário para subsídio de debate.
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Aula 7. Realinhamento automático, geopolítica e os projetos militares de inserção internacional - 02/05/2017
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Prezados(as),
Na presente tarefa 3, os mesmos grupos das demais tarefas deverão escrever, em uma página no máximo, uma nota de imprensa para o Itamaraty justificando a posição brasileira em um dos seguintes pontos:
1. Rompimento de Relações Diplomáticas com Cuba (1964)
2. Envio de Tropas a República Dominicana (1965)
3. Não assinatura do TNP (durante o governo Médici)
4. Posicionamento Brasileiro na Conferência de Estocolomo (1972)
5. Reconhecimento da OLP (1974)
6. Reconhecimento do governo do MPLA em Angola (1976)
7. Denúncia ao Acordo de Assistência Militar com os EUA (1976)
8. Neutralidade na Guerra das Malvinas (1982)
9. Acordo de Cooperação para o Desenvolvimento e Aplicação de Usos Pacíficos da Energia Nuclear (1980)
O grupo poderá escolher qualquer um destes temas listados. É importante na nota de imprensa seguir as diretrizes usuais, tanto formais quanto substantivas, da chancelaria brasileira. Como sugestão, deixo link para notas recentes do Itamaraty sobre assuntos diversos apenas para guiar a estrutura e forma do texto: http://www.itamaraty.gov.br/index.php?option=com_content&view=category&id=42&Itemid=280&lang=pt-BR.
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Prezados(as),
No jornal "A Folha de São Paulo" há uma seção de opiniões onde está presente a série "Tendência e Debates". É possível enviar artigo de opinião sobre variados temas na versão online do jornal. Como sou assinante do jornal, tenho acesso ao envio. Assim, a proposta desta tarefa é escrever um artigo para esta seção da Folha de São Paulo sobre um tema contemporâneo da Política Externa Brasileira: Apoio ou Rechaço a posição oficial brasileira em relação à crise venezuelana e apoio ou rechaço ao ingresso do Brasil na OCDE.
Esta seção é conformada com uma opinião favorável e outra contrária, voluntariamente escolhida.
Assim, o texto que deve ser escrito pelo grupo, favorável ou contrário à postura brasileira atual em relação à Venezuela, deve possuir o tamanho característico desta seção do jornal online (algo em torno de 500 palavras, podendo ser um pouquinho mais). Peço também que leiam algumas opiniões para poder inspirar a estrutura do texto, que deve ser escolhida pelos integrantes do grupo.
Feita a opinião, por intermédio do moodle, vou solicitar que vocês elejam o melhor artigo contrário e o melhor artigo favorável. Enviaremos os dois artigos com os nomes dos autores à Folha para saber se eles publicam. É possível que haja alguma restrição e apenas um artigo seja enviado, veremos adiante, mas de qualquer forma vale aquele que foi melhor avaliado. Faremos uma revisão final e enviamos.
Independente da avaliação dos colegas, eu farei uma avaliação da cada artigo de opinião e a nota para fins de avaliação da disciplina será essa que eu fiz, não sendo atrelada à escolha dos colega.
Qualquer dúvida estou à disposição,
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Prezados(as),
O ensaio final, avaliação individual, deve ser enviado via moodle até dia 04/07/2017. O esperado é algo em torno de 1300 palavras, podendo ser um pouco mais. Lembrando a possibilidade de publicação no boletim mundorama e, com a publicação, obtenção da nota máxima.
Estou a disposição para eventuais dúvidas e orientação sobre o trabalho. No dia 27/06/2017 a aula será inteiramente disponibilizada para orientação dos trabalhos.
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