Opções de inscrição

Objetivos:

Estudar a contabilidade, o orçamento público e a administração financeira como instrumentos da Gestão de Políticas Públicas executadas através das inúmeras e diversas Organizações que compõem o contexto das políticas públicas no país, suas principais operadoras.

As aulas com foco na contabilidade e na administração financeira permitirão ao participante a compreensão e a análise do processo contábil de organizações da iniciativa privada e da pública. Possibilitarão, também, o estudo dos princípios e dos procedimentos contábeis e financeiros básicos tendo em vista capacitar o futuro Gestor de Políticas Públicas a dialogar com responsáveis pela elaboração e pela divulgação das informações contábeis nestas organizações. Desenvolverá, assim, a capacidade de realizar a análise de desempenho financeiro, econômico e fiscal das organizações que operam Políticas Públicas, do setor público e do privado.

A disciplina abre caminho para os participantes que têm interesse em aprofundar conhecimentos e experiências com os seguintes temas: contabilidade privada e pública, finanças privadas e públicas, orçamento público, arrecadação pública, gastos públicos, eficiência dos gastos públicos, qualidade do gasto, financiamento do estado, entre outros. Os estudos nesta disciplina complementam os conhecimentos dos alunos e analistas de políticas públicas para a gestão do orçamento público e as avaliações da Qualidade do Gasto Público, relacionados aos aspectos da eficiência, da eficácia e da efetividade dos recursos financeiros (orçamentários e patrimoniais) na efetivação das políticas públicas dos atores nacionais.

 

Método:

Aulas presenciais com atividades expositivas e desenvolvimento de estudos de casos com a aplicação das técnicas de contabilização e de análise de demonstrativos contábeis.

As aulas presenciais serão realizadas no Edifício I1 - 2º andar - Sala 224, nos seguintes horários às segundas-feiras:

Manhã: 08h às 12h

Noite:   19h às 22h45m

Teremos 15 encontros presenciais para cada turma no semestre, conforme programação abaixo. Em cada encontro haverá verificação da presença em dois momentos.

Para cada encontro será disponibilizado o seguinte conjunto de materiais na plataforma moodle:

Slides da apresentação usada pelo professor, quando for o caso;

Texto para leitura suporte, quando for o caso;

Questionário dirigido sobre o texto suporte; quando for o caso.

 

Avaliação:

A nota final da disciplina será a média ponderada das avaliações dos dois professores que ministram os 6 créditos.

Para as atividades com o foco na Contabilidade e Administração Financeira a nota será composta por questionários semanais (15%), prova escrita (15%) e dois trabalhos (35% cada) e corresponderá a 60% da nota final da disciplina. O questionário de cada aula será disponibilizado após a aula e ficará aberto por uma semana, até o início da aula da semana seguinte. A prova escrita será individual na data defina no cronograma abaixo. Os trabalhos serão realizados em grupos de até cinco participantes e versarão sobre informações contábeis de demonstrativos de entidades privadas (primeiro trabalho) que publicam balanços em conformidade com as regras contábeis do setor privado, e públicas (segundo trabalho) dos municípios brasileiros que publicam os balanços em conformidade com a Lei 4.320/64.

 

Norma de Recuperação: nova atividade conforme a deficiência apresentada, em data a ser agendada por um dos professores.

 

 

Bibliografia:

 

ASSAF NETO, A. Estrutura e Análise de Balanços – um enfoque econômico e financeiro. 13ª. edição. São Paulo, Atlas, 2023.

CFC – Conselho Federal de Contabilidade. Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público. 2016. Disponível em: http://cfc.org.br/noticias/cfc-publica-a-norma-estrutura-conceitual-da-contabilidade-publica/.

COSTA REIS, H. e MACHADO, J. T. A Lei 4320 Comentada e a Lei de Responsabilidade Fiscal, Rio de Janeiro: IBAM, 2019, 36ª. Ed.

CROZATTI, J.; MANDU DOS SANTOS, G. Associação entre IDEB, gastos com pessoal próprio e compras no ensino fundamental dos municípios paulistas. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 27, n. 88, p. 83163, 2022. DOI: 10.12660/cgpc.v27n88.83163. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cgpc/article/view/83163. Acesso em: 6 mar. 2023.

FIPECAFI. Manual de Contabilidade Societária: aplicável a todas as sociedades de acordo com as normas internacionais e do CPC. São Paulo: Atlas, 4ª ed., 2022.

GIACOMONI, J. Orçamento Público. 18a. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

IUDÍCIBUS. S. Teoria da Contabilidade. 12ª. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

Kohama, H.. Balanços Públicos – teoria e prática. 3ª. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

KOHAMA, H. Contabilidade Pública: teoria e prática. 15ª. ed. São Paulo: Atlas, 2016

MATIAS, A. B. e CAMPELLO, C. A. G. B.. Administração Financeira Municipal. Atlas. São Paulo, 2000.

MORAES, V. M.; POLIZEL, M. F.; CROZATTI, J. Eficiência dos gastos municipais com a educação fundamental: uma análise dos municípios paulista no ano de 2013. Revista de Contabilidade e Controladoria. UFPR: Curitiba, 2017. Disponível em: http://revistas.ufpr.br/rcc/article/view/51210.

RIBEIRO, O. M. Contabilidade geral fácil. São Paulo: Saraiva, 2013. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=o4VnDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT6&dq=objetivos+da+contabilidade+geral&ots=I8uHupOJpO&sig=OxYDkrYnEOCVt5As75aGt15Ljp0#v=onepage&q=objetivos%20da%20contabilidade%20geral&f=false

SILVA, M. C. Análises das Demonstrações Contábeis Públicas. São Paulo: Biblioteca24horas, 2019.

ABRAHAM, M. Lei de responsabilidade fiscal comentada. São Paulo: Forense, 2020.

SANTOS, S. P. dos; CROZATTI, J. Eficiência dos gastos públicos com atenção básica à saúde: análise dos municípios de São Paulo. Revista Ambiente Contábil, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 239–263, 2023. DOI: 10.21680/2176-9036.2023v15n1ID29761. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/29761.

SLOMSKI, V.. Manual de Contabilidade Pública. 3ª. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

STARKE Jr, P; FRAITAG, V. C.; CROZATTI, J.. A função social da pesquisa em Contabilidade. UFPR: Curitiba, 2018. Disponível em: http://www.dcc.uem.br/semana2006/anais2006/Anais_2006_arquivo_01.pdf

STN – Secretaria do Tesouro Nacional. Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público – MCASP. Brasília, STN, 9ª ed., 2021. Disponível em: https://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2501:9::::9:P9_ID_PUBLICACAO:41943.

SILVA, G. E. e SAUERBRONN, F. F.. Um breve panorama histórico da contabilidade governamental no Brasil: em busca pelo ‘novo’ na nova contabilidade pública. Revista de gestão e contabilidade da UFPI. Teresina. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/5321/3523;

Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.