Discussão a partir do texto lido; razões locais e amplas pelas quais os projetos falharam; comparação do autor sobre a utilização dos projetos (nível de propósito) e dos livros didáticos (nível de fato) - Por que os livros didáticos se aproximavam mais do nível de fato?
Início de discussão sobre o empreendimento de uma inovação no ensino e, mais especificamente, o papel do professor nesse empreendimento.
Ler texto “Cinquenta anos de ensino de física: muitos equívocos, alguns acertos e a necessidade de recolocar o professor no centro do processo educacional”, de A. Gaspar.
Sublinhar partes que você ache proveitoso discutir em aula.
Fazer o exercício 5.
Exercício 5:
1. Quais as razões apontadas para o fracasso do PSSC, Harvard, Nuffield, PEF?
2. Qual o papel do professor no projeto FAI? Qual a percepção do autor em relação ao aprendizado dos alunos?
3. Qual o único projeto que, na opinião do autor, não segue uma linha “construtivista”? Por quê?