Kursthemen
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Plano de Ensino e Aprendizagem
Carga Horária
Introdutório e abertura: 30min,
Teórico: 4h.
Prática: 2h.
Workshop: 1h.
Feedback: 30min.
Total: 8h de atividadeO curso possui carga horária total de 8 horas, sendo conduzido em 1 dia de imersão no conteúdo do curso de Gestão de Pessoas aplicado à graduação de administração de empresas. O curso inicia-se com um introdutório de acolhimento e boas vindas com 30 minutos de duração (avaliação diagnóstica), seguido de 4 módulos de conteúdo, sendo que a dinâmica de cada módulo envolve apresentações de conteúdo teórico (1 hora teórica em cada módulo, total 4 horas), atividades práticas serem desenvolvidas pelos presentes (30 min de atividades - quizzes e desafios em cada módulo, total: 2 horas), um workshop ao final (1 hora), e encerrando com 30 min de feedbacks e troca de experiências.
Objetivos de Aprendizagem:
- Reconhecer diferentes estilos de liderança para inspirar e motivar suas equipes, identificando a importância de adaptar o estilo de liderança às necessidades individuais e ao contexto da equipe para maximizar o engajamento e a produtividade.
- Compreender as abordagens tradicionais e modernas da gestão de pessoas, interpretando a importância de estratégias inclusivas e diversificadas para impulsionar a inovação e a competitividade no ambiente de trabalho.
- Aplicar ferramentas para melhorar a comunicação efetiva dentro de suas equipes, executando técnicas para gerenciar conflitos de maneira construtiva e dialógica.
- Implementar a prática de gestão de projetos e processos organizacionais propondo responsabilidades a diferentes funções ou pessoas para realizar tarefas que simulem a realidade coorporativa.
08:30 - 09:00 - Visão Geral do curso
● Introdução ao dia de atividades;
● Avaliação diagnóstica e networking inicial entre os participantes.09:00 - 10:30 - Módulo 1: Fundamentos da Gestão de Pessoas
● Principais conceitos da gestão de pessoas abrangendo as principais atribuições da Administração de Recursos Humanos;
● Papel do gestor, etapas do recrutamento e seleção de pessoas.10:30 - 10:45 - Intervalo
10:45 - 12:15 - Módulo 2: Liderança Inspiradora
● Conceitos de motivação e impacto da liderança;
● Principais estilos de liderança na dinâmica de equipe eficaz.12:15 - 13:15 - Almoço
13:15 - 14:45 - Módulo 3: Estratégias de Comunicação Efetiva
● Ferramentas para melhorar a comunicação interna;
● Avaliação de desempenho visando um ambiente de trabalho harmonioso.
● Motivações envolvidas no processo de liderança14:45 - 15:00 - Intervalo
15:00 - 16:30 - Módulo 4: Aplicando a Matriz de Responsabilidade
● Introdução à Matriz de Responsabilidades e sua relevância para a gestão efetiva de equipes;
● Vivência Prática: Participantes serão divididos em grupos para criar uma Matriz de Responsabilidades para um projeto ou cenário hipotético, focando na identificação e desenvolvimento de talentos, assim como na estratégia de retenção;
● Discussão de Caso: Apresentação e discussão das Matrizes criadas, explorando como diferentes abordagens podem ser aplicadas na gestão de talentos e retenção de colaboradores.16:30 - 17:30 - Workshop prático abrangendo os temas abordados no curso
17:30 - 18:00 - Feedback e Encerramento
● Atividade de feedback colaborativo sobre o aprendizado do dia.Avaliação das aprendizagens
1) Diagnóstica: No início do curso, durante a introdução do curso, propõe-se a aplicação de uma avaliação diagnóstica para verificação dos conhecimentos anteriores dos alunos, identificando lacunas e se necessário, readequar o plano de ensino aprendizagem.
2) Formativa: Ao longo do curso aplicar dinâmicas participativas utilizando ferramentas de aprendizagem (como quizzes, gaming, workshop, etc) para identificar progressos e dificuldades de aprendizagem, possibilitando retroalimentação do processo de ensino aplicado.
3) Colaborativa: Como parte da Avaliação Formativa, considera-se aplicar avaliações efetuadas entre os alunos sobre os resultados do workshop (avaliação por pares).
4) Somativa: Aplicar critérios objetivos como base para tomada de decisão sobre a entrega da Matriz de Responsabilidades e a apresentação do workshop pelos alunos ao final do curso.
Critérios de Avaliação
A – Engajamento pleno em todas as sessões e atividades propostas, incluindo a avaliação colaborativa entre os participantes. Apresentar um caso prático de implementação de uma Matriz de Responsabilidades no ambiente organizacional e compartilhar na plataforma de aprendizagem. Participação ativa no workshop. Ter pontualidade e estar presente durante todo o curso.
