Programação


  • Semana 1: Introdução (aula dia 29/02)

    • MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo (2016). Em defesa de uma sociologia em escala individual. Contemporânea Revista de Sociologia da UFSCar, 6(2), p. 487-492.




  • Semana 2: Positivismo no nascimento das ciências sociais e sociologia em escala individual (aula dia 7/03)

    • LÖWY, Michael (1994). As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen. São Paulo: Cortez Editora.




    • A tarefa consiste na elaboração de uma questão sobre os textos designados como leitura 1.1 e 1.2. O envio desta questão deve ocorrer até dia 5/03 às 14h. 

  • Semana 3: Teoria do processo civilizador (aula dia 14/03)

    • ELIAS, Norbert (1994). O processo civilizador. Formação do Estado e civilização. Volume 2, São Paulo: Jorge Zahar


    • MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo (2014). Reconhecimento de excelência nas Ciências Sociais: a trajetória de Norbert Elias em foco. Estudos de Sociologia, 19(36), p. 269-274.


    • A tarefa consiste em elaborar uma questão sobre os textos "leituras 2.1 e 2.2", que deve ser postada até dia 12/03 (terça-feira) às 14h.

  • Semana 4: Conceitos de ideologia e de midiação da cultura (aula dia 21/03)

    • THOMPSON, John (1995). Ideologia e cultura moderna. Petrópolis: Editora Vozes


    • A tarefa consiste em elaborar uma questão sobre o texto "leitura 3.1" e postá-la até dia 19 de março às 14h.

  • Semana 5: O novo espírito do capitalismo (aula dia 4/04)

    • FREIRE, Alyson Thiago Fernandes (2017). A crítica anticapitalista e o novo espírito do Capitalismo. Revista Cronos, 18(1), p. 155-161.



    • A tarefa consiste em elaborar uma questão sobre o texto "leitura 4.1". Esta questão deve ser postada até dia 2/04 às 14h.

  • Semana 6: Segurança e soberania alimentar (aula do dia 11/04)

    • MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo & GEBRIM DÓRIA, Natália (2021). A integração da noção de soberania na concepção predominante de segurança alimentar e nutricional no Brasil. Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas, 41(2), p. 246-261.




    • A tarefa consiste em propor um projeto de lei visando segurança com soberania alimentar. Esta elaboração deve ser realizada em grupo e utilizar o modelo abaixo. Um representante do grupo deve postar a proposta até 14h do dia 18/04.  

      PROJETO de LEI Nº 01, DE 11 DE ABRIL DE 2024

      CAPÍTULO I

      DISPOSIÇÕES GERAIS

      Art. 1º Esta Lei institui o Programa xxxxxxx, com o objetivo de promover segurança  com soberania alimentar e de xxxxxxxx

      CAPÍTULO II

      DO PROGRAMA xxxxxxxxx

      Art. 2º Fica instituído o Programa xxxxxxxxxxxxx, com as seguintes finalidades:

      I – Incentivar  xxxxxxxxxxxx; II – Apoiar  xxxxxxxxxx; III – Promover  xxxxxxxxxxx; IV – Contribuir com  xxxxxxxx; V – Fortalecer xxxxxxxxxxx VI – Fomentar   xxxxxxxxxxx VII – Reduzir xxxxxxxxxx

      ....

      § 1º O Programa em questão  integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

      § 2º Ato do Poder Executivo federal disporá sobre seu regulamento.

      Art. 3º Ato do Poder Executivo federal instituirá o Grupo Gestor do Programa .... , órgão colegiado de caráter deliberativo, com composição e atribuições a ser estabelecidas em regulamento.

      Art. 4º O Programa xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx consiste em xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

      Art. 5º São beneficiários do Programa xxxxxxxxxxxxxxxxx as seguintes categorias sociais, em ordem de prioridade: 

      I, II, III, IV, V, VI...

      Art. 6º O Programa xxxxxxxxxxxxxxxx é fundamentado nas seguintes ações, obedecidas as regras estabelecidas pelo Grupo Gestor do PAA:

      I, II, III, IV, V....

      Art. 7º. Os conselhos de segurança alimentar e nutricional são instâncias de controle e participação social.


  • Semana 7: Atividade das Jornadas Universitárias de Defesa da Reforma Agrária (aula do dia 18/04)

  • Semana 8: A emergência de uma justiça ecológica (aula do dia 25/04)



    Vídeo mencionado em aula sobre o consumo solidário das cestas de alimentos do assentamento Milton Santos

    • RETIÈRE, Morgane & MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo (2019), “A justiça ecológica em processos de reconfiguração do rural: estudo de casos de neorrurais no estado de São Paulo”. Revista de Economia e Sociologia Rural, 57(3), p. 490-503.



    • A tarefa consiste em formular uma questão sobre o artigo proposto para leitura na semana 8. A questão deve ser postada até dia 23/04 às 18h (tal como combinado na avaliação). Outra mