Agenda do Curso

  • 14 de março

    O Prof. Paulo Masiero, coordenador do CCMC vai apresentar os cursos do programa.

  • 28 de março

    Aula magna proferida pelo Prof. Sergio Mascarenhas. Auditório Pau-Brasil.

  • 25 de abril

    Prezados alunos,

    segue a divulgação do Seminário de Computação do dia 25/04:

    Seminários de Computação (Pós-Graduação)
    "A nuvem do ICMC: infraestrutura e serviços de TI"

    Palestrante: Equipes STI
    Instituição: ICMC-USP

    Data: 25/04/2012
    Hora: 14:00
    Local: Sala 4005

    Público: alunos, docentes e demais interessados

    Resumo: Neste seminário, vamos descrever as inovações instaladas e em instalação no ICMC no sentido de prover plataformas de serviço e de acesso de qualidade. Em particular, vão ser descritos o sistema de hardware virtualizado, o sistema de autenticação e gerenciamento de identidade, o sistema de acesso sem-fio, o sistema de email, o sistema de backup e a estrutura do novo site. A sistemática de fornecimento de serviços (máquinas virtuais, memória e backup) aos laboratórios também será apresentada.

  • 2 de maio

    Investigando dados em espaços de muitas dimensões: Técnicas, Aplicações e 
    Oportunidades.
    Palestrante: Rosane Minghim ICMC - Laboratório VICG

    Muitas áreas de atuação profissional, desde as acadêmicas e empresariais, além de
    engenharias, todas as ciências, educação, saúde e artes, são levadas a abordar e resolver
    a necessidade de análise de dados que são, ao mesmo tempo, volumosos, amostrados
    com um número muito grande de variáveis, e complexos em mais de uma definição
    do termo. Em Ciência da Computação, o paradigma da computação intensiva na
    quantidade de dados tem sido, por muitos anos, uma preocupação constante, com
    resultados significativos produzidos por várias sub-áreas, como as de Mineração de
    Dados e Visualização. O grupo de Visualização, Imagens e Computação Gráfica do
    ICMC tem experiência de muitos anos em mapear dados multi-dimensionais em
    espaços visuais e em incorporar no processo vários aspectos de outras sub-áreas da
    computação, como os algoritmos de Mineração de Dados. A palestra apresentará os
    resultados dessas pesquisas, com foco no desenvolvimento futuro da área de mineração
    visual de dados, e na exemplificação de aplicações atuais e do papel que a Visualização
    de Informações tem e pode ter no aproveitamento de dados produzidos, coletados, e
    simulados em aplicações bastante diversas.
  • 16 de maio

    Prof. Gustavo Batista

    Título:
    Towards Automatic Classification of Flying Insects using Inexpensive Sensors

    Resumo:
    We are developing an inexpensive optical sensor that uses a
    laser beam to detect, count and ultimately classify flying insects
    from distance. Our objective is to use classification techniques
    to provide accurate real-time counts of disease vectors down
    to the species/sex level. This information can be used by public
    health workers, government and non-government organizations
    to plan the optimal intervention strategies in the face of limited
    resources.

  • 30 de maio

    Prof. Fabio Verdi

  • 13 de junho

    Cloud Computing: Rodrigo Albani de Campos (Dir. Produtos Uol Host)

    A computação em nuvem é um dos temas mais abordados e discutidos recentemente, ao ponto em que praticamente todo produto lançado no mercado invariavelmente carrega os termos “Cloud” ou “Nuvem”. Mas o que é realmente a computação em nuvem e no que esse conjunto de tecnologias se difere de tantas outras ditas revoluções alardeadas no passado? A palestra pretende explorar os motivos que levaram o mercado de tecnologia a procurar um novo modelo para a concepção, desenvolvimento, implantação e operação de sistemas. Os diferentes modos de consumir a computação em nuvem serão apresentados, assim como alguns desafios para o desenvolvimento de sistemas que possam explorar e aproveitar a totalidade dos recursos disponibilizados por essa nova realidade.

    http://www.uolhost.com.br/ciclodepalestras/cloud-computing.html


    Big Data: Marden Silveira Neubert (Dir. P&D e E-Commerce)

    A Internet nos permite alcançar um público sem precedentes e obter dados sobre ele de uma forma nunca antes imaginada. Porém, esses dados somente terão valor se puderem ser processados e analisados, produzindo conhecimento para seus detentores. Os grandes volumes de dados gerados por usuários têm se tornado um obstáculo, pois os paradigmas tradicionais de armazenamento e processamento não são mais adequados. Uma nova linha de modelos computacionais, algoritmos e componentes vem surgindo para atender esta necessidade. Esta palestra fala sobre os desafios encontrados no processamento de volumes massivos de dados, as soluções que vêm se tornando padrão na academia e na indústria e algumas aplicações para a extração de conhecimento e tomada de decisão.

    http://www.uolhost.com.br/ciclodepalestras/big-data.html

  • 27 de junho

    Flávio Oquendo, IRISA - Universidade Européia da Bretanha/UBS, França
    flavio.oquendo@univ-ubs.fr
    http://www-irisa.univ-ubs.fr/flavio.oquendo/


    Titulo: Sistemas intensivos em software: abordagem unificada para engenharia dirigida por arquitetura de software

    No decorrer das ultimas duas décadas a arquitetura de software nasceu e se consolidou como uma nova disciplina, focalizando inúmeras pesquisas assim como um desenvolvimento profissional destacado. No contexto do software, a arquitetura, do grego αρχή [arkhé] significando "principal" e τέχνη [tékhton] significando "construção", refere-se à construção principal ou organização fundamental do software em termos de seus componentes essenciais, das conexões entre estes componentes e destes com o ambiente onde o software opera, assim como aos princípios que regem sua construção inicial e sua evolução posterior.

