• Olá aluno(a)!

    Esta semana vamos estudar a Aula 6. Assim como as anteriores, esta aula é constituída de uma parte teórica e de uma parte prática. 

    Nesta aula vamos discutir sobre a expressão "cultura surda” sob o ponto de vista de diversos pesquisadores e estabelecer as principais diferenças entre "cultura ouvinte” X "cultura surda”. Vamos também discutir sobre a Comunidade Surda tendo em vista seu caráter monocultural e bilíngue. Outro ponto a ser discutido são as questões que envolvem a temática da Cultura Surda do ponto de vista dos modelos de abordagens das deficiências: o modelo médico e o modelo social. E, além disso, vamos apontar as instituições organizadas por surdos e sua importância, segundo Hoffmeister, Lane e Bahan.


    PARTE TEÓRICA

    Os objetivos da parte teórica desta semana são:

    • Discutir sobre a expressão "cultura surda” sob o ponto de vista de diversos pesquisadores.
    • Estabelecer as principais diferenças entre "cultura ouvinte” X "cultura surda”.
    • Discutir sobre a Comunidade Surda tendo em vista seu caráter monocultural e bilíngue.
    • Apresentar as questões que envolvem a temática da Cultura Surda do ponto de vista dos modelos de abordagens das deficiências, o modelo médico e o modelo social.
    • Apresentar as questões que envolvem a temática da Cultura Surda do ponto de vista dos modelos de abordagens das deficiências, o modelo médico e o modelo social.


    PARTE PRÁTICA

    No episódio desta semana Diogo chega atrasado na aula e a professora não permite a sua entrada. Atente para o uso dos sinais para horas e para família.

    Os objetivos da parte prática desta semana são:

    ·         Entender a diferença entre tutelar um aluno surdo e ajudá-lo a se desenvolver.

    ·         Vocabulário: família e hora.


    Bons estudos!