Aperçu des sections
-
-
Média Final e conceito na disciplina para conferência.
-
-
Durante a disciplina será solicitada a leitura de alguns textos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:
[1,0] Indicar o título, autoria e ano do texto;
[3,0] Resumir (com suas palavras) o que o texto aborda;
[2,0] Apresentar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;
[2,0] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção e comentá-los;
[2,0] Comentário crítico e pessoal sobre o material.
As questões podem ser trabalhadas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).
A leitura para o próximo encontro é:Docência no Ensino Superior: tensões e mudanças - Miriam Krasilchik
A entrega deve ser feita antes do nosso próximo encontro, ou seja, o prazo máximo para envio é 19/03 às 8:09.
-
-
Durante a disciplina será solicitada a leitura de alguns textos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:
[1,0] Indicar o título, autoria e ano do texto;
[3,0] Resumir (com suas palavras) o que o texto aborda;
[2,0] Apresentar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;
[2,0] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção e comentá-los;
[2,0] Comentário crítico e pessoal sobre o material.
As questões podem ser trabalhadas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).
A leitura para o próximo encontro é:Ética na docência universitária: a caminho de uma universidade pedagógica? - Terezinha Azerêdo Rios
A entrega deve ser feita antes do nosso próximo encontro, ou seja, o prazo máximo para envio é 02/04 às 8:09.
-
-
Durante a disciplina será solicitada a leitura de alguns textos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:
[1,0] Indicar o título, autoria e ano do texto;
[3,0] Resumir (com suas palavras) o que o texto aborda;
[2,0] Apresentar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;
[2,0] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção e comentá-los;
[2,0] Comentário crítico e pessoal sobre o material.
As questões podem ser trabalhadas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).
A leitura para o próximo encontro é:Conteúdos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisa: unindo ensino e modos de investigação - José Carlos Libâneo
A entrega deve ser feita antes do nosso próximo encontro, ou seja, o prazo máximo para envio é 16/04 às 8:09.
-
-
Durante a disciplina será solicitada a leitura de alguns textos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:
[1,0] Indicar o título, autoria e ano do texto;
[3,0] Resumir (com suas palavras) o que o texto aborda;
[2,0] Apresentar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;
[2,0] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção e comentá-los;
[2,0] Comentário crítico e pessoal sobre o material.
As questões podem ser trabalhadas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).
A leitura para o próximo encontro é:ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS MEDIADOS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS - Vani Moreira Kenski, Rosângela Araújo Medeiros e Jean Ordéas
A entrega deve ser feita antes do nosso próximo encontro, ou seja, o prazo máximo para envio é 23/04 às 8:09.
-
-
Durante a disciplina será solicitada a leitura de alguns textos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:
[1,0] Indicar o título, autoria e ano do texto;
[3,0] Resumir (com suas palavras) o que o texto aborda;
[2,0] Apresentar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;
[2,0] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção e comentá-los;
[2,0] Comentário crítico e pessoal sobre o material.
As questões podem ser trabalhadas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).
A leitura para o próximo encontro é:Um Estudo sobre o Feedback Formativo na Avaliação em Matemática e sua Conexão com a Atribuição de Notas - Rafael Filipe Novôa Vaz e Lilian Nasser
A entrega deve ser feita antes do nosso próximo encontro, ou seja, o prazo máximo para envio é 14/05 às 8:09.
-
-
Durante a disciplina será solicitada a leitura de alguns textos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:
[1,0] Indicar o título, autoria e ano do texto;
[3,0] Resumir (com suas palavras) o que o texto aborda;
[2,0] Apresentar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;
[2,0] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção e comentá-los;
[2,0] Comentário crítico e pessoal sobre o material.
As questões podem ser trabalhadas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).
A leitura para o próximo encontro é:Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração de saberes na docência universitária - Maria Isabel da Cunha
A entrega deve ser feita antes do nosso próximo encontro, ou seja, o prazo máximo para envio é 28/05 às 8:09.
-
-
Trabalho Final - Plano de ensino e plano de aula
Ao longo da disciplina mobilizamos conhecimentos para a construção de propostas de aula e refletimos sobre planos de ensino. Além disso, investigamos a estrutura de um plano de aula e os seus elementos e exploramos propostas metodológicas distintas. Como proposta de trabalho final, em grupos de 3 a 5 integrantes, vocês deverão elaborar um plano de ensino e um plano de aula para um curso que poderá ser atendido por sua formação na pós-graduação de acordo com as orientações a seguir:
O trabalho deverá contar com os elementos pré-textuais: capa e sumário.
Parte I - Introdução
A introdução deve contemplar uma breve explicação da proposta do trabalho, apresentação da Graduação em questão, do contexto em que ela se insere e da turma para a qual será ministrada. Além disso, já na introdução deve ser indicada a temática da aula escolhida para o plano de aula.
PARTE II - Plano de ensino
O plano de ensino deve contemplar uma organização semestral da disciplina, contando com: título da disciplina, número de créditos e carga horária, objetivos, ementa, metodologia, avaliação (critérios e estratégias), bibliografia básica e bibliografia complementar.
Depois disso, deverá ser incluído um cronograma detalhado de atividades que deve conter: Número da aula; Tema; Abordagem metodológica; Recursos pedagógicos.
PARTE III - Plano de aula
Escolham uma das temáticas presentes no planejamento da disciplina que construíram inicialmente, idealizem e descrevam uma proposta de aula. O plano de aula deverá seguir as orientações apresentadas na sequência:
título da aula
justificativa
tema
objetivos de aprendizagem
componentes curriculares
duração
metodologia
descrição da atividade
recursos pedagógicos e materiais utilizados,
critérios e estratégias de avaliação;
PARTE IV - Considerações FinaisAspectos gerais que foram aprendidos durante o processo, dizer como se deu a mobilização dos conteúdos da disciplina e o trabalho em grupo e comentários gerais acerca da elaboração do trabalho.
Incluir as referências utilizadas no trabalho.
Apêndices:
- Planejamento Reverso
- Autoavaliação
- Pauta de observação
O trabalho deverá ser entregue até a data estabelecida (11/06) por apenas um dos integrantes do grupo.
Os critérios de avaliação estão descrito a seguir:
Seguir a estrutura do trabalho e utilização de elementos pré e pós textuais [1,0];
Elaboração da introdução de acordo com as diretrizes indicadas [1,0];
Elaborar o plano de ensino de forma coerente e exequível [3,5];
Elaborar o plano de aula de forma coerente e exequível [3,5];
Refletir nas considerações finais acerca de aspectos gerais do processo de desenvolvimento do trabalho nas considerações finais [1,0].
-