Programação

  • Tópico 1

    • Essa palestra faz parte do Ciclo de Seminários da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde.

      TAREFA 1

      Participar da webconferência segundo instruções abaixo.

      Postar no moodle um resumo, de até uma página, explicitando os principais pontos abordados.

      ATENÇÃO: a data limite para envio do resumo é 16/08.

      Tema: Segurança e Confidencialidade em Aplicações Móveis de Saúde
      Palestrante: Profa.Dra. Luciana Alves

      Data: Segunda feira, 5 de agosto de 2013, 20:00h-21:30h Horário de Brasilia
      Por Webvideoconferência. Palestra on-line gratuita acessível por todos.
      URL: http://meet52658369.adobeconnect.com/ciclo/

      Resumo da Palestra:
      A preocupação em se garantir a segurança da informação de dados em saúde, a partir da validação da certificação do nível de segurança (NGS1 e NGS2) de prontuários eletrônicos, é uma prática que está se consolidado a partir das ações da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). Iniciativas como a do Food and Drug Administration (FDA) e Open Web Application Security Project (OWASP) demonstram a importância de se discutir mundialmente os caminhos para garantia da segurança da informação coletada. Estudos recentes envolvendo os aplicativos mais baixados demonstraram que mais de 90% deles tem sido objeto de cracking e muitos contém vírus e outros malwares. Muitas são as questões que se apresentam aos profissionais de saúde, incluindo sua responsabilidade pela segurança da informação acessível ou arquivada em seu próprio dispositivo móvel, mesmo que não seja por meio de uma aplicação, específica para coleta e armazenamento de informações em saúde. A perda dos dispositivos contendo dados pessoais confidenciais também é um risco considerável. Nesta palestra apresentaremos os principais riscos e ameaças de segurança e confidencialidade envolvidos especificamente no uso de dispositivos e aplicativos móveis, e quais são os cuidados e soluções, tanto para usuários quanto para desenvolvedores.

      Curriculo da Palestrante:
      Luciana Alves, MSc, PhD

      Neuropsicóloga, Mestre e Doutora em Ciências da Saúde, Residência Pós-doutoral no ICB-UFMG, com temática relacionada à Infoveillance & Infodemiology junto ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Dengue. É professora de Metodologia Científica, Informações e Informática em Saúde, e trabalha atualmente na pesquisa e desenvolvimento de projetos de mobilidade em saúde, com uma linha na área de segurança de informações. É também professora convidada do Centro de Informática Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, e CEO da Bionics Health and Technology.

      Site pessoal: www.professoraphd.com.br
      Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7336087426276821

      -- 
      -- 
      ----------------------------------------------------------
      Seja associado da SBIS!
      Visite o site www.sbis.org.br
       

  • Tópico 2

    • TAREFA 2

      Participar da webconferência segundo instruções abaixo.

      Postar no moodle um resumo, de até uma página, explicitando os principais pontos abordados.

      ATENÇÃO: a data limite para envio do resumo é 03/07.

      26 Ago 2013 - 20h

      Tema: Mineração de texto: técnicas e contribuições para o contexto da saúde

      Palestrante: Doutorando Paulo Roberto Barbosa Serapião (FMRP-USP)

      Webconferência utilizando recurso próprio do moodle através da disciplina.

      Resumo da Palestra:

      Aplicação de mineração de texto (análise de conteúdo) para extração de informação e estruturação de laudos radiológicos eletrônicos

       

      Buscar algum tipo de informação é uma tarefa que todos nós realizamos rotineiramente quando desejamos encontrar algo de nosso interesse e que esteja registrado eletronicamente em computadores e/ou web. Quando essa empreitada diz respeito, especificamente, a buscar, a qualificar, a quantificar, a analisar e organizar a informação escrita em meio a um conjunto muito grande de textos eletrônicos, chamamos essa tarefa de Mineração de Texto.

      Análise de Conteúdo (que é uma modalidade de Mineração de Texto) é, talvez, a técnica de maior crescimento no campo da pesquisa quantitativa atualmente. Análise de conteúdo pode ser definida, rapidamente, como uma sistemática, objetiva, quantitativa análise da mensagem e suas caraterísticas. 

