Programação
-
Olá aluno(a)!
Esta semana vamos estudar a Aula 6. Assim como as anteriores, esta aula é constituída de uma parte teórica e de uma parte prática.
Nesta aula vamos discutir sobre a expressão "cultura surda” sob o ponto de vista de diversos pesquisadores e estabelecer as principais diferenças entre "cultura ouvinte” X "cultura surda”. Vamos também discutir sobre a Comunidade Surda tendo em vista seu caráter monocultural e bilíngue. Outro ponto a ser discutido são as questões que envolvem a temática da Cultura Surda do ponto de vista dos modelos de abordagens das deficiências: o modelo médico e o modelo social. E, além disso, vamos apontar as instituições organizadas por surdos e sua importância, segundo Hoffmeister, Lane e Bahan.
PARTE TEÓRICA
Os objetivos da parte teórica desta semana são:
- Discutir sobre a expressão "cultura surda” sob o ponto de vista de diversos pesquisadores.
- Estabelecer as principais diferenças entre "cultura ouvinte” X "cultura surda”.
- Discutir sobre a Comunidade Surda tendo em vista seu caráter monocultural e bilíngue.
- Apresentar as questões que envolvem a temática da Cultura Surda do ponto de vista dos modelos de abordagens das deficiências, o modelo médico e o modelo social.
- Apresentar as questões que envolvem a temática da Cultura Surda do ponto de vista dos modelos de abordagens das deficiências, o modelo médico e o modelo social.
PARTE PRÁTICA
No episódio desta semana Diogo chega atrasado na aula e a professora não permite a sua entrada. Atente para o uso dos sinais para horas e para família.
Os objetivos da parte prática desta semana são:
· Entender a diferença entre tutelar um aluno surdo e ajudá-lo a se desenvolver.
· Vocabulário: família e hora.
Bons estudos!