Attività settimanale

  • FEM

    • Apresentação do programa da disciplina
    • Atribuição dos seminários
  • 28 febbraio - 6 marzo

    • Atribuição de seminários
    • Leitura das pp.3, 5, e 7-9
    • Maycon - Música na escola: uma experiência de (com) fiar (pp.11-13)
  • 7 marzo - 13 marzo

    • Caio - Panorama do ensino musical (pp.19-39)
    • Suellen: O que é psicologia social
    • Psicologia social (vídeos)
  • 14 marzo - 20 marzo

    • Não haverá aula (banca em São Paulo)
  • 21 marzo - 27 marzo

    • Gabriela - “Por que Música na Escola?”: algumas reflexões (pp.42-45)
    • Documentário sobre Vigostky (Marta Kohl): tomar notas e entregar ao final da apresentação do vídeo.
  • 28 marzo - 3 aprile

    • Mãe Solar (parte 1)
    • William - Música na escola: por que estudar música? (pp.46-48)

  • 4 aprile - 10 aprile

    • Mãe Solar (parte 2)
    • Josiane - Por que música na escola? (pp.49-51)
    • Leitura coletiva - Roda de conversa 1 (pp.54-63)
  • 11 aprile - 17 aprile

    • Roda de leitura (cont, p. 62)
    • Estudo de texto. Petraglia, pp.64-66 (FAVOR TRAZER O TEXTO IMPRESSO)

    1) Por que a educação musical deve ter seu foco numa musicalização geral?
    2) Que atividades compõem o processo de musicalização?
    3) O que podemos entender por impressão?
    4) Qual o papel que desempenha a audição neste processo?
    5) O que é este "processo de apropriação cultural/social da música a partir de uma referência
    externa" e o que ele permite?
    6) O que é "impulso musical natural", por que deve ser preservado, e como deve ser cultivado?
    7) De acordo com as considerações finais do autor, qual a relação que pode se estabelecer
    entre impressão e expressão?

  • 18 aprile - 24 aprile

    Semana santa (não haverá aula)

  • 25 aprile - 1 maggio

    • Introdução a Bourdieu (vídeos)
    • Muszkat (pp.67-69): Marcela
  • 2 maggio - 8 maggio

    Recesso (não haverá aula)

  • 9 maggio - 15 maggio

    • Vídeo da entrevista com Bourdieu (continuação)
    • Leitura coletiva da Roda de conversa 2 (pp.72-79)
  • 16 maggio - 22 maggio

    • Vídeo da entrevista com Bourdieu (continuação)
  • 23 maggio - 29 maggio

    • Carrascosa (pp.82-84): Jefferson
    • Figueiredo (pp.85-87): Pedro
    • Domenico Demasi (vídeo)
  • 30 maggio - 5 giugno

    • Leitura coletiva da Roda de conversa 3 (pp.90-95)
    • DeMasi (cont) + Edgar Morin (vídeo)
  • 6 giugno - 12 giugno

    • Morin (cont)
    • Fonterrada (pp.96-100): Luiz Fernando
    • Teca (pp.101-103): Louise
  • 13 giugno - 19 giugno

    • Fundamentos antropológicos: DaMatta (vídeos)
    • Leitura coletiva da Roda de Conversa 4 (pp.106-113)
  • 20 giugno - 26 giugno

    20 e 21
    Recesso. Não haverá aula.
  • 27 giugno - 3 luglio

    • Damatta (cont.): vídeo
    • Travassos (pp.116-118): Lucas Bonfim
    • Pucci/Almeida (pp.119-121): Felipe
  • 4 luglio - 10 luglio

    • Pupo (pp.122-125): Guilherme
    • Leitura coletiva da Roda de Conversa 5 (pp.126-129)
    • Entrega do trabalho semestral: 

    1) Escreva sobre a natureza de cada uma das disciplinas apresentadas durante o curso (Sociologia, Psicologia Social, Filosofia e Antropologia)

    2) Escreva sobre as possibilidades de aplicação dessas disciplinas na Educação Musical

    3) Escreva sobre o que foi lido do livro Música na escola, resumindo cada capítulo lido (de 5 a 10 linhas).

    4) Críticas e sugestões ao curso (anonimamente/ se necessário, em separado/ quem quiser pode digitar e deixar na secretaria)