      Vários são os contextos nos quais a análise de conteúdo vem sendo utilizada com sucesso recentemente. Dentre esses contextos um dos mais promissores sem dúvida é a área da Saúde. Pensando diretamente para a especialidade da Radiologia e Diagnóstico por Imagem o uso da análise de conteúdo se torna ainda mais interessante. Isso porquê a área de Imagem produz uma quantidade imensa de texto. Esse texto contém informação essencial para a tomada de decisão de diversas clínicas médicas.  

      Inicialmente abordaremos os conceitos básicos de análise de conteúdo e sua aplicação para a Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Vamos mostrar um laudo radiológico eletrônico “repensado” e construído a partir do uso da técnica de mineração de texto. E concluiremos a discussão tratando das tendências de uso de Sistemas de Informação em Saúde com o laudo estruturado (total/parcialmente).


      Curriculo do Palestrante:

      Paulo Roberto Barbosa Serapião é formado em Ciência da Informação. Faz Doutorado Direto no Programa de Pós Graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PPG-FMRP). 




      Curriculo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9020215906915540

  • Tópico 3

    • Essa palestra faz parte do Ciclo de Seminários da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde.

      TAREFA 3

      Participar da webconferência segundo instruções abaixo.

      Postar no moodle um resumo, de até uma página, explicitando os principais pontos abordados.

      ATENÇÃO: a data limite para envio do resumo é 18/09.

      Tema: Integrando o PACS com o Sistema de Informação Hospitalar



      Palestrante: Prof.Dr. Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques 
       IV Ciclo de Seminários On-line de TI em Saúde

      Data: 9 de setembro de 2013

      Hora: 20:00h 

      Endereço:
      http://meet52658369.adobeconnect.com/ciclo/

      Entre como convidado usando seu Nome e No USP. A presença será computada pela participação na webconferência.

      Resumo da Palestra: 

       A aplicação de sistemas de informação para gerenciamento de imagens e informações clínicas começou a ser estudada de forma mais efetiva no final da década de 80, quando os processos de aquisição digital começaram a ser utilizados em maior escala nos hospitais. Até então, cada equipamento era considerado um sistema isolado, estando conectado somente à sua estação de trabalho e a uma determinada impressora. Porém, o crescimento do uso da informação em formato digital criou a necessidade de se estabelecer uma estrutura computacional que possibilitasse a troca de dados de imagens de forma consistente e automática dentro do ambiente hospitalar. Em resposta a essa necessidade surgiu o conceito de PACS (do Inglês, Picture Archiving and Communication System). O PACS é um sistema de arquivamento e comunicação, voltado para o diagnóstico por imagem, que permite o pronto acesso às imagens médicas em formato digital em qualquer setor de um hospital. O conceito de PACS foi definido por um consórcio integrado pela “American National Association of Electric Machines – NEMA”, “Radiology Society of North America – RSNA” e um conjunto de empresas e universidades dos Estados Unidos da América. O PACS, em conjunto com os Sistemas de Informação em Radiologia (Radiology Information System - RIS) e de Informação Hospitalar (Hospital Information System - HIS), forma a base para um serviço de radiologia sem filme (filmless). Radiologia “filmless” refere-se a um hospital, com um ambiente de rede amplo e integrado, no qual o filme foi completamente ou em grande parte substituído por sistemas eletrônicos que adquirem, arquivam, disponibilizam e exibem imagens. Um aspecto fundamental dentro do fluxo de trabalho em um ambiente radiológico digital (sem filme) é a garantia da consistência da informação que é transmitida componente a componente, dentro da cadeia de eventos presente na dinâmica de processos. Para que a consistência seja garantida, a distribuição da informação é feita segundo uma estrutura hierárquica baseada em uma distribuição “top-down”, ou seja, as informações são propagadas a partir do sistema de informação mais geral (HIS), passando pelo sistema de informação intermediário (RIS), até alcançar o sistema de informação mais específico (PACS). Para que isso seja possível, dois pré-requisitos são necessários: uma estrutura de rede adequada (redundante e balanceada) e padrões de comunicação bem definidos. Essa palestra irá abordar os conceitos básicos e as funcionalidades computacionais que suportam a interoperabilidade e a consistência dos dados dentro do ambiente radiológico, com foco na integração HIS-RIS-PACS. 

