Topic outline
-
-
Leitura e resumo do texto:
CINTRA, A.M.M.; TÁLAMO, M.F.G.M; LARA, M L G; KOBASHI, N.Y. Apresentação Introdução COnhecimento, Informação e Linguagem In: ________Para entender as linguagens documentárias. São Paulo: Polis, 2002. p.19-31.
-
-
Atividade em classe: leitura do texto de Borges
BORGES, J.L. Funes, o memorioso. In: ___ Ficções. Porto Alegre: Ed. Globo, 1970. p.89-97.
Discussão em grupo, produção de texto tendo como referência, em especial, o trecho: "Pensar é esquecer diferenças, generalizar, abstrair”.
Que relação pode ser estabelecida entre tal afirmação e a linguagem documentária?
-
Leitura e resumo do texto abaixo para a aula seguinte:
TÁLAMO, M. F. G. M. Linguagem Documentária. São Paulo: APB - Associação Paulista de Bibliotecários, 1997. v. 1. 25 p. (1-12). Disponível em: https://bibliotextos.files.wordpress.com/2012/03/linguagem-documentc3a1ria.pdf
-
-
Atividade em classe (grupo): Discussão sobre a noção de 'arranjo' adotada pelos sistemas de classificação abaixo para a classe que contenha "Linguística” na CDU, no VOCUSP e no Thesauro da UNESCO. Consulte, também, o termo na Wikipedia em português e em inglês.
VOCUSP - Vocabulário Controlado do SIBIUSP
LINGUÍSTICA - Thesauro da UNESCO
LINGUISTICS - Wikipedia
LINGUISTICA - Wikipedia
Roteiro básico para comparação das propostas: identificação das entradas principais; comentário sobre a forma de estruturação (por exemplo: enumeração, organização hierárquica etc.); avaliação comparativa da cobertura do campo (completa, inompleta, muito genérica, com detalhamentos etc); facilidade para consulta e compreensão; outros comentários. Monte um quadro para a visualização das informações.
-
Fazer o fichamento do seguinte texto:
CINTRA, A.M.M.; TÁLAMO, M.F.G.M.; LARA, M.L.G.; KOBASHI, N.Y. Linguagens documentárias. In: ___. Para entender a linguagem documentária. São Paulo: Polis, 2002. p.33-47.
-
-
Atividade em classe: Identifique, no texto Linguagem documentária (TÁLAMO, 1997, e no texto CINTRA et al., 2002) contextos de uso do termo ‘linguagem documentária’.
-
Fichamento dos seguintes textos para 30/04:
LOPES, E. A estrutura linguística. In: _____ Fundamentos da linguística contemporânea. São Paulo : Cultrix, 1987. p.38-41.
LOPES, E. A estrutura elementar da significação. In: _____ Fundamentos da linguística contemporânea. São Paulo : Cultrix, 1987. P. 312-313.
-
-
Leitura e resumo do texto para a aula seguinte:
SAGER, (1993). Prólogo: la terminologia, ponte entre varios mundos. In: CABRÉ, M.T. (1993). La terminologia: teoría, metodologia, aplicaciones. Barcelona : Ed. Antártida ; Empúries. p.11-17.
-
-
Realizar o fichamento do texto:
BARROS, L. A. (2004). Curso básico de terminologia. São Paulo: EDUSP p.25-96
-
-
Atividade em classe: Selecione, no texto abaixo, 10 termos do vocabulário conceitual e 10 palavras do vocabulário funcional.
GIRALDI, A. ; ZORZETTO, R. Antes da hora. Revista Fapesp, n.228, fev. 2015.
-
-
Roteiro do Trabalho Final
1. Definir uma área de domínio e buscar em base de dados artigos referentes a essa área (selecionar alguns termos já conhecidos para realizar a busca)
Por exemplo:
Área de domínio: Ciências agrárias
Termos selecionados para busca: Agricultura/Pedologia/Fitotecnia/Solos/Produção vegetal
2. Selecionar 10 artigos como corpus de onde serão coletados termos os quais devem ser organizados em um sistema de conceitos è Terminologia
3. Preencher uma ficha terminológica para cada termo conforme modelo que se encontra no moddle
4. Elaborar a definição de cada termo, a partir, das definições encontradas nos próprios textos ou se necessário, pesquisada em dicionários, glossários da área de domínio escolhida.
5. A partir da definição estabelecer as relações entre os termos (Gênero/Espécie; Todo/Parte ; Associativas e de Equivalência
6. Organizar os termos em ordem hierárquica e também em ordem alfabética
7. O trabalho deve trazer as fichas terminológicas e as referências dos textos