Programação
-
-
23.ago.2013
Os projetos de ensino e o papel do professor
Bibliografia suplementar (a quem se interessar por um aprofundamento):
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. Situa a profissão de professor como uma das profissões que não podem ser de natureza puramente técnica, pois o ensino não é uma simples aplicação técnica de um conhecimento.
GIL-PÉREZ, D. e CARVALHO, Anna M.P. Formação de Professores de Ciências – tendências e Inovações; São Paulo: Cortez, 2006. Discorre sobre a evolução do conceito de professor e de formação de professor, abordando aspectos como a autonomia docente, o profissional reflexivo, etc.
PATTO, Mª Helena S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Queiroz,1990 Discorre sobre a relação entre a formação docente e o fracasso escolar e argumenta sobre 3 reducionismos maléficos à análise do fracasso escolar; dentre os quais figura o "argumento da incompetência docente".
-