      Curriculo do Palestrante: 

       Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques

       Professor Associado III em RDIDP junto ao Centro de Ciências das Imagens e Física Médica (CCIFM) do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP). Recebeu os títulos de Bacharel e Mestre em Engenharia Elétrica e Doutor em Física Computacional pela Universidade de São Paulo em 1986, 1990 e 1994 respectivamente. Fez estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Chicago (Chicago, IL, USA) em 2001, sob supervisão do Professor Kunio Doi, onde estudou várias técnicas para o reconhecimento de padrões em imagens médicas visando o auxílio ao diagnóstico (Computer-aided Diagnosis CAD) e a Recuperação de Imagens Baseada em Conteúdo (Content-based Image Retrieval - CBIR). É o coordenador e supervisor do Serviço de Física Médica e Radioproteção do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Docente responsável pela Sessão Técnica de Informática (STI) da FMRP e representante Titular do Campus USP de Ribeirão Preto no Conselho Curador da Fundação Instituto Pólo Avançado da Saúde de Ribeirão Preto (FIPASE). Coordenador do Núcleo RUTE (Rede Universitária de Telemedicina) do HCFMRP e membro do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) do HCFMRP. Membro da Comissão Coordenadora do Curso de Residência Multiprofissional em Saúde da FMRP/HCFMRP. Desde de agosto de 2012 é Professor Associado Adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica e da Computação da Universidade de Calgary - Canadá. Área principal de atuação em Informática de Imagens Médicas, com ênfase em gerenciamento e processamento de imagens para auxílio ao diagnóstico e recuperação por conteúdo.

  • Tópico 4

    • TAREFA 4

      Participar da webconferência segundo instruções abaixo.

      Postar no moodle um resumo, de até uma página, explicitando os principais pontos abordados.

      ATENÇÃO: a data limite para envio do resumo é 02/10.

      23 Set 2013 - 20h

      Tema: Linkage de dados em sistemas de registro eletrônico de saúde

      Palestrante: Dra. Katia Mitiko Firmino Suzuki (FMRP-USP)

      Webconferência utilizando recurso próprio do moodle através da disciplina.

      Resumo da Palestra: O relacionamento de dados – record linkage, originou-se na área da saúde pública e atualmente é aplicado em várias outras áreas como: epidemiologia, pesquisa médica, criação de ensaios clínicos. A técnica consiste no processo de comparação entre dois ou mais registros em diferentes bases de dados e as principais estratégias de record linkage são: manual, deterministic record linkage (DRL) e probabilistic record linkage (PRL). Objetivo: Aplicar o record linkage em bases de dados heterogêneas, utilizadas pela rede de atenção à saúde do município de Ribeirão Preto e identificar entre elas a melhor estratégia a ser adotada para a integração de bases de dados na área da saúde. As bases de dados da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto (SMS-RP) e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP/USP). Métodos: Apenas os registros de pacientes em que o município de residência informado correspondia ao município de Ribeirão Preto e o atendimento tivesse ocorrido na Unidade Básica Distrital e de Saúde (UDBS) - Centro Saúde Escola “Joel Domingos Machado" (CSE-Sumarezinho) nos anos de janeiro de 2006 a agosto de 2008 e no HCFMRP/USP. Foi selecionada uma amostra aleatória simples resultando em um conjunto de 1.100 registros de pacientes na base de dados do CSE-Sumarezinho e de 370.375 registros na base de dados do HCFMRP/USP. Foram, então, selecionadas quatro variáveis de relacionamento (nome, nome da mãe, sexo e data de nascimento). As estratégias adotadas foram: DRL exato, DRL com discordância em uma variável de relacionamento, e baseada em funções de similaridades (Dice, Levenshtein, Jaro e Jaro-Winkler) e, por fim, PRL. Resultados: A estratégia DRL exato resultou em 334 registros pareados e na abordagem com discordância de uma variável foram 335, 343, 383 e 495, sendo as variáveis discordantes sexo, data de nascimento, nome e nome da mãe respectivamente. Quanto ao uso das funções de similaridades, as que mais se destacaram foram Jaro-Winkler e Jaro. Quanto à acurácia dos métodos aplicados, o PRL (sensibilidade = 96,27% (CI 95% 94,5–97,6) e especificidade = 98,55% (CI 95% 97,0-99,4)) obteve melhor sensibilidade e especificidade, seguido do DRL com as funções de similaridade Jaro-Winkler (sensibilidade = 91,3% (CI 95% 88,7–93,4) e especificidade = 99% (CI 95% 97,6-99,7)) e Jaro (sensibilidade = 73,1% (CI 95% 69,4–76,6) e especificidade = 99,6% (CI 95% 98,5-99,9)). Quanto à avaliação da área sob a curva ROC do PRL, observou-se que há diferença estatisticamente significativa (p = 0,0001) quando comparada com os métodos DRL com discordância da variável nome da mãe, Jaro-Winkler e Jaro. Conclusão: o método PRL é mais preciso dentre as técnicas avaliadas. Mas as técnicas com a função de similaridade de Jaro-Winkler e Jaro também são alternativas viáveis interessantes devido à facilidade de utilização apesar de apresentarem o valor de sensibilidade ligeiramente menor que o PRL.

