Opções de inscrição
Leitura do Café: fenômeno da informação e processos
de pesquisa documental
2. Código: 5962130
3. Título em Inglês: Coffee reading: information phenomenon and documentary research processes
4. Verificar Conflito de Horário: sim não
5. Semestral - X
6. Anual
7. Obrigatória
8. Optativa LIVRE - X
9. Disciplina Pré-Requisito:
10. Créditos:
a) aula: 60
b) trabalho: 30
c) total: 90
11. Semestre Ideal: quinto
12. Nº máximo de alunos por turma: 90
13. Objetivos:
1) O aluno deverá analisar conceitos, práticas da leitura e reconhecer os fenômenos da informação estruturada nas instituições: arquivos, museus, bibliotecas e centros de documentação no Brasil e no exterior. 2. Etapas e questionamentos: 1. O que é e como se faz leitura documental? 2. Como associar os termos aos contextos de informações? .3. Quais são os objetivos das apropriações terminológicas?
Todas as perguntas serão aplicadas durante a seleção, leitura e extração dos termos dos documentos, quer sejam analógicos ou digitais (textuais, imagem ou audiovisuais). Quais são os produtos realizáveis na mediação (instrumentos de pesquisas e vocabulários controlados) ? Os livros, sites, exposições, jogos e outros com a temática Café.
14. Programa Resumido:
1. O documento, a leitura e problemáticas da formação de usuários e públicos
2. A especificidade terminológica depende da gestão dos conteúdos da relação da
documentação e desenvolvimento sistêmico e tecnológico.
3. Reconhecer linguagens e processos de leituras na documentação
3.1. O documento, a leitura e problemáticas da formação de usuários e públicos
4. A especificidade terminológica depende da gestão dos conteúdos da relação da documentação e desenvolvimento sistêmico e tecnológico.
5. Reconhecer linguagens e processos de leituras na documentação.
15. Programa:
1. História ou informação sobre o café nos meios de comunicação, arquivos, museus e bibliotecas no Brasil e em outros países.
2. A gestão dos conteúdos da relação da documentação e desenvolvimento sistêmico e tecnológico nos territórios,
2.1. Territórios são imaginados, desenhados, medidos
2.1.1. Território – relacionado à terra e uso do solo
2.1.2. Território – relacionado à política e intervenções do Estado e produção de documentação – Fundos arquivísticos
2.1.3. Racismo e exclusão nos cafezais
2. Reconhecer os ciclos informacionais em relação à produção moderna brasileira e transição baseada economia brasileira focando a produção cafeeira.
3. Conceitos para reconhecimento do fenômeno da Informação na leitura documental.
3.1. O aluno deverá analisar conceitos e práticas reconhecendo os fenômenos da informação do café estruturada nas instituições: arquivos, museus, bibliotecas e centros de documentação no Brasil e no exterior.
4. Analisar os fenômenos da informação estruturada do café nos meios materiais e imateriais documentais nas dimensões virtuais.
5. Identificar o papel do mediador da tecnologia na sociedade de classes.
16. Métodos utilizados: aulas expositivas e práticas, visitas técnicas a instituições curadoras
de acervos audiovisuais e coleções fotográficas
Aulas teóricas e práticas utilizando tecnologia disponível no CRIPE - Centro de Recursos e Informação para Pesquisa e Ensino.
17. Carga horária semestral:
Aulas teóricas: 30
Aulas práticas: 10
Seminários: 10
Outros: 10
18. Carga horária anual:
Aulas teóricas:
Aulas práticas:
Seminários:
Outros:
19. Critérios de avaliação de aprendizagem:
Trabalhos (escrito, seminário e práticos) e/ou prova.
20. Normas de recuperação: Apresentação de trabalho e/ou realização de prova escrita pelos
alunos regimentalmente habilitados e segundo prazos fixados pelo Calendário Escolar.
21. Bibliografia:
ARAÚJO, C.A.A. A Contribuição de F.W. Lancaster para a Ciência da Informação no Brasil.
Disponível em PontodeAcesso, Salvador, v. 3, n. 2, p. 132 -146, ago. 2009.
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CHOMSKY, N.Linguagem e responsabilidade. São Paulo: JSN Editora, 2007
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Plínio Travassos dos Santos de Ribeirão Preto”. Ribeirão Preto: Editora Holos, 2015.
___________________Os “corredores do café” como mediação do objeto cognitivo para a Ciência da
Informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 10, n. 4, ago. 2009. Disponível em: .
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- Docente: Silvia Maria do Espirito Santo