Ajuda com Pesquisar cursos
Apresentar aos alunos do curso da Engenharia Civil os conceitos, critérios, especificações e procedimentos de monitoração de deslocamentos de estruturas com os equipamentos topográficos, geodésicos e equipamentos que se correlacionam com outras geotecnologias - o Sensoriamento Remoto -, como o Laser Scanner e o Radar Interferométrico.
Conhecer métodos e técnicas de mensuração, cartografia, geotecnologias e Geomática. Aplicar os métodos e as técnicas às construções civis e áreas urbanas e rurais.

Conceitos e instrumentos aplicados na Altimetria. Cálculo de volumes aplicados à terraplenagem em obras de engenharia (rodovias, plataformas etc). Conceitos de Modelagem Numérica de Terrenos - MNT. Introdução a softwares de Topografia. Introdução à Teoria dos Erros. Fotogrametria Digital. Medidores a laser. Sensores aéreos. Conceitos básicos de GNSS. Conceitos básicos de Sistemas de Informações Geográficas - SIG. Noções básicas de Sensoriamento Remoto - SR.

Complementar o aprendizado de Geomática I e Geomática II com aplicações voltadas para uso dos recursos de Sensoriamento Remoto e Sistema Informação Geográfica. Prover conhecimentos científicos, técnicos e práticos que lhes permita o uso consciente e responsável dos conceitos e técnicas de sensoriamento remoto orbital e processamento de imagens digitais. Colocar os alunos em contato com software de processamento de imagens e, em particular, com as técnicas de classificação em imagens digitais (supervisionadas, não supervisionadas e as baseadas em objetos

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP