Programação

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    O PoliAberta é uma iniciativa da Poli voltada ao aprimoramento do ensino.

  • O Ensino Híbrido e o uso de Vídeos

  • Exemplos de vídeos produzidos com apoio do PoliAberta

    • O Prof. Dr. Airton Deppman, do IFUSP, introduz nesta vídeo-aula o conceito de derivada como uma taxa de variação a partir da visualização geométrica da mesma, concluindo com a compreensão da definição matemática, como Limite .

    • O Prof. Dr. Claudio Possani, professor do IME-USP, inicia o ensino nesta vídeo-aula de como efetuar na prática o cálculo de diversas funções, passando por regra da soma, multiplicação por constante, derivada do seno, regra do produto e regra do quociente.

    • O vídeo se inicia com um exemplo do cálculo da derivada de uma função feita de um modo trabalhoso para então ser apresentada a fórmula e como aplicar a regra da cadeia, terminando por fim com a aplicação deste método na função inicial de maneira mais simples.

    • Após breve explicação sobre funcionamento do motor de Stirling, aplica-se a regra da cadeia em exemplo prático (ainda que idealizado para simplificação dos cálculos) com a equação de Clapeyron.

    • É realizada uma estimativa da área embaixo da função f(x) = x² através de retângulos por cima e por baixo, utilizando-se do conceito de limite para obter o valor exato da área. Então, introduz-se a notação de integrais de maneira consoante ao exemplo dado:

      Integral2

    • Os Profs. Drs. Vitor Nascimento e Ariana Serrano da POLI-USP, em conjunto com os alunos do projeto PoliAberta, iniciam o conceito de fasores, explicando porque usá-los e como eles podem tornar os exercícios mais fáceis, além de relembrar o uso de números complexos e mostrar a diferença entre estes dois conceitos.

    • Nesta aula o Prof. Dr. Eduardo Pellini da POLI-USP explica como utilizar Protoboards para realizar montagens de circuitos.

    • O Prof. Dr. Antonio Seabra da POLI-USP dá uma aula experimental de como utilizar o aparelho fazendo as ligações corretas e explicando suas funções, com foco no modo voltímetro e amperímetro. Dentre os conhecimentos transmitidos no video, temos a diferença entre os sinais CC e CA e como identificar os multímetros digitais e analógicos.

    • O Prof. Dr. Antonio Seabra da POLI-USP dá uma aula experimental de como utilizar o multímetro para medir grandezas alterandas (CA).

    • Após a descrição do comportamento de sinais elétricos alternados, o Prof. Dr. Eduardo Pellini da POLI-USP, por meio de um exemplo demonstra como gerar este tipo de sinal no FRDM-KL25Z e introduz a utilidade de um osciloscópio para a leitura de sinais em geral.

    • Após a descrição do comportamento de sinais elétricos alternados, o Prof. Dr. Eduardo Pellini da POLI-USP, dá sequência experimental ao circuito sugerido no vídeo anterior, demonstrando sua montagem e saída no osciloscópio.

    • O prof. Dr. Eduardo Lorenzetti Pellini, do departamento de PEA da POLI-USP, demonstra como fazer o uso de microcontroladores, como funciona a pinagem do FRDM-KL25Z, usado no curso, e seus sinais lógicos. Além disso, durante essa aula temos exemplos de programas e montagens que podem ser executados com o auxílio da mesma.

    • Continuando os estudos do microcontrolador, esta aula introduz a ideia das limitações técnicas dos dispositivos e como criar artificios para conectarmos componentes com especificações fora do permitido. Nela também haverá demonstração de circuitos externos que fazem uso de botões, amplificadores operacionais e transistores.

    • Esta aula introduz o conceito de interrupões nas ações do microcontrolador, que podem ser feitas a partir do código que será executado pela placa, com as funções wait e ticker, ou a partir de um circuito externo com botão.

    • Durante esta aula, procuramos demonstrar a representação de cada um destes sinais e suas diferenças, concluindo com a ideia de conversão analógica-digital e introduzindo algumas noções de sistemas digitais. Ao final do video o aluno também estará apto a escrever um código que gera sinais senoidais no microcontrolador.

  • Operacionalizando a criação de Painéis de Controle (Dashboards)

    As sugestões a seguir apresentam elementos de integração de atividades em um dashboard

    • Se for criar o painel de controle do curso na forma de página html, como a pagina "Cronograma do Curso" acima, ela pode ser carregada no e-Disciplinas clicando-se em "Adicionar uma atividade ou recurso" abaixo. Na janela que aparece, optou-se por utilizar "Recursos>Arquivo". Talvez exista outra forma melhor de fazer isso.

      Vai aparecer uma janela para adicionar o recurso. 

      Coloque o nome "Cronograma do Curso de xxx" ou algo equivalente. Clique primeiro em "Expandir tudo" acima à direita.

      Coloque em "Conteudo" a página html do "cronograma do curso" e tambem cada uma das páginas de aula "PSIxxxx-Axx-px.html" que a pagina cronograma vai acessar. Note que o moodle aceita drag&drop dos arquivos de seu computador para dentro da area de "Conteudo". Note tambem que o arquivo que fica em negrito é aquele que vai abrir primeiro quando se clicar na Atividade. Se quiser mudar isso clique no arquivo que quiser que viro o principal e faça as seleções adequadas. Se nenhuma arquivo estiver em negrito escolha o que deve ficar.

      - Coloque uma descrição desta pagina (não esqueça de clicar em "Exibir descrição na página do curso" para isso) 

      - Em "Aparencia" recomenda-se selecionar "Exibir>Em uma janela popup" e clicar em "mostrar mais..." ajustando a largura e a altura da janela que para o "cronograma" tenho ajustado em 1065x900. Como as paginas "PSIxxxx-Axx-px.html" estão contidas dentro do mesmo arquivo, seguindo este procedimento não tem como forçar atraves do moodle que elas sejam janelas pop-up com determinado tamanho. Apesar disso usei esse procedimento para facilitar o armazenamento das paginas todas em um unico lugar. Talvez exista uma alternativa melhor dentro do proprio Moodle.

      Note que este exemplo inclui apenas as paginas de aula A01 inteira e parte da A02 e que se referem ao curso PSI3321. NÃO modifiquei os endereçamentos html na parte superior das paginas de aula. Assim, haverá alguma inconsistência ao se clicar nesses spots. Para modificá-los existem mais instruções neste "curso".

      Clicar em "Salvar e voltar ao curso" 

    • - O Template foi criado em word mas não se pode usar mais o word para editar esta pagina. Recomenda-se utilizar o notepad++ ou algo equivalente. O Template contem as linhas imutaveis para um determinado curso. O texto de cada pagina de aula é copiado e colado ao final desse arquivo e salvo com o nome da respectiva aula.

      - A planilha excel possui duas abas. A primeira, infos, é a que um usuario normal deve trabalhar pois tras as informações que devem ser passadas para "construir" a pagina de aula. A Aba "codigos" tem a parte de contrução dos codigos (ela é muito sensivel a questões de keyboard, etc., por isso quebra muito facilmente). A parte a ser copiada para o template encontra-se da circundada em pink, da linha 93 até o final, linha 994.

      - Há novas atualizações do Template e do excel, sendo a ultima versão de 2020, mas ainda está em teste.

    • O questionário é disparada de dentro do vídeo e aparece no instante 15 segundos. Esse disparo é criado no servidor de vídeo e não na página html (isso seria o ideal). Note que os links para outras páginas não estão atualizados.