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Leitura do Café: fenômeno da informação e processos

de pesquisa documental

 

2. Código: 5962130

 

3. Título em Inglês: Coffee reading: information phenomenon and documentary research processes

4. Verificar Conflito de Horário: sim não

5. Semestral - X

6. Anual

7. Obrigatória

8. Optativa LIVRE -  X

9. Disciplina Pré-Requisito:

10. Créditos:

a) aula: 60

b) trabalho: 30

c) total: 90

11. Semestre Ideal: quinto

12. Nº máximo de alunos por turma: 90

13. Objetivos:

1) O aluno deverá analisar conceitos, práticas da leitura e reconhecer os fenômenos da informação estruturada nas instituições: arquivos, museus, bibliotecas e centros de documentação no Brasil e no exterior. 2. Etapas e questionamentos: 1. O que é e como se faz leitura documental? 2. Como associar os termos aos contextos de informações? .3. Quais são os objetivos das apropriações terminológicas?

Todas as perguntas serão aplicadas durante a seleção, leitura e extração dos termos dos documentos, quer sejam analógicos ou digitais (textuais, imagem ou audiovisuais). Quais são os produtos realizáveis na mediação (instrumentos de pesquisas e vocabulários controlados) ? Os livros, sites, exposições, jogos e outros com a temática Café.

14. Programa Resumido:

1. O documento, a leitura e problemáticas da formação de usuários e públicos

2. A especificidade terminológica depende da gestão dos conteúdos da relação da

documentação e desenvolvimento sistêmico e tecnológico.

3. Reconhecer linguagens e processos de leituras na documentação

3.1. O documento, a leitura e problemáticas da formação de usuários e públicos

4. A especificidade terminológica depende da gestão dos conteúdos da relação da documentação e desenvolvimento sistêmico e tecnológico.

5. Reconhecer linguagens e processos de leituras na documentação.

 

15. Programa:

 

1. História ou informação sobre o café nos meios de comunicação, arquivos, museus e bibliotecas no Brasil e em outros países.

 

2. A gestão dos conteúdos da relação da documentação e desenvolvimento sistêmico e tecnológico nos territórios,

2.1. Territórios são imaginados, desenhados, medidos

2.1.1. Território – relacionado à terra e uso do solo

2.1.2. Território – relacionado à política e intervenções do Estado e produção de documentação – Fundos arquivísticos

2.1.3. Racismo e exclusão nos cafezais

2. Reconhecer os ciclos informacionais em relação à produção moderna brasileira e transição baseada economia brasileira focando a produção cafeeira.

3. Conceitos para reconhecimento do fenômeno da Informação na leitura documental.

3.1. O aluno deverá analisar conceitos e práticas reconhecendo os fenômenos da informação do café estruturada nas instituições: arquivos, museus, bibliotecas e centros de documentação no Brasil e no exterior.

4. Analisar os fenômenos da informação estruturada do café nos meios materiais e imateriais documentais nas dimensões virtuais.

5. Identificar o papel do mediador da tecnologia na sociedade de classes.

 

16. Métodos utilizados: aulas expositivas e práticas, visitas técnicas a instituições curadoras

de acervos audiovisuais e coleções fotográficas

Aulas teóricas e práticas utilizando tecnologia disponível no CRIPE - Centro de Recursos e Informação para Pesquisa e Ensino.

17. Carga horária semestral:

Aulas teóricas: 30

Aulas práticas: 10

Seminários: 10

Outros: 10

 

18. Carga horária anual:

Aulas teóricas:

Aulas práticas:

Seminários:

Outros:

 

19. Critérios de avaliação de aprendizagem:

Trabalhos (escrito, seminário e práticos) e/ou prova.

 

20. Normas de recuperação: Apresentação de trabalho e/ou realização de prova escrita pelos

alunos regimentalmente habilitados e segundo prazos fixados pelo Calendário Escolar.

 

21. Bibliografia:

ARAÚJO, C.A.A. A Contribuição de F.W. Lancaster para a Ciência da Informação no Brasil.

Disponível em PontodeAcesso, Salvador, v. 3, n. 2, p. 132 -146, ago. 2009.

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ESPÍRITO SANTO, S. O Colecionador Público Documentalista: Museu Histórico e de Ordem Geral

Plínio Travassos dos Santos de Ribeirão Preto”. Ribeirão Preto: Editora Holos, 2015.

 

___________________Os “corredores do café” como mediação do objeto cognitivo para a Ciência da

Informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 10, n. 4, ago. 2009. Disponível em: .

Acesso em: 25 nov. 2009.

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Recuperado em 15 março, 2016, de

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GIDDENS, A. A Constituição da Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2003

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