    A arquitetura de software forma assim a espinha dorsal em torno da qual por um lado são concebidos e construídos softwares complexos e por outro lado que suporta a adaptação e a evolução destes softwares. A engenharia do software pode deste modo ser dirigida pela descrição de sua arquitetura, que fornece a abstração e os mecanismos para sua manipulação ao longo do ciclo de vida.

    De fato, uma abordagem rigorosa se concentrando na arquitetura do software é necessária para garantir as propriedades de sistemas intensivos em software, cada vez mais críticos e sujeitos a um desenvolvimento correto por composição como também ao imperativo de adaptá-los ou mesmo evoluí-los dinamicamente durante a execução.

    A noção emergente de “engenharia dirigida por arquitetura de software” (architecture-driven software engineering) se integra assim na corrente da engenharia dirigida por modelos, onde os modelos são arquiteturais e formais. Nesta visão, o objetivo é de suportar o desenvolvimento e a evolução de software fidedigno, garantindo além das funcionalidades, os atributos de qualidade do software.

    Neste paradigma, o modelo chave do sistema é o da arquitetura de software. Este modelo é objeto de análises e transformações arquitetônicas, estas mesmas modeladas, a fim de transformar o modelo abstrato (independente da plataforma de implementação), em modelos cada vez mais concretos (dependentes da plataforma de implementação). Modelos concretos, incluindo a especificação do comportamento, permitem a geração inicial da aplicação (architecture @ design time) assim como sua evolução posterior (architecture @ runtime). Diversos estilos arquiteturais são suportados, incluindo o de arquiteturas orientadas a serviços.

    Para enfrentar este desafio, desenvolvemos na Europa uma abordagem unificada e uma representação única da arquitetura de software, permitindo sua manipulação pervasiva entre o “tempo de design” e o “tempo de execução” de sistemas intensivos em software. Esta fornece capacidades de maleabilidade para se manipular as entidades arquiteturais, estaticamente, mas também dinamicamente, simultaneamente com a execução efetiva do sistema, em ligação causal com este. Linguagens, processos e ferramentas suportam esta nova abordagem paradigmática, assegurando a todo momento a corretude do sistema.

    Após uma introdução às noções subjacentes de arquitetura de software, esta palestra apresentará os conceitos, linguagens e ferramentas da engenharia dirigida por arquitetura de software através de seus princípios fundamentais e de um caso concreto ilustrando a aplicação deste paradigma para suportar a engenharia de sistemas intensivos em software, validada com aplicações realizadas em diferentes países, e.g. França, Itália, Grande Bretanha, China, e Suíça.

    Bio:

    Prof. Dr. Flávio Oquendo é Professor Titular de Computação na Universidade da Bretanha Sul, membro da Universidade Européia da Bretanha (72 mil alunos dos quais cerca de 3 mil doutorandos), França, onde dirige a pesquisa sobre Arquitetura de Software no IRISA, o Instituto de Pesquisa em Computação da Bretanha (600 membros, dos quais 250 pesquisadores com PhD, 200 doutorandos, 75 post-docs e 75 engenheiros de pesquisa).

    Engenheiro formado pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, São Paulo, Brasil, obteve Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Computação pela Universidade de Grenoble, França.

    Contando mais de 25 anos de experiência em pesquisa, primeiro exerceu como pesquisador no Centro Emeraude de P&D em Engenharia de Software criado pelas empresas BULL, THALES e AT&T em Paris, e em seguida como Professor Adjunto/Associado na Universidade de Grenoble. Nomeado Professor Titular pelo Presidente da Republica Francesa, exerceu na Universidade de Sabóia e atualmente exerce na Universidade da Bretanha, França.

    Implicado ativamente no Espaço Europeu de Pesquisa, participou de uma dezena de Projetos Europeus de Pesquisa assim como a varias Redes de Excelência ao longo dos sete Programas de P&D da Comissão Européia, tendo atuado como Diretor Científico Europeu por cerca de 10 anos neste contexto e participado do Comitê de Especificação de normas européias ECMA e internacionais ISO em Engenharia de Software.

    Publicou cerca de 150 artigos em periódicos e atos de conferências internacionais. Editou 5 números especiais de periódicos e tem, ao longo dos anos, sido revisor de mais de 20 periódicos internacionais. Orientou 20 teses de doutorado e dezenas de mestrado nos últimos 20 anos.

    Atuou como membro de mais de 100 comitês de programa de conferência internacionais, e.g. IEEE/ACM ICSE, ACM ESEC/FSE, presidiu 10 destes, dos quais os das conferências francesa, européia e internacional IEEE/IFIP em Arquitetura de Software. É presidente do comitê diretivo das conferências européias em Arquitetura de Software e membro dos comitês diretivos das conferências francesas e IEEE/IFIP da área. É igualmente Expert para a Comissão Européia, assim como para as Agencias de fomento a pesquisa da França, Bélgica, Holanda e Grande Bretanha.

    Seus interesses de pesquisa têm foco em Arquitetura de Software, notadamente na engenharia dirigida pela arquitetura de software baseada em abordagens formais, conciliando a solidez de uma fundação teórica para sistemas fidedignos às exigências de custo, usabilidade e escalabilidade na pratica.