Programação


  • Plano de Ensino e Aprendizagem

    Carga Horária

    Introdutório e abertura: 30min,
    Teórico: 4h.
    Prática: 2h.
    Workshop: 1h.
    Feedback: 30min.
    Total: 8h de atividade

    O curso possui carga horária total de 8 horas, sendo conduzido em 1 dia de imersão no conteúdo do curso de Gestão de Pessoas aplicado à graduação de administração de empresas. O curso inicia-se com um introdutório de acolhimento e boas vindas com 30 minutos de duração (avaliação diagnóstica), seguido de 4 módulos de conteúdo, sendo que a dinâmica de cada módulo envolve apresentações de conteúdo teórico (1 hora teórica em cada módulo, total 4 horas), atividades práticas serem desenvolvidas pelos presentes  (30 min de atividades - quizzes e desafios em cada módulo, total: 2 horas), um workshop ao final (1 hora), e encerrando com 30 min de feedbacks e troca de experiências.

    Objetivos de Aprendizagem:

    1. Reconhecer diferentes estilos de liderança para inspirar e motivar suas equipes, identificando a importância de adaptar o estilo de liderança às necessidades individuais e ao contexto da equipe para maximizar o engajamento e a produtividade.
    2. Compreender as abordagens tradicionais e modernas da gestão de pessoas, interpretando a importância de estratégias inclusivas e diversificadas para impulsionar a inovação e a competitividade no ambiente de trabalho.
    3. Aplicar ferramentas para melhorar a comunicação efetiva dentro de suas equipes, executando técnicas para gerenciar conflitos de maneira construtiva e dialógica.
    4. Implementar a prática de gestão de projetos e processos organizacionais propondo responsabilidades a diferentes funções ou pessoas para realizar tarefas que simulem a realidade coorporativa.

    Estruturação do Curso

    08:30 - 09:00 - Visão Geral do curso

    ●        Introdução ao dia de atividades;
    ●        Avaliação diagnóstica e networking inicial entre os participantes.

    09:00 - 10:30 - Módulo 1: Fundamentos da Gestão de Pessoas
    ●        Principais conceitos da gestão de pessoas abrangendo as principais atribuições da Administração de Recursos Humanos;
    ●        Papel do gestor, etapas do recrutamento e seleção de pessoas.

    10:30 - 10:45 - Intervalo

    10:45 - 12:15 - Módulo 2: Liderança Inspiradora
    ●       Conceitos de motivação e impacto da liderança;
    ●       Principais estilos de liderança na dinâmica de equipe eficaz.

    12:15 - 13:15 - Almoço

    13:15 - 14:45 - Módulo 3: Estratégias de Comunicação Efetiva
    ●        Ferramentas para melhorar a comunicação interna;
    ●        Avaliação de desempenho visando um ambiente de trabalho harmonioso.
    ●        Motivações envolvidas no processo de liderança

    14:45 - 15:00 - Intervalo

    15:00 - 16:30 - Módulo 4: Aplicando a Matriz de Responsabilidade
    ●        Introdução à Matriz de Responsabilidades e sua relevância para a gestão efetiva de equipes;
    ●        Vivência Prática: Participantes serão divididos em grupos para criar uma Matriz de Responsabilidades para um projeto ou cenário hipotético, focando na identificação e desenvolvimento de talentos, assim como na estratégia de retenção;
    ●        Discussão de Caso: Apresentação e discussão das Matrizes criadas, explorando como diferentes abordagens podem ser aplicadas na gestão de talentos e retenção de colaboradores.

    16:30 - 17:30 - Workshop prático abrangendo os temas abordados no curso

    17:30 - 18:00 - Feedback e Encerramento 
    ●        Atividade de feedback colaborativo sobre o aprendizado do dia.

    Avaliação das aprendizagens

    1) Diagnóstica: No início do curso, durante a introdução do curso, propõe-se a aplicação de uma avaliação diagnóstica para verificação dos conhecimentos anteriores dos alunos, identificando lacunas e se necessário, readequar o plano de ensino aprendizagem.

    2) Formativa: Ao longo do curso aplicar dinâmicas participativas utilizando ferramentas de aprendizagem (como quizzes, gaming, workshop, etc) para identificar progressos e dificuldades de aprendizagem, possibilitando retroalimentação do processo de ensino aplicado. 

    3) Colaborativa: Como parte da Avaliação Formativa, considera-se aplicar avaliações efetuadas entre os alunos sobre os resultados do workshop (avaliação por pares).

    4) Somativa: Aplicar critérios objetivos como base para tomada de decisão sobre a entrega da Matriz de Responsabilidades e a apresentação do workshop pelos alunos ao final do curso. 


    Critérios de Avaliação

    A – Engajamento pleno em todas as sessões e atividades propostas, incluindo a avaliação colaborativa entre os participantes. Apresentar um caso prático de implementação de uma Matriz de Responsabilidades no ambiente organizacional e compartilhar na plataforma de aprendizagem. Participação ativa no workshop. Ter pontualidade e estar presente durante todo o curso.

