Section outline
-
-
Nome: Valéria Nunes
Idade: 38 anos
Estado civil: Divorciada
Filhos: 2 filhos (um adolescente de 14 anos e uma menina de 9 anos)
Localização: Bairro Santa Edwiges, Lorena - SP
Renda familiar: Baixa renda (até 2 salários-mínimos)
Escolaridade: Ensino médio incompleto
Profissão anterior: Trabalhou como auxiliar de cozinha e diarista
Situação atual: Empreendedora autônoma na área de confeitariaNome do negócio: Boleria “Delícias da Valéria” (informal)
História:
Valéria sempre gostou de cozinhar e, desde jovem, fazia bolos para os aniversários dos filhos e de vizinhos. Com o tempo, os pedidos aumentaram, e ela passou a aceitar encomendas informais para festas. Nunca pensou em transformar isso num negócio até participar de um curso gratuito promovido pela Prefeitura de Lorena em parceria com o SEBRAE. O curso despertou sua veia empreendedora e ela decidiu investir na profissionalização do que sempre foi sua paixão: bolos criativos e personalizados.Habilidades:
- Confeitaria artesanal (com destaque para decorações personalizadas e criativas)
- Atendimento cordial e empático
- Organização e responsabilidade com prazos
Diferenciais do negócio:
- Bolos sob medida para cada ocasião
- Atendimento personalizado
- Estética caprichada e sabor caseiro
- Opções adaptadas para restrições alimentares (sem lactose, veganos, etc.)
Objetivo:
Encontrar um nicho de mercado para crescer de forma sustentável, aumentar a renda familiar e se tornar uma referência regional em bolos personalizados.
Sonhos:
- Ter uma cozinha própria equipada, fora da casa onde mora
- Montar um pequeno ponto de venda ou ateliê de bolos
- Empregar outras mulheres da comunidade no futuro, visando auxiliar a renda destas pessoas
- Oferecer oficinas de confeitaria para jovens e mulheres da região
Medos e Desafios:
- Falta de capital inicial para investir em equipamentos e divulgação
- Dificuldade de precificação correta
- Pouco conhecimento em gestão e marketing
- Insegurança com formalização e burocracia
Respostas do Questionário da EEL:
Em poucas palavras descreva o negócio/produto que já comercializa ou que pretende colocar no mercado.
Eu faço bolos personalizados para festas e ocasiões especiais. São bolos criativos, feitos sob encomenda, com decorações únicas para cada cliente.Você já começou a empreender?
Sim, já comecei. Trabalho de casa e faço bolos por encomenda.Nome da empresa (mesmo que seja informal)
Delícias da Valéria (informal)Há quanto tempo iniciou o negócio:
☐ Menos de um ano
☐ de 1 a 2 anos
✅ de 2 a 5 anos
☐ Mais de 5 anosSua empresa já está obtendo lucros que lhe permitem sobreviver?
☐ Sim
☐ Não
✅ ParcialmenteQuem são seus principais clientes?
✅ Pessoas físicas (consumidores finais)
✅ Moradores da vizinhança ou da comunidade
✅ Amigos, conhecidos e/ou familiaresVocê trabalha sozinha ou tem uma equipe?
✅ SozinhaQuem trabalha com você são:
☐ Familiares
☐ Empregados
✅ (No momento trabalho sozinha)Quais são os principais desafios que você enfrenta atualmente no seu negócio?
- Divulgar melhor meu trabalho fora do meu bairro
- Conseguir um espaço melhor para produção
- Comprar equipamentos como batedeira planetária, formas e embalagens
- Saber o valor certo para cobrar pelos bolos
- Atrair novos clientes e me destacar da concorrência
Texto e foto produzidos com auxílio do ChatGPT
-
Para facilitar e padronizar a interação com a boleira fictícia, “Valéria Nunes”, criada por mim no ChatGPT, sugiro que vocês usem o seguinte prompt para interagir com a Valéria. Assim, teremos uma uniformidade de comportamentos entre as interações dos diferentes grupos.
Ao final deste texto, coloco um prompt de interação de um representante fictício de um grupo de trabalho da disciplina e a resposta gerada pelo ChatGPT
Prompt sugerido para ser utilizado pelos grupos (podem utilizar de imaginação para melhorar o prompt.
-