Programação

  • Tópico 1

    Aula dia 07/08: crenças de autoeficácia e influências nas práticas dos professores

  • Tópico 2

    aula dia 14/08 - argumentação na ciência e no ensino de ciências: etapas iniciais da construção do conhecimento.

  • Tópico 3

    Dia 21/08 - não haverá aula (a ser reposta em data a confirmar).

    OS ALUNOS INTERESSADOS EM PARTICIPAR DO PROJETO DE CURSO PREPARATÓRIO PARA O VESTIBULAR FUVEST, AINDA HÁ VAGAS. BOLSAS DE 600 REAIS POR TRÊS MESES. INTERESSADOS DEVEM COMPARECER NA SALA 12 DO BLOCO B DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO, SEXTA-FEIRA 16/08 OU SEGUNDA-FEIRA 19/08. VER EDITAL ABAIXO.

  • Tópico 4

    Aula dia 28/08: linguagem no ensino de física - continuação. Abordagens e distorções históricas.

  • Tópico 5

    04/09 - semana da Pátria. Sem aulas.

  • Tópico 6

    Aula 11/09 - versões históricas e implicações didáticas

  • Tópico 7

    Aula 18/09 - resolução de problemas - abordagens metodológicas

  • Tópico 8

    Aula do dia 25/09: metodologia de resolução de problemas.

  • Tópico 9

    Aula dia 02/10: materiais didáticos de ciência - fontes de pesquisas atuais (SEM TEXTO INDICADO)

    site do NUPIC voltou ao normal [http://www.nupic.fe.usp.br/]

  • Tópico 10

    Aula dia 09/10: Projetos Didáticos. Atividades por meio de Projetos

  • Tópico 11

    Aula do dia 16/10: Caros, só agora consegui algumas informações em relação a nossa aula. a situação se complicou, os alunos fizeram barricadas com carteiras e os alunos do IF, como vocês devem saber, também aderiram a greve. então, nem tem como transferirmos as aulas. tentei algum posicionmento da diretora da FE em relação àquelas turmas que queriam aula, mas sequer obtive resposta. os professores da FE decidiram por não entrar em greve, mas isso vai para a assembléia geral e lá que será tomada uma decisão. pela primeira vez eu paticupei da assembléma aqui na FE. então, amanhã eu estarei na FE e vou considerar como aula dada, porque não tenho intenção de repor aula. isso teremos que ver depois. em relação a faltas, o que me parece mais sensato é não fazer chamada, assim, não será atribuído nem falta, nem presença, pois não quero prejudicá-los. se puderem venham até a FE, procurem-me em minha sala e depois participem da assembléia dos alunos. isso é importante. mas, deixo como convite e não como obrigação. lamento não ter melhores notícias. como quase tudo nesse país, a bagunça impera e as responsabilidades são diluídas.

    continuem com as atividades de estágio, assim, ao menos isso estará garantido. qualquer dúvida me escrevam.

    abraços. Elio

  • Tópico 12

    Aula 23/10 - greve! ainda não há condições para retomarmos nossas aulas. espero brevemente dar notícias melhores. continuem realizando as atividades de estágio, assim, dependendo da data do retorno de nossas aulas, poderemos terminar o curso nesse semestre.

    abraços

    Elio

  • Tópico 13

    Aula 30/10 - projetos didáticos.

    Caros, gostaria de pedir que estudassem os dois textos em anexo. é muito importante que vocês leiam e estudem esses dois textos para nossa próxima aula. só assim vamos conseguir recuperar um pouco do nosso tempo perdido. mas, é preciso que estudem os textos. eu bem sei que o tempo é curto, mas peço um esforço de vocês nesse sentido. assim, posso retomar as aulas a partir dessas leituras. não vai ser fácil, mas vamos recuperar nossos conteúdos. no final dos textos tem atividades on-line e leitura recomendada, não é para vocês, ignorem essa parte. é que esses textos foram escritos para curso a distância. mas, servem muito bem para adiantarmos nossas discussões.

    amanhã vou ver se poderemos ter aulas na quarta-feira 30/10, na FE ou no IF. eu aviso aqui no stoa. independente de termos aula já nessa quarta-feira, leiam e estudem os textos.

    vamos partir para um grande esforço, a fim de não prejudicar nosso curso e, ao mesmo tempo, garantir a conclusão da MEF II dentro da nossa previsão inicial e com a qualidade desejada.

    abraços

    Elio

  • Tópico 14

    Aula dia 06/11 - Fim da greve! Teremos aula na próxima semana na FE. leiam, por favor, os dois textos postados na semana passada. é fundamental que os textos sejam lidos e estudados, assim, partimos disso para recuperar o tempo perdido.

    abraços

    Elio

  • Tópico 15

    Aula do dia 13/11 - Projetos Didáticos

  • Tópico 16

    Aula do dia 20/11 - feriado

  • Tópico 17

    Aula do dia 27/11 - projetos didáticos - atividades interdisciplinares

  • Tópico 18

    CAROS ALUNOS, AS NOTAS JÁ FORAM LANÇADAS NO SISTEMA. DEVIDO AO GRANDE NÚMERO DE ALUNOS PARA RECUPERAÇÃO, SERÁ MANDADO UM E-MAIL AINDA HOJE PARA AQUELES QUE PRECISAREM FAZER A PROVA, INFORMANDO SALA, DIA E HORÁRIO. ASSUNTO: TODOS OS TEXTOS.

    AOS QUE JÁ ESTÃO APROVADOS, BOAS FESTAS E SUCESSO!

    Elio Carlos Ricardo