    B – Participação ativa nas atividades propostas e na avaliação colaborativa. Apresentar um caso prático de implementação de uma Matriz de Responsabilidades no ambiente organizacional e não compartilhar  na plataforma de aprendizagem. Participação no workshop. Atraso na chegada ou saída antes do término da atividade. Estar presente durante todo o curso.

    C – Participação parcial nas atividades e apresentação incompleta e pouco detalhada da Matriz de Responsabilidade.  Participação parcial no workshop. É aceitável ter até 1 hora/aula de faltas no curso.

    R – Falha em participar das atividades propostas, ausência de entrega da Matriz de Responsabilidade, pequena participação no workshop e ausência em mais de 1 hora/aula de faltas no curso.

    Observação: O Certificado de participação não será entregue ao aluno apenas se a classificação final do aluno for R (Reprovado)


    Pesos da nota final na Avaliação da Aprendizagem

    Descrição das atividades que integram a avaliação da aprendizagem

    Detalhamento

    Peso

    01-Participação Ativa

    Participação e envolvimento nas discussões 

    10%

    02-Matriz de Responsabilidades e Workshop

    Entrega da matriz de responsabilidades e participação em  um caso prático de simulação de um ambiente de empresa, avaliando as respostas dos alunos frente aos cenários propostos, conforme fundamentação teórica apresentada ao longo do curso.

    60%

    03-Avaliação Colaborativa

    Entrega do formulário de avaliação entre pares e da autoavaliação.

    30%

     

     

    Feedback para os estudantes

    Os feedbacks para os estudantes ocorrerão em tempo real pelo docente ao longo das atividades executadas. O docente deve motivar a avaliação entre pares sempre que a atividade possibilitar, com fechamento sempre mediado pelo docente.


    Módulo

    Duração

    Objetivo

    Atividade

    Ferramenta

    Introdutório

    0:30

    Recepção

    Registro da lista de presença

     

    Networking

    Cada aluno apresenta a sua formação e expectativas

    Registro no chat do curso no Moodle

    Avaliação diagnóstica

    Identificar a importância do estudo acerca do assunto Gestão de pessoas, coletando opiniões livres de cada aluno. O docente deve identificar:

    As opiniões alinhadas corretamente com o tema;

    As lacunas não abordadas pelos alunos;

    As opiniões que não se enquadram no tema.

    Mentimeter: Registro de opiniões por meio de um texto curto

    Módulo 1

    1:30

    Apresentação teórica

    Tema: Fundamentos da Gestão de Pessoas

    Slides/Vídeos com os principais conceitos da gestão de pessoas abrangendo as principais atribuições da Administração de Recursos Humanos. Papel do gestor, etapas do recrutamento e seleção de pessoas.

    Avaliação formativa

    Realização de QUIZ individual com perguntas acerca do tema apresentado

    Questionário Genial.ly

    Módulo 2

    1:30

    Apresentação teórica

    Tema: Liderança inspiradora

    Slides/Vídeos abordando os conceitos de motivação e impacto da liderança.   Principais estilos de liderança na dinâmica de equipe eficaz.

    Avaliação formativa

    Dinâmica de perguntas com respostas de múltipla escolha, abordando situações distintas de liderança.

    Ferramenta Quizziz

    Módulo 3

    1:30

    Apresentação teórica

    Tema: Estratégias de Comunicação Efetiva

    Slides/Vídeos abordando as ferramentas para melhorar a comunicação interna. Avaliação de desempenho visando um ambiente de trabalho harmonioso. Motivações envolvidas no processo de liderança.

    Avaliação formativa

    Gaming competitivo com um quizz abordando a temática de comunicação.

    Ferramenta Quizizz

    Módulo 4

    1:30

    Apresentação teórica

    Tema: Aplicando a Matriz de Responsabilidades

    Slides abordado a introdução à Matriz de Responsabilidades e sua relevância para a gestão efetiva de equipes

    Avaliação formativa

    Vivência Prática: Participantes serão divididos em grupos para criar uma Matriz de Responsabilidades.

    Tarefa do Moodle (Postagem da atividade)

    Avaliação formativa

    Apresentação e discussão das Matrizes criadas, explorando como diferentes abordagens podem ser aplicadas na gestão de talentos e retenção de colaboradores.

    Google Meet

    Workshop

    1:00

    Avaliação somativa

    O workshop permitirá aos estudantes aplicar conhecimentos teóricos a desafios práticos de gestão de pessoas e  desenvolver habilidades importantes de liderança e comunicação. 

    Google Meet e Google Docs

    Feedback

    0:30

    Avaliação colaborativa

    Os grupos apresentam comentários sobre a apresentação do workshop dos demais grupos. Os alunos comentam sobre a experiência sobre o curso.

    Google Meet

    Feedback

    Feedback do docente sobre a participação dos alunos durante o curso.

    Google Meet