Programação

  • AULA 1 - 17 FEVEREIRO

    - Apresentação dos objetivos, programa, e modo de funcionamento da disciplina

  • AULA 2 - 24 FEVEREIRO

    - Avaliação do Texto 1: "Texto didático". Discussão do tema abordado no texto.

    - Apresentação de slides: “Modificações ambientais e impactos”

    - Atividade orientada: Distribuição e explicação dos Estudos de Caso

  • Aula 3 - 10 março

    - Avaliação do Texto 2: "Sustentabilidade". Discussão do tema abordado no texto.

    - Vídeo 1: "Oceanos". Discussão e atividade aplicada no tema abordado no vídeo.

  • Aula 4 - 17 março

    - Apresentação de slides: “Modificações ambientais e impactos”

    - Orientação dos trabalhos da disciplina ("Plano de trabalho") 

  • Aula 5 - 24 março

    - Avaliação do Texto 3: "Metodologia GEO".

    - Apresentação de slides: Metodologia GEO - Caso de estudo: Município de São Paulo” 

  • Aula 6 - 31 março

    - Sustentabilidade - estudo de caso aplicado ao contexto da USP

  • Aula 7 - 7 abril

    - Planej. "Monitoramento da cultura de sustentabilidade" (Prof. Robert Marans - UMich)

  • Aula 8 - 28 abril

    - Vídeo 2: "A Terra é o limite". Discussão do tema abordado no vídeo.

    - Orientação dos trabalhos da disciplina

  • Aula 9 - 5 maio

    - Orientação dos trabalhos da disciplina

  • Aula 10 - 12 maio

    - Treinamento para aplicação dos questionários de cultura de sustentabilidade.

  • Aula 11 - 19 maio

    - Atividade integrada - SEA

  • Aula 12 - 26 maio

    - Atividade orientada: Visita de campo - Município de Ribeirão Preto

  • Aula 13 - 2 junho

    - Entrega de relatório individual e discussão sobre aspectos da visita de campo

    - Orientação dos trabalhos da disciplina

  • Aula 14 - 9 junho

    - Seminário - Local: Sala de Video Conferência na Biblioteca Central Campus Área 1

    Seminário -  09/06 (segunda-feira)
    Ambientalmente social, socialmente ambiental

    As agendas de pesquisa atuais demandam, cada vez mais, a integração de especialistas de diferentes campos do conhecimento para compreender e analisar criticamente problemas complexos que requerem uma abordagem integrada e interdisciplinar. Estabelecidos como campos autônomos, as ciências sociais e as ciências ambientais têm sido chamadas a articularem suas perspectivas teóricas e metodológicas para investigar questões relacionadas ao ambiente, qualidade de vida e sustentabilidade. Os participantes deste seminário são convidados, assim, a refletirem sobre essas interfaces, suas possibilidades e desafios.
    Mesa 1: André Singer (USP) e Stephan Tomerius (University of Applied Sciences Trier), com mediação de Tadeu Malheiros (USP)
    Mesa 2: Renzo Taddei  (Unifesp) e Jean Pierre Ometo (INPE), com mediação de Lúcia da Costa Ferreira (Unicamp)

    Horário: 14 às 17h

  • Aula 15 - 16 junho

    - Apresentação dos trabalhos: Seminários dos Estudos de Caso

  • Aula 16 - 30 junho

    - Apresentação dos trabalhos: Seminários dos Estudos de Caso

  • Aula 17 - 7 julho

    - Avaliação: Prova escrita sobre os conteúdos abordados durante o semestre

  • Critério de avaliação

    A disciplina é avaliada por meio de trabalhos escritos, seminários e participação em aula na discussão dos estudos de caso. A frequência é obrigatória, nos termos da EESC/USP. Ao ingressar os estudantes deverão assinar uma lista e deverão repetir o procedimento após o recesso. Horários para assinatura da lista da disciplina: 14h20min– 14h30min (ref. horário de aula 14h20 – 15h35); 15h45 – 15h55 (ref. horário de aula 15h45 – 17h00)

    Para cálculo da nota final serão utilizados os seguintes pesos:

    15% - avaliação textos de leitura 1 a 3 (5% cada um)

    25% - atividade aplicada "monitoramento de cultura de sustentabilidade"

    40% - trabalho semestral (10% apresentação e 30% trabalho escrito)

    20% - Prova escrita 

  • Grupo 1: Transporte Urbano

    Luciana, Taiane e Natália

  • Grupo 2: Ciclovias

    Bruna, Giovanna e Monique

  • Grupo 3: Qualidade de vida - bairro

    Fernando, Gabriela e Priscilla

  • Grupo 4: Qualidade de vida - bairro

    Giovana, Giulia e Erik

  • Grupo 5: Qualidade de vida - bairro

    Lais, Letícia e Larissa Justo

  • Grupo 6: Áreas verdes - bairro

    Julia, Caio e Fabiane

  • Grupo 7: Áreas verdes - bairro

    Gabi, Gabriel, João

  • Grupo 8: Áreas verdes - bairro

    Bruno, Petry, Camille

  • Grupo 9: Resíduos Sólidos

    Marina Britto, Marina Camargo, Taissa Colucio

  • Grupo 10: Qualidade - Água - córregos e rios urbanos

    Lari, Thais e Natalia

  • Grupo 11: Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento sanitário

    Douglas, Guilherme e José Mateus

  • Grupo 12: Poluição atmosférica

    Pedro Hadba e Jonatas

  • Grupo 13: Ruído urbano

  • GRUPO 14 - Resíduos Sólidos

    Carolina - aplicação para Poços de Caldas