• Plantões da Cirurgia (Unidade de Emergência) e SAMU

    Unidade de Emergência

    O estágio da cirurgia constitui de plantões na Unidade de Emergência, sendo dois alunos escalados por plantão, conforme escala em anexo. Os alunos deverão estar presentes nas duas visitas, no começo e no final do plantão, e não estão dispensados das atividades teóricas e simulações.

     

    SAMU

    Os objetivos deste plantão são: conhecer o sistema de regulação médica de pacientes dentro do município de Ribeirão Preto, participação do atendimento pré-hospitalar através da ambulância avançada, identificação dos fluxos de pacientes dentro do sistema único de saúde (SUS).

    Estes plantões ocorreram no período das 13:00 às 19:00 hs, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, destacando-se a importância da pontualidade nos mesmos. Durante a semana, um aluno que esta de estágio na pediatria será deslocado para este plantão.

    Ao chegar à unidade do SAMU localizada na UPA da Avenida Treze de Maio, o aluno deverá se apresentar à equipe de plantão no local. Os alunos deverão usar roupas confortáveis, preferencialmente calça, camiseta, tênis, sendo obrigatório o uso de jaleco e crachá de identificação. Os alunos deverão acompanhar todas as atividades de campo da ambulância avançada (USA). Quando a USA não estiver em chamados, os alunos deverão acompanhar as atividades da regulação primária dentro da unidade, ou seja, ficarão ao lado do médico regulador para acompanhar todo processo de regulação.

    Será enviada para o email samu@saude.pmrp.com.br uma escala a cada seis semanas com os nomes dos alunos que participarão destes plantões. Os alunos levarão uma lista de presença que deverá ser assinada por profissional do SAMU para confirmação de sua presença no plantão. A temática de regulação médica e atendimento pré-hospitalar farão parte de umas das questões da avaliação teórica no final da disciplina.