      Curriculo do Palestrante: Analista de Sistemas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) desde 1997. Possui doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP da Universidade de São Paulo (2012) e mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP) em 1999. Atualmente é Chefe da Seção Técnica de Informática - STI, da FMRP. Desenvolve atividades integração de bases de dados utilizando técnicas de record linkage, projetos na área de cloud computing  e telemedicina e telessaúde.

      Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0884336851721516

  • Tópico 5

    • Essa palestra faz parte do Ciclo de Seminários da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde.

      TAREFA 5

      Participar da webconferência segundo instruções abaixo.

      Postar no moodle um resumo, de até uma página, explicitando os principais pontos abordados.

      ATENÇÃO: a data limite para envio do resumo é 23/10.

      Data: 14 de outubro, segunda feira, das 20:00h às 21:30h (horário de Brasilia).

      Tema: Aplicações da Web Semântica na Saúde
      Palestrante: Prof.Dr. Ivan L. M. Ricarte

      Resumo da Palestra:

      Cerca de 25 anos após sua concepção, a World Wide Web deixou de ser um conjunto de páginas interrelacionadas e armazenadas em alguns servidores para se tornar a principal fonte cotidiana de informação. No entanto, os dados na Web não se encontram em formato apropriado para processamento automático. A Web Semântica compreende o conjunto de tecnologias que estende a Web para a representação e interpretação de metadados, dados que descrevem dados, de modo a permitir que não apenas humanos mas também agentes de software possam fazer uso dessa grande massa de dados interconectada e disponibilizada na Web. Nesta palestra apresentaremos tecnologias, ferramentas e exemplos de aplicação da Web Semântica, com ênfase nas aplicações na área de medicina e saúde.

      Curriculo do Palestrante:


      Prof.Dr. Ivan Luiz Marques Ricarte

      Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Engenharia Elétrica (área de concentração: Automação e Computação) pela Universidade Estadual de Campinas, doutorado em Engenharia Elétrica (área de concentração: Computadores) pela University of Maryland at College Park, nos Estados Unidos da América, e pós-doutorado na McGill University, no Canadá. É Professor Associado da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas e avaliador do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SiNAES/MEC. Foi coordenador do curso de Engenharia de Computação da UNICAMP e vice-coordenador do programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da UNICAMP. Tem experiência na área de Engenharia da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de aprendizagem colaborativa, sistemas hipermídia, ambientes colaborativos e aplicações da Web Semântica em saúde e educação.

      Endereço: http://sbis.virtual.org.br/course/view.php?id=36
      Entrada direta: http://meet52658369.adobeconnect.com/ciclo/

  • Tópico 6

    • Essa palestra faz parte do Ciclo de Seminários da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde.

      TAREFA 6

      Participar da webconferência segundo instruções abaixo.

      Postar no moodle um resumo, de até uma página, explicitando os principais pontos abordados.

      ATENÇÃO: a data limite para envio do resumo é 13/11.

