Programação
-
DOCENTES:
Reinaldo Camino Bazito - bazito@iq.usp.br
Renato Sanches Freire - rsfreire@iq.usp.br
MONITORES:
LOCAIS E HORÁRIOS:
Laboratório de Química Geral (Bloco 1 Inferior)
Turma do curso Integral das 14h às 17h40min
Turma do curso noturno das 19h às 22h40min
-
-
Critérios de Avaliação
-
Atualizado em 16/04/2024
-
-
-
O roteiro e explicação sobre o experimento 1 serão dados no laboratório.
-
Experimentos com reações ácido/base, redox, liberação/consumo de calor, polimerização, etc.
-
Leve uma cópia deste roteiro para a aula
-
Entrega (até 1 semana após o experimento):
Turma A - 11/04
Turma B - 18/04
-
Determinação da concentração de sacarose em refrigerantes por meio da densidade
Objetivos
Aperfeiçoar o uso de pipetas volumétricas Preparar soluções em balões volumétricos
Determinar a densidade de soluções por medidas de massa e volumetria Construir uma curva padrão
Determinar o teor de um componente de interesse (sacarose) presente em um produto comercial (bebida refrigerante).
Comparar seus resultados de análise com especificações do fabricante para o produto.
-
(leve este roteiro para a aula)
-
Entrega (até 1 semana após o experimento):
Turma A - 25/04
Turma B - 02/05
-
Uma sequência de vídeos sobre diferentes técnicas para medida de volume.
-
Decomposição Térmica do Hidrogenocarbonato de Sódio (NaHCO3)
Comparando Substâncias Higroscópicas
-
Leve uma cópia deste roteiro para a aula
-
Entrega (até 1 semana após o experimento):
Turma A - 09/05
Turma B - 16/05
-
Material complementar que pode auxiliar na elaboração da atividade
-
-
Leve este questionário para a aula
-
Entrega (até 1 semana após o experimento):
Turma A - 23/05
Turma B - 03/06 (30/05 é feriado)
-
Purificação de acetanilida por recristalização
- Aplicar conhecimentos sobre solubilidade e curva de solubilidade para a escolha do solvente para a recristalização da acetanilida;
- Proceder à recristalização da acetanilida, escolhendo o solvente adequado.
- Reconhecer e utilizar de forma adequada instrumentos para realizar as operações de filtração envolvidas nesse processo.
-
Usando tubo te Thiele
-
Leve uma cópia deste roteiro para a aula
-
Entrega (até 1 semana após o experimento):
Turma A - 13/06
Turma B - 20/06
-
Um vídeo repetindo o experimento que vocês fizeram. Com detalhe para a dobra do papel de filtro.