Topic outline

  • Encontro 1 - 05/03

    • Durante a disciplina será solicitada a leitura de alguns textos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:

      • [1,0] Indicar o título, autoria e ano do texto; 

      • [3,0] Resumir (com suas palavras) o que o texto aborda;

      • [2,0] Apresentar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;

      • [2,0] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção e comentá-los;

      • [2,0] Comentário crítico e pessoal sobre o material.


      As questões podem ser trabalhadas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).

      A leitura para o próximo encontro é: 

      Docência no Ensino Superior: tensões e mudanças - Miriam Krasilchik

      A entrega deve ser feita antes do nosso próximo encontro, ou seja, o prazo máximo para envio é 19/03 às 8:09.




  • Encontro 2 - 19/03

    • Durante a disciplina será solicitada a leitura de alguns textos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:

      • [1,0] Indicar o título, autoria e ano do texto; 

      • [3,0] Resumir (com suas palavras) o que o texto aborda;

      • [2,0] Apresentar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;

      • [2,0] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção e comentá-los;

      • [2,0] Comentário crítico e pessoal sobre o material.


      As questões podem ser trabalhadas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).

      A leitura para o próximo encontro é: 

      Ética na docência universitária: a caminho de uma universidade pedagógica? - Terezinha Azerêdo Rios

      A entrega deve ser feita antes do nosso próximo encontro, ou seja, o prazo máximo para envio é 02/04 às 8:09.


  • Encontro 3 - 02/04

    • Durante a disciplina será solicitada a leitura de alguns textos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:

      • [1,0] Indicar o título, autoria e ano do texto; 

      • [3,0] Resumir (com suas palavras) o que o texto aborda;

      • [2,0] Apresentar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;

      • [2,0] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção e comentá-los;

      • [2,0] Comentário crítico e pessoal sobre o material.


      As questões podem ser trabalhadas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).

      A leitura para o próximo encontro é: 

      Conteúdos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisa: unindo ensino e modos de investigação - José Carlos Libâneo

      A entrega deve ser feita antes do nosso próximo encontro, ou seja, o prazo máximo para envio é 16/04 às 8:09.


  • Encontro 4 - 16/04

    • Durante a disciplina será solicitada a leitura de alguns textos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:

      • [1,0] Indicar o título, autoria e ano do texto; 

      • [3,0] Resumir (com suas palavras) o que o texto aborda;

      • [2,0] Apresentar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;

      • [2,0] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção e comentá-los;

      • [2,0] Comentário crítico e pessoal sobre o material.


      As questões podem ser trabalhadas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).

      A leitura para o próximo encontro é: 

      ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS MEDIADOS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS - Vani Moreira Kenski, Rosângela Araújo Medeiros e Jean Ordéas

      A entrega deve ser feita antes do nosso próximo encontro, ou seja, o prazo máximo para envio é 23/04 às 8:09.


  • Encontro 5 - 23/04

    • Durante a disciplina será solicitada a leitura de alguns textos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:

      • [1,0] Indicar o título, autoria e ano do texto; 

      • [3,0] Resumir (com suas palavras) o que o texto aborda;

      • [2,0] Apresentar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;

      • [2,0] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção e comentá-los;

      • [2,0] Comentário crítico e pessoal sobre o material.


      As questões podem ser trabalhadas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).

      A leitura para o próximo encontro é: 

      Um Estudo sobre o Feedback Formativo na Avaliação em Matemática e sua Conexão com a Atribuição de Notas - Rafael Filipe Novôa Vaz e Lilian Nasser

      A entrega deve ser feita antes do nosso próximo encontro, ou seja, o prazo máximo para envio é 14/05 às 8:09.



  • Encontro 6 - 14/05

    • Durante a disciplina será solicitada a leitura de alguns textos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:

      • [1,0] Indicar o título, autoria e ano do texto; 

      • [3,0] Resumir (com suas palavras) o que o texto aborda;

      • [2,0] Apresentar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;

      • [2,0] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção e comentá-los;

      • [2,0] Comentário crítico e pessoal sobre o material.


      As questões podem ser trabalhadas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).

      A leitura para o próximo encontro é: 

      Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração de saberes na docência universitária - Maria Isabel da Cunha

      A entrega deve ser feita antes do nosso próximo encontro, ou seja, o prazo máximo para envio é 28/05 às 8:09.


  • Encontro 7 - 28/05

  • Encontro 8 - 11/06

  • Trabalho Final

    • Trabalho Final - Plano de ensino e plano de aula



      Ao longo da disciplina mobilizamos conhecimentos para a construção de propostas de aula e refletimos sobre planos de ensino. Além disso, investigamos a estrutura de um plano de aula e os seus elementos e exploramos propostas metodológicas distintas. Como proposta de trabalho final, em grupos de 3 a 5 integrantes, vocês deverão elaborar um plano de ensino e um plano de aula para um curso que poderá ser atendido por sua formação na pós-graduação de acordo com as orientações a seguir:



      O trabalho deverá contar com os elementos pré-textuais: capa e sumário.


      Parte I - Introdução


      A introdução deve contemplar uma breve explicação da proposta do trabalho, apresentação da Graduação em questão, do contexto em que ela se insere e da turma para a qual será ministrada. Além disso, já na introdução deve ser indicada a temática da aula escolhida para o plano de aula.



      PARTE II - Plano de ensino


      O plano de ensino deve contemplar uma organização semestral da disciplina, contando com: título da disciplina, número de créditos e carga horária, objetivos, ementa, metodologia, avaliação (critérios e estratégias), bibliografia básica e bibliografia complementar.

      Depois disso, deverá ser incluído um cronograma detalhado de atividades que deve conter: Número da aula; Tema; Abordagem metodológica; Recursos pedagógicos.


      PARTE III - Plano de aula


      Escolham uma das temáticas presentes no planejamento da disciplina que construíram inicialmente, idealizem e descrevam uma proposta de aula. O plano de aula deverá seguir as orientações apresentadas na sequência:


      1. título da aula

      2. justificativa

      3. tema

      4. objetivos de aprendizagem

      5. componentes curriculares

      6. duração

      7. metodologia

      8. descrição da atividade

      9. recursos pedagógicos e materiais utilizados, 

      10. critérios e estratégias de avaliação;


      PARTE IV - Considerações Finais

      Aspectos gerais que foram aprendidos durante o processo, dizer como se deu a mobilização dos conteúdos da disciplina e o trabalho em grupo e comentários gerais acerca da elaboração do trabalho.


      Incluir as referências utilizadas no trabalho.

      Apêndices:

      • Planejamento Reverso
      • Autoavaliação
      • Pauta de observação




      O trabalho deverá ser entregue até a data estabelecida (11/06) por apenas um dos integrantes do grupo.

      Os critérios de avaliação estão descrito a seguir:


      • Seguir a estrutura do trabalho e utilização de elementos pré e pós textuais [1,0];

      • Elaboração da introdução de acordo com as diretrizes indicadas [1,0];

      • Elaborar o plano de ensino de forma coerente e exequível [3,5];

      • Elaborar o plano de aula de forma coerente e exequível [3,5];

      • Refletir nas considerações finais acerca de aspectos gerais do processo de desenvolvimento do trabalho nas considerações finais [1,0].