Diagrama de temas

  • Entregas

    • Entrega do rascunho dos produtos, na data limite de 7/4 às 23h55.

      O objetivo é ter uma ideia do que será trabalhado, bem como dar andamento.

      TODOS DO GRUPO PRECISAM ENVIAR (para fins de atribuição de nota). O não envio ou atraso computarão nota zero.

      Ex.: se o produto for um vídeo explicativo, o rascunho será composto por um roteiro. Se o produto for uma cartilha, o rascunho será uma ideia geral (ainda sem a parte gráfica) do que será descrito. 


      SÍNTESE DOS PROJETOS

       (1) público-alvo [explicar a importância do público alvo ser o próprio grupo detentor de direitos e como será o diálogo com esse grupo]; 

      (2) recorte do(s) tema(s) [dentro da vulnerabilidade, o que vai ser tratado?]; 

      (3) objetivos específicos [quais os objetivos dos produtos? Conscientizar sobre direitos? Ensinar quais situações são violações? Como receber atendimento? etc]; 

      (4) formatos dos projetos [podcast, vídeo ou cartilha?] e; 

      (5) detalhamento da estrutura/ protótipo dos produtos [Se for uma cartilha, o protótipo seria várias páginas dessa cartilha, com o design mais próximo possível do que se espera obter ao final. Se for um vídeo, o protótipo pode ser um trecho do vídeo, ainda sem edição completo e/ou os roteiros finalizados; podcast também seria um roteiro do que vai ser discutido, convidadas, etc]



      CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS ENTREGAS (igual valor para cada um dos critérios).

      Relevância da escolha dos objetivos e recorte temático.

       (A partir das reflexões que tivemos no curso, o grupo fez uma escolha de recorte temático e abordagem relevante na perspectiva de acesso à justiça, adequando ao público alvo?)

      Profundidade do desenvolvimento do conteúdo

      (O conteúdo apresentado no produto atinge os objetivos propostos? Houve bom desenvolvimento do conteúdo, trabalhando com referências relevantes para o tema? O conteúdo é compatível com o público alvo?)

      Adequação do formato escolhido

      (O formato escolhido foi apropriado para atingir os objetivos propostos? A linguagem é acessível, adequada e precisa par ao público-alvo? Os recursos do formato escolhido forma utilizados adequadamente?)

      Cuidado na apresentação

      (O produto é acessível? Tem potencial para ser difundido/provocar impacto? A apresentação do produto é agradável? A linguagem é clara e objetiva?)


    • Entrega da versão intermediária dos produtos, na data limite de 5/5 às 23h55.

      O objetivo é ter um produto praticamente finalizado, para os monitores poderem realizar sugestões de ajustes finais.

      TODOS DO GRUPO PRECISAM ENVIAR (para fins de atribuição de nota). O não envio ou atraso computarão nota zero.


      CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS ENTREGAS (igual valor para cada um dos critérios).

      Relevância da escolha dos objetivos e recorte temático

      (A partir das reflexões que tivemos no curso, o grupo fez uma escolha de recorte temático e abordagem relevante na perspectiva de acesso à justiça, adequando ao público alvo?)

      Profundidade do desenvolvimento do conteúdo

      (O conteúdo apresentado no produto atinge os objetivos propostos? Houve bom desenvolvimento do conteúdo, trabalhando com referências relevantes para o tema? O conteúdo é compatível com o público alvo?)

      Adequação do formato escolhido

      (O formato escolhido foi apropriado para atingir os objetivos propostos? A linguagem é acessível, adequada e precisa par ao público-alvo? Os recursos do formato escolhido forma utilizados adequadamente?)

      Cuidado na apresentação

      (O produto é acessível? Tem potencial para ser difundido/provocar impacto? A apresentação do produto é agradável? A linguagem é clara e objetiva?)



    • Entrega do produto finalizado, na data limite de 4/6 às 23h55.

      TODOS DO GRUPO PRECISAM ENVIAR (para fins de atribuição de nota). O não envio ou atraso computarão nota zero.


      CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO APRESENTAÇÃO FINAL (igual valor para cada um dos critérios)

      Clareza e objetividade

      Engajamento das participantes do grupo

      Criatividade

      Abrangência dos elementos essenciais dos produtos

      Cumprimento do tempo



    • Notas da apresentação da versão final (nota única para o grupo). Não é necessário submeter nada: as notas serão manualmente atribuídas pelos monitores.



  • Aula 1º/3 - Apresentação do programa e da dinâmica das atividades

    • Bibliografia complementar:

      CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à justiça. Tradução: Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1988.

      FELSTINER, William L. F. et all. “The emergence and transformation of disputes: naming, blaming, claiming...” Law & Society Review, Vol. 15, No. 3/4, Special Issue on Dispute Processing and Civil Litigation (1980 - 1981), pp. 631- 654.


  • Aula 8/3 — O que é acesso à justiça?

    • Bibliografia obrigatória:

      ASPERTI, Maria Cecília de Araújo; GABBAY, Daniela Monteiro; COSTA, Susana Henriques da. Acesso à Justiça no Brasil: reflexões sobre escolhas políticas e a necessidade de construção de uma nova agenda de pesquisa. Revista Brasileira de Sociologia do Direito, v. 6, n. 3, set./dez. 2019, 152-181.

      Bibliografia complementar:

      GALANTER, Marc. Acesso à justiça em um mundo de capacidade social em expansão. Tradução: João Eberhardt Francisco, Maria Cecília de Araújo Asperti e Susana Henriques da Costa. Revista Brasileira de Sociologia do Direito, Porto Alegre, ABraSD, v. 2, n. 1, p. 37-49, jan./jun., 2015.