B – Participação ativa nas atividades propostas e na avaliação colaborativa. Apresentar um caso prático de implementação de uma Matriz de Responsabilidades no ambiente organizacional e não compartilhar na plataforma de aprendizagem. Participação no workshop. Atraso na chegada ou saída antes do término da atividade. Estar presente durante todo o curso.
C – Participação parcial nas atividades e apresentação incompleta e pouco detalhada da Matriz de Responsabilidade. Participação parcial no workshop. É aceitável ter até 1 hora/aula de faltas no curso.
R – Falha em participar das atividades propostas, ausência de entrega da Matriz de Responsabilidade, pequena participação no workshop e ausência em mais de 1 hora/aula de faltas no curso.
Observação: O Certificado de participação não será entregue ao aluno apenas se a classificação final do aluno for R (Reprovado)
Pesos da nota final na Avaliação da Aprendizagem
Descrição das atividades que integram a avaliação da aprendizagem
Detalhamento
Peso
01-Participação Ativa
Participação e envolvimento nas discussões
10%
02-Matriz de Responsabilidades e Workshop
Entrega da matriz de responsabilidades e participação em um caso prático de simulação de um ambiente de empresa, avaliando as respostas dos alunos frente aos cenários propostos, conforme fundamentação teórica apresentada ao longo do curso.
60%
03-Avaliação Colaborativa
Entrega do formulário de avaliação entre pares e da autoavaliação.
30%
Feedback para os estudantes
Os feedbacks para os estudantes ocorrerão em tempo real pelo docente ao longo das atividades executadas. O docente deve motivar a avaliação entre pares sempre que a atividade possibilitar, com fechamento sempre mediado pelo docente.
Módulo
Duração
Objetivo
Atividade
Ferramenta
Introdutório
0:30
Recepção
Registro da lista de presença
Networking
Cada aluno apresenta a sua formação e expectativas
Registro no chat do curso no Moodle
Avaliação diagnóstica
Identificar a importância do estudo acerca do assunto Gestão de pessoas, coletando opiniões livres de cada aluno. O docente deve identificar:
- As opiniões alinhadas corretamente com o tema;
- As lacunas não abordadas pelos alunos;
- As opiniões que não se enquadram no tema.
Mentimeter: Registro de opiniões por meio de um texto curto
Módulo 1
1:30
Apresentação teórica
Tema: Fundamentos da Gestão de Pessoas
Slides/Vídeos com os principais conceitos da gestão de pessoas abrangendo as principais atribuições da Administração de Recursos Humanos. Papel do gestor, etapas do recrutamento e seleção de pessoas.
Avaliação formativa
Realização de QUIZ individual com perguntas acerca do tema apresentado
Questionário Genial.ly
Módulo 2
1:30
Apresentação teórica
Tema: Liderança inspiradora
Slides/Vídeos abordando os conceitos de motivação e impacto da liderança. Principais estilos de liderança na dinâmica de equipe eficaz.
Avaliação formativa
Dinâmica de perguntas com respostas de múltipla escolha, abordando situações distintas de liderança.
Ferramenta Quizziz
Módulo 3
1:30
Apresentação teórica
Tema: Estratégias de Comunicação Efetiva
Slides/Vídeos abordando as ferramentas para melhorar a comunicação interna. Avaliação de desempenho visando um ambiente de trabalho harmonioso. Motivações envolvidas no processo de liderança.
Avaliação formativa
Gaming competitivo com um quizz abordando a temática de comunicação.
Ferramenta Quizizz
Módulo 4
1:30
Apresentação teórica
Tema: Aplicando a Matriz de Responsabilidades
Slides abordado a introdução à Matriz de Responsabilidades e sua relevância para a gestão efetiva de equipes
Avaliação formativa
Vivência Prática: Participantes serão divididos em grupos para criar uma Matriz de Responsabilidades.
Tarefa do Moodle (Postagem da atividade)
Avaliação formativa
Apresentação e discussão das Matrizes criadas, explorando como diferentes abordagens podem ser aplicadas na gestão de talentos e retenção de colaboradores.
Google Meet
Workshop
1:00
Avaliação somativa
O workshop permitirá aos estudantes aplicar conhecimentos teóricos a desafios práticos de gestão de pessoas e desenvolver habilidades importantes de liderança e comunicação.
Google Meet e Google Docs
Feedback
0:30
Avaliação colaborativa
Os grupos apresentam comentários sobre a apresentação do workshop dos demais grupos. Os alunos comentam sobre a experiência sobre o curso.
Google Meet
Feedback
Feedback do docente sobre a participação dos alunos durante o curso.
Google Meet