Economia Internacional
Economia internacional
Objetivos
Tratar de questões de comércio internacional que envolvam questões relativas ao comércio de bens, serviços e fatores de produção internacionalmente.
Bibliografia fundamental
KRUGMAN, P. R.; OBSTFELD, M. International Economics: Theory and Policy 8ª ed. Boston: Addison-Wesley, 2009.
1) Tópicos
1.1) Comércio internacional: Um panorama
pretende analisar o desempenho recente das economias avançadas, a partir do exame da gestão da crise financeira pelos bancos centrais, com o intuito de normalizar os mercados financeiros
1.2) Produtividade do trabalho e vantagem comparativa: o modelo ricardiano
O modelo ricardiano foca nas vantagens comparativas (ou vantagens relativas) e é talvez o mais importante conceito de teoria de comércio internacional. Neste modelo, os países se especializam em bens ou serviços que produzem relativamente melhor.
1.3) O modelo-padrão do comércio
Tratando de um modelo que denominam “padrão”. Algumas considerações sobre o impacto de impostos e subsídios ao comércio também são aventados, embora a análise mais completa das barreiras comerciais e da Economia Política do Comércio Internacional sejam postergados.
1.4) Economia de escala, concorrência imperfeita e comércio internacional
Por causa das economias de escala, nenhum país pode produzir a gama total de produtos manufaturados por si próprio; desse modo, embora ambos os países possam produzir algumas manufaturas, eles produzirão coisas diferentes.
1.5) Movimentos internacionais de fatores
O movimento de bens e serviços não é a única forma de integração internacional. Outra forma de integração são os movimentos internacionais de fatores de produção (movimentos de fatores).
1.6) Instrumentos de política comercial
A política comercial se apresenta nos dias de hoje como instrumento importante para potencializar a inserção global do país. O Brasil está atualmente envolvido em várias frentes de negociações comerciais.
1.7) A política comercial nos países em desenvolvimento