      Data: Segunda, 4 de novembro de 2013 Horário 20:00-21:30 (Horário de Verão Oficial Brasileiro) 


      Palestrante: Prof.Dr. Guilherme del Fiol
      Professor assistente do Departamento de Informática Biomédica da Universidade de Utah, EUA

      Resumo da Palestra:

      Sistemas de apoio à decisão clínica (SADC) integrados ao prontuário eletrônico do paciente (PEP) vem recebendo grande atenção como uma forma de melhorar a qualidade da prática clínica. Entretanto, o uso de SADC em organizações prestadores de saúde ainda é limitado. A adoção de certos padrões de TI em saúde é considerada um dos requisitos para viabilizar a implantação de SADCs em larga escala. Padrões relevantes a SADC incluem aqueles usados para codificação dos dados, representação do conhecimento e integração via serviços Web. Esta palestra inluirá: 1) exemplos de SADCs; 2) um resumo dos padrões HL7 que são relevantes para SADC; 3) exemplos de ferramentas open source que facilitam a implementação destes
      padrões; e 4) como participar no processo de desenvolvimento de padrões HL7.

      Curriculo do Palestrante:

      Dr Guilherme del Fiol, MD, PhD

      Formou-se em medicina na Universidade de São Paulo e obteve o mestrado em Ciência da Computação na Universidade Católica do Paraná, e o doutorado em Informática Biomédica na Universidade de Utah, EUA, onde desde 2011 é professor assistente no Departamento de Informática Biomédica. Sua especialização é em suporte de decisão clínica, gestão do conhecimento, terminologias controladas em saúde e padrões de TI. Sua
      experiência em pesquisa e desenvolvimento incluiu cinco anos como informata médico na Intermountain Healthcare, na área de Gestão do Conhecimento (2002-2006), onde desenvolveu um serviço baseado na web chamado Infobutton Manager, que permite a integração de recursos de conhecimento em sistemas de registro eletrônico de saúde. Ele também ajudou a construir toda a infra-estrutura de gestão do conhecimento clínico. Na Universidade Duke, foi professor assistente no Departamento
      de Medicina de Família e Comunidade (2008-2011), onde trabalhou em diversos projetos de apoio à decisão clínica, principalmente o OpenInfobutton (um open-source para serviços web de integração do conhecimento). É também co-presidente do Grupo de Trabalho de Apoio à Decisão Clínica em Saúde da HL7 International, líder no desenvolvimento de normas de apoio à decisão clínica, como a recuperação do conhecimento sensível ao contexto (padrão Infobutton ), e membro do Comitê de
      Admissão do Programa de Pós-Graduação do departamento em Utah.

      Via webvideoconferência interativa:
      http://meet52658369.adobeconnect.com/ciclo/

  • Tópico 7

    • TAREFA 7

      Participar da webconferência segundo instruções abaixo.

      Postar no moodle um resumo, de até uma página, explicitando os principais pontos abordados.

      ATENÇÃO: a data limite para envio do resumo é 26/11.

      18 Novembro 2013 - 20h

      Tema: Avaliação de Tecnologias em Saúde

      Palestrante: Prof. Dr. Altacílio Aparecido Nunes (FMRP-USP)

      Webconferência utilizando recurso próprio do moodle através da disciplina.

      Resumo da Palestra:

      A Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) é um processo de investigação das conseqüências clínicas, econômicas e sociais da utilização das tecnologias em saúde. Entendem-se como tecnologias em saúde: medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de informação e de suporte e os programas e protocolos assistenciais, por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde são prestados à população. Essa palestra irá bordar os aspectos básicos da ATS e mostrar um exemplo de aplicação para avaliação de sistemas de arquivamento e distribuição de imagens (PACS)


      Curriculo do Palestrante:

