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Objetivos:
Cultura organizacional é o padrão comum de crenças, valores e pressupostos compartilhados que influenciam a organização. O estudo de como a cultura se desenvolve; como se mantém e como pode ser mudada é o foco do curso. Além da cultura, vamos analisar a dinamica do poder nas organizações; a diferença entre clima e cultura organizacional e o desafio da gestão intercultural.
Finalidade
A finalidade desse curso é desenvolver a competência de pensar organizações em uma perspectiva cultural e entender como a cultura afeta e é afetada, por vários aspectos da organização, incluindo liderança, gerência, estrutura organizacional etc. O curso analisa as teorias de cultura e proporciona a oportunidade para praticar, analisando a cultura de várias organizações.
Objetivos Gerais
Espera-se que os estudantes desenvolvam as seguintes competências:
1. Demonstrar capacidade de analisar os fenômenos organizacionais em uma perspectiva cultural.
2. Reconhecer os princípios e comportamentos associados a liderança e ao desempenho nos sistemas organizacionais.
3. Aplicar o conhecimento de cultura para compreender as práticas do ambiente de trabalho.
4. Demonstrar compreensão da dinâmica do comportamento organizacional e mudança.
5. Demonstrar habilidade para se envolver ativamente em pesquisa e avaliar criticamente, analisar, sintetizar informações que são necessárias para compreender a organização.
6. Analisar a importância de lidar com poder nas organizações.
7. Analisar a diferença entre clima e cultura.
8. Compreender o desafio da gestão intercultural.
- Docente: Gilberto Tadeu Shinyashiki