Programação
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- Apresentação dos objetivos, programa, e modo de funcionamento da disciplina
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- Avaliação do Texto 1: "Texto didático". Discussão do tema abordado no texto.
- Apresentação de slides: “Modificações ambientais e impactos”
- Atividade orientada: Distribuição e explicação dos Estudos de Caso
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- Avaliação do Texto 2: "Sustentabilidade". Discussão do tema abordado no texto.
- Vídeo 1: "Oceanos". Discussão e atividade aplicada no tema abordado no vídeo.
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- Apresentação de slides: “Modificações ambientais e impactos”
- Orientação dos trabalhos da disciplina ("Plano de trabalho")
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- Avaliação do Texto 3: "Metodologia GEO".
- Apresentação de slides: Metodologia GEO - Caso de estudo: Município de São Paulo”
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- Sustentabilidade - estudo de caso aplicado ao contexto da USP
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- Planej. "Monitoramento da cultura de sustentabilidade" (Prof. Robert Marans - UMich)
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- Vídeo 2: "A Terra é o limite". Discussão do tema abordado no vídeo.
- Orientação dos trabalhos da disciplina
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- Orientação dos trabalhos da disciplina
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- Treinamento para aplicação dos questionários de cultura de sustentabilidade.
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- Atividade integrada - SEA
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- Atividade orientada: Visita de campo - Município de Ribeirão Preto
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- Entrega de relatório individual e discussão sobre aspectos da visita de campo
- Orientação dos trabalhos da disciplina
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- Seminário - Local: Sala de Video Conferência na Biblioteca Central Campus Área 1
Seminário - 09/06 (segunda-feira)
Ambientalmente social, socialmente ambiental
As agendas de pesquisa atuais demandam, cada vez mais, a integração de especialistas de diferentes campos do conhecimento para compreender e analisar criticamente problemas complexos que requerem uma abordagem integrada e interdisciplinar. Estabelecidos como campos autônomos, as ciências sociais e as ciências ambientais têm sido chamadas a articularem suas perspectivas teóricas e metodológicas para investigar questões relacionadas ao ambiente, qualidade de vida e sustentabilidade. Os participantes deste seminário são convidados, assim, a refletirem sobre essas interfaces, suas possibilidades e desafios.
Mesa 1: André Singer (USP) e Stephan Tomerius (University of Applied Sciences Trier), com mediação de Tadeu Malheiros (USP)
Mesa 2: Renzo Taddei (Unifesp) e Jean Pierre Ometo (INPE), com mediação de Lúcia da Costa Ferreira (Unicamp)
Horário: 14 às 17h -
- Apresentação dos trabalhos: Seminários dos Estudos de Caso
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- Apresentação dos trabalhos: Seminários dos Estudos de Caso
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- Avaliação: Prova escrita sobre os conteúdos abordados durante o semestre
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A disciplina é avaliada por meio de trabalhos escritos, seminários e participação em aula na discussão dos estudos de caso. A frequência é obrigatória, nos termos da EESC/USP. Ao ingressar os estudantes deverão assinar uma lista e deverão repetir o procedimento após o recesso. Horários para assinatura da lista da disciplina: 14h20min– 14h30min (ref. horário de aula 14h20 – 15h35); 15h45 – 15h55 (ref. horário de aula 15h45 – 17h00)
Para cálculo da nota final serão utilizados os seguintes pesos:
15% - avaliação textos de leitura 1 a 3 (5% cada um)
25% - atividade aplicada "monitoramento de cultura de sustentabilidade"
40% - trabalho semestral (10% apresentação e 30% trabalho escrito)
20% - Prova escrita
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Luciana, Taiane e Natália
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Bruna, Giovanna e Monique
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Fernando, Gabriela e Priscilla
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Giovana, Giulia e Erik
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Lais, Letícia e Larissa Justo
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Julia, Caio e Fabiane
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Gabi, Gabriel, João
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Bruno, Petry, Camille
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Marina Britto, Marina Camargo, Taissa Colucio
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Lari, Thais e Natalia
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Douglas, Guilherme e José Mateus
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Pedro Hadba e Jonatas
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Carolina - aplicação para Poços de Caldas