  • Aula 15/3 — Acesso à Justiça e pesquisa empírica

    • Bibliografia obrigatória:

      SANDEFUR, Rebecca L., “Access to Civil Justice and Race, Class, and Gender Inequality”. Annual Review of Sociology, Vol. 34:339-358 (Volume publication date August 2008) First published online as a Review in Advance on April 14, 2008.

      Bibliografia complementar:

      SANDEFUR, Rebecca L., “Access to What?”. Dedalus, the Journal of the American Academy of Arts and Sciences. Winter 2019. Vol 148 (1). 


    • Link para acesso ao "Global Access to Justice Project".

    • Link para vídeo sobre Acesso à Justiça promovido pelo Grupo de Pesquisa de Acesso à Justiça e Litigância Repetitiva (FDUSP / CAPES). Especial atenção para a fala constante a partir do tempo 8:15.

  • Aula 22/3 — Monitoria 1

    • Não há preparação prévia para esse primeiro encontro. Entretanto, a presença é obrigatória e a participação será computada no cálculo do coeficiente de participação.

      Recomenda-se estar no grupo de WhatsApp para troca de informações e dúvidas rápidas com os monitores.


  • Aula 5/4 — Interseccionalidades (Profa. Inara Flora Cipriano Firmino)

    • Bibliografia obrigatória:

      (1) Vídeo disponível em https://www.ted.com/talks/kimberle_crenshaw_the_urgency_of_intersectionality?hasSu mmary=true&language=pt

      (2) Vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=_CgDLHKAXEk

      (3) Texto disponível em https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/559/506

      GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. Organizado por. Flávia Rios e Márcia Lima. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2020. Trecho selecionado para leitura: Por um feminismo afro-latino-americano (p. 126 a 136).

      Bibliografia complementar:

      CATOIA, Cinthia de Cassia et all: Caso “Alyne Pimentel”: Violência de Gênero e Interseccionalidades. Revista Estudos Feministas, vol. 28, 2020.

      Recomendação Geral No 33 sobre o acesso das mulheres à justiça CEDAW. COLLINS, Patricia & BILGE, Sirma: Interseccionalidade. São Paulo, Boitempo, 2021.


  • Aula 12/4 — Monitoria 2

    • Presença obrigatória e a participação será computada na atribuição de nota e cálculo do coeficiente de participação.


  • Aula 19/4 — Por que quem tem sai na frente?

    • Bibliografia obrigatória:

      GALANTER, Marc. Por que quem tem sai na frente: especulações sobre os limites da transformação no direito. Tradução: Ana Carolina Chasin. Título original: Why The ‘Haves’ Come Out Ahead: Speculations On The Limits Of Legal Change, São Paulo : FGV Direito SP, 2018. Trechos selecionados para leitura: 1. Uma tipologia das partes (p.45-71), 6. Estratégias para reforma, 7. Reformas e o resto do Iceberg, 8. Implicações para a reforma: O papel dos advogados (p.105-130).

      Bibliografia complementar:

      ASPERTI, Maria Cecília de Araújo; SILVA, Paulo Eduardo Alves da; GABBAY, Daniela Monteiro; COSTA, Susana Henriques da; Why the “Haves” Come Out Ahead in Brazil? Revisiting Speculations Concerning Repeat Players and One-Shooters in the Brazilian Litigation Setting, Revista de Direito Público, Porto Alegre, Volume 16, n. 88, 2019, disponível em https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/3503?fbclid=IwAR1 Vh21--3aOxr1Oj7_HGi9iM9nzI9RhVj0iy400a9hsv41UYF2D0jXD4xk.


  • Aula 26/4 — Infância e Juventude — Profa. Mariana Albuquerque Zan

  • Aula 3/5 — Raça — Profa. Milene Santos

    • Bibliografia obrigatória: 

      Teixeira, Juliana. Trabalho doméstico. São Paulo: Jandaíra, 2021. Coleção Feminismos Plurais. 

      Davis, Ângela. Mulheres, Raça e Classe. São Paulo: Boitempo, 2016. Recorte - capítulo 13: "A obsolescência das tarefas domésticas se aproxima: uma perspectiva da classe trabalhadora", pp. 225/244.

      Nascimento, Beatriz. A mulher negra no mercado de trabalho. In: Hollanda, Heloísa Buarque de. Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. pp. 259/263.

      COLLINS, Patricia Hill. Se perdeu na tradução? Feminismo negro, interseccionalidade e política emancipatória. Parágrafo, v. 5, n. 1, 2017, p. 6-17.

      DE OLIVEIRA PIRES, Thula Rafaela. Direitos humanos traduzidos em pretuguês. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2017.  

      Bibliografia complementar:

      Federici, Silvia. O ponto zero da Revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. São Paulo: Elefante, 2019. Recorte: Parte 1: Teorizando e politizando o trabalho doméstico. 

      Radomysler, Clio Nudel. Acesso à justiça e transformação social: tensões na luta contra a discriminação. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-graduação em Direito do Estado, da Faculdade de Direito, da Universidade de São Paulo, 2019.

      Indicações culturais:

      Filmes: "Que horas ela volta?". "Histórias Cruzadas".

  • Aula 10/5 — Monitoria 3

    • Presença obrigatória e a participação será computada na atribuição de nota e cálculo do coeficiente de participação.

      Nesse encontro, iremos fazer um ajuste-fino dos produtos entregues e prepara a apresentação do trabalho.

  • Aula 17/5 — Migrantes e Refugiados — Profa. Elissa Fortunato

  • Aula 24/5 — Classe — Prof. Peter Schweikert

  • Aula 7/6 — Monitoria 4

    Presença obrigatória e a participação será computada na atribuição de nota e cálculo do coeficiente de participação.

    Nesse encontro, iremos treinar a apresentação dos grupos.

  • Prova 21/6 — Apresentação Trabalhos