Programação
-
Prezados(as) Estudantes,
Bem vindos (as) ao curso de Ecologia Evolutiva Humana - LGN 320 e 321.
Nesta primeira aulas vimos:
- cronograma do curso e atividades
- introdução à Ecologia Humana (EH) e
- revisão de conceitos e processos ecológicos básicos e de evolução.
Os três arquivos correspondentes encontram-se anexados a esta mensagem.
EMAIL PARA CONTATO COMIGO: silvia.maria@gmail.com
Um cordial abraço e um bom semestre a todos(as),
Silvia
-
Prezados(as) Estudantes,
Na aula de hoje trabalharemos na revisão de conceitos e processos ecológicos e evolutivos considerados no contexto dos seres humanos.
Usaremos o arquivo já disponibilizado na aula anterior (introduzi pequenas modificações que não alteram o cotenúdo em si e estou reenviando nesta mensagem) e um segundo arquivo de apoio.
Seguem os dois arquivos anexados.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezados (as),
Seguem os dois próximos arquivos com os quais trabalharemos em aula.
- Padrões gerais de evolução
- Paleologia
Cordiamente,
Silvia
-
Prezad@s,
Seguem anexados 3 arquivos de apoio ao estudo da evolução hominínea, tema desta aula.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezados (as) Estudantes,
Nesta aula assistiremos a um documentário sobre evolução hominínea e prosseguiremos com a matéria, aboradano a pré-história brasileira.
Segue arquivo de apoio anexado.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezados (as) estudantes,
Envio os arquivos de apoio da 6a aula:
- Teorias de Forrageamento.
- Ecologia Cultural.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezados (as) Estudantes,
Envio o arquivo de apoio de nossa 7a aula, sobre etnociências.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezados (as)
Nas aulas dessa semana vamos ainda trabalhar com o arquivo de etnociências, disponibilizado antes da Páscoa, na aula 07 e assistiremos a um documentário sobre populações tradicionais.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezados,
Nesta aula terminamos o conteúdo de etnociências, completamos o conteúdo sobre a metodologia de coleta de dados - slides 42 em diante, do arquivo agora anexado, sobre pesquisa qualitativa - não é necessário ler os slides anteriores desse arquivo, já comentamos em outro arquivo.
Também discutimos a prova - segue arquivo da prova anexado.
Esta deverá ser feita em casa, sozinho ou em duplas, com consulta. Deverá ser entregue dias 20 de maio para os estudantes que assistem aula na turma da noite e 21 de maio para a turma do dia. Como comentado em aula, não se trata de copiar slides ou copiar resenha dos documentários e filme que encontrem na internet. A proposta é analisar os filmes de acordo com o contexto da Ecologia Evolutiva Humana, conforme roteiro da prova.
Grande abraço,
Silvia
-
Prezad@s:
Segue anexado arquivo sobre a Sociobiologia Revista, tema desta aula - já matéria da 2a prova.
Também está anexado resumo expandido do livro:
O Gene Egoísta - Richar Dawkins - EDUSP (1976/1977).Nele encontramos toda a argumentação desenvolvida de acordo com a primeira versão da Sociobiologia. Portanto, para Dawkins (e Wilson, em 1975), "tudo que evoluiu por seleção natural é egoísta" - proposição superada na Sociobiologia Revista por Wilson (2010, 2012/2013).Tudo ainda está em discussão. Valores e crenças relacionados ao que está proposto na primeira versão da Sociobiologia (de 1975 - Wilson, 1976 - Dawkins) estão em nossa sociedade, permeiam argumentações científicas. A proposição atual de Wilson, de que há altruísmo legítimo na espécie humana, de que chegamos a ser o que somos pela pressão de seleção para cooperação representa uma revolução epistemológica muito importante e por isso detalhamos em aula essa segunda versão da Sociobiologia.Segue o presente resumo expandido para os que desejam conhecer melhor as proposição anteriores.Cordialmente,Silvia
-
Prezad@s:
Nesta aula concluímos a apresentação dos conteúdos da Sociobiologia Revista.
O material de apoio foi enviado na aula anterior.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes:
Segue o material de apoio desta aula: dois arquivos anexados.
- Interação genes-cultura sob o ponto de vista da antropologia
- Coevolução Genes-Cultura
Cordialmente,
Silvia
PS: segue o link do vídeo sobre celular (~4 min) que assistimos em aula:
-
Prezad@s Estudantes,
Na primeira parte desta aula estudamos as bases biológicas da epigenética.
Seguem anexados os arquivos:
- slides de apoio à aula
- artigo científico de Jablonka e Lamb (2008), referente ao conteúdo da palestra que Jablonka proferiu na Abertura de um Congresso Brasileiro de Genética, base dos slides apresentados em aula
- artigo científico sobre a associação entre meditação e expressão gênica/epigenética
e abaixo 2 links comentando esse artigo:
Link 1:Link 2:
Un estudio de la Universidad de Wisconsin-Madisonha (EE.UU.) ha mostrado indicios que los efectos de este estado de abstracción mental podrían ir más allá de la distensión muscular, al generar una alteración en la expresión de nuestros genes. Se trata del primer trabajo científico en abarcar esta temática.Na segunda parte da aula vimos o início do tema das interfaces da Ecologia Humana com outras disciplinas e áreas do conhecimento.Segue arquivo de apoio anexado - incluindo um arquivo de texto com maior detalhamento sobre Antropologia Ecológica, em complemento às imagens.Cordialmente,
-
Prezad@s Estudantes,
Na primeira parte desta aula continuamos o estudo de outras áreas/disciplinas em interface com a Ecologia Humana e na segunda parte, demos maior ênfase à interface com a Media Ecology/Ecologia das Tecnologias.
Seguem anexados os arquivos de apoio.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@os Estudantes:
Nesta aula pretendemos estudar a interface da Ecologia Humana com a Biologia Cultural, concluindo a parte teórica da disciplina e discutir a 2a prova escrita.
Seguem arquivos anexados.
Cordialmente,
Silvia