Introdução à Macroeconomia
Introdução à macroeconomia
Objetivos:
Apresentar os principais conceitos necessários ao entendimento dos modelos macroeconômicos. Explicitar os modelos macroeconômicos simples, de forma a fundamentar o modelo da síntese neoclássica (IS-LM) para uma economia fechada, que será apresentado em Teoria Macroeconômica I.
Bibliografia Básica
Froyen, Richard T. “Macroeconomia”. Ed Saraiva, 1ª Edição, 2003.
Paulani, Leda e Braga, Márcio Bobik. "A Nova Contabilidade Social". 3ª Ed. Saraiva. 2007
1) Tópicos
1.1)Conceitos básicos (inflação, juros, câmbio, renda, desemprego, etc.)
"Estuda a determinação e o comportamento dos grandes agregados como PIB, consumo global, investimento global, exportação, inflação, desemprego, com o objetivo de delinear uma Política Econômica.”
1.2) Grandes questões da Macroeconomia
As grandes questões da macroeconomia. No curto prazo os formuladores de políticas econômicas enfrentam um conflito entre inflação e desemprego. Qual custo da inflação e como combater?
Material básico
1.3) O sistema monetário
Um sistema monetário é um conjunto de regras e instituições cujo objectivo é organizar a moeda em um determinado espaço monetário. Tradicionalmente, os sistemas monetários são a responsabilidade dos Estados, e são administrados como parte da política econômica nacional.
1.4) A Macroeconomia Clássica
A macroeconomia clássica, como toda a teoria econômica clássica, parte do pressuposto fundamental de que o mundo econômico é governado por leis naturais, as quais, se forem deixadas a funcionar livremente, produzirão sempre os melhores resultados possíveis
1.5) O Sistema Keynesiano
A escola keynesiana se fundamenta no princípio de que o ciclo econômico não é auto-regulado como pensam os neoclássicos, uma vez que é determinado pelo "espírito animal" (animal spirit no original em inglês) dos empresários.