      Atualmente é Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPQ - DT2 (01/03/2012 - 28/02/2015). Possui Doutorado em Medicina Tropical e Infectologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Mestrado em Pediatria pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Itajubá/MG (1992). Tem especialização em pediatria e anestesiologia. Atualmente é Professor Doutor do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Ex- Diretor Clínico do Hospital Universitário da Universidade de Uberaba e da Unidade Básica de Saúde Escola da Universidade de Uberaba, ex- Professor adjunto do Departamento de Medicina Social e Preventiva da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, ex-Professor de pediatria e anestesiologia do Curso de Medicina da Universidade de Uberaba. É revisor editorial convidado de vários periódicos científicos como Pediatric Pulmonology, Clinical Infectious Diseases, International Journal of STD and AIDS, Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e Revista da Associação Médica do Rio Grande do Sul, Revista Brasileira de Epidemiologia, etc. Membro do Conselho Editorial da Revista da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Revista AMRIGS). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde infantil, obesidade infantil, hipertensão arterial na infância, distúrbios nutricionais e metabólicos da infância, epidemiologia do HIV/AIDS, testes diagnósticos, epidemiologia de doenças infecciosas na infância. Atualmente é Coordenador do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP (NATS-HCFMRP/USP) e Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde da FMRP/USP . Coordenador do Centro de Atenção Primária da FMRP/USP.

      Curriculo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8823229149351968

  • Tópico 8

    • Essa palestra faz parte do Ciclo de Seminários da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde.

      TAREFA 8

      Participar da webconferência segundo instruções abaixo.

      Postar no moodle um resumo, de até uma página, explicitando os principais pontos abordados.

      ATENÇÃO: a data limite para envio do resumo é 11/12.

      Data: Segunda, 2 de dezembro de 2013 Horário 20:00-21:30 (Horário de Verão Oficial Brasileiro) 

      A Diretoria de Educação e Capacitação Profissional da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) tem o prazer de convidar a todos para a palestra final do IV Ciclo de Seminários On-Line de TI em Saúde.


      Tema: A versão 2013 (v4.1) dos Requisitos SBIS/CFM de Certificação de Sistemas de Registro Eletrônico de Saúde

      Data e horário: Segunda, 2 de dezembro de 2013, das 20:00 às 21:30h 
      (Horário de Verão de Brasilia).

      Por Webvideoconferência Interativa (ver endereço abaixo).

      Palestrante: Marcelo Lúcio da Silva

      Resumo da palestra:

      Desde 2009 a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) conduz um processo de certificação de segurança e qualidade de Sistemas de Registros Eletrônicos de Saúde (SRES), em colaboração com o Conselho Federal de Medicina. O processo de auditoria é guiado pelo Manual de Requisitos editado pela Sociedade, em sua versão 3.3. Quatorze SRES foram certificados até o momento com base nesses requisitos. Em novembro de 2013, a SBIS publicou a nova versão do Manual (Versão 4), com muitas novidades. O Gerente de Certificação da SBIS e Editor-Chefe desse novo Manual falará nesta palestra sobre os seus objetivos, conteúdo, e diferenças em relação à versão anterior, e como ocorre o processo de auditoria e certificação.

      Curriculo do palestrante:
      Marcelo Lúcio da Silva

      Analista de Sistemas formado e especializado pela Universidade Mackenzie, com 22 anos de atuação profissional em informática em saúde. Foi consultor do Hospital Universitário da USP, Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, Ministério da Saúde, Organização Internacional do Trabalho e Atech Tecnologias Críticas. É atualmente Diretor Executivo e Gerente de Certificação da SBIS e sócio-diretor da PGCON Consultoria. Participa também como membro da Câmara Técnica de Informática em Saúde e Telessaúde do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e como Secretário da Divisão Técnica de Engenharia Biomédica do Instituto de Engenharia (IE). 

      Endereço: http://meet52658369.adobeconnect.com/ciclo/
      Não é necessário login e senha. Entre como convidado e coloque seu nome completo.

      Aguardamos sua presença!

      Dr. Renato M.E. Sabbatini
      Coordenador dos Ciclos de Seminários da SBIS

      Dr. Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques
      Diretor de Educação e Capacitação Profissional

      -- 

  • Tópico 9

    • Para o trabalho final deverá ser enviado, através do moodle, um texto discutindo de forma mais aprofundada um dos temas abordados nas webconferências e fazendo sua relação com a atuação profissional do Informata Biomédico.

      ATENÇÃO: prazo final para envio do trabalho final é até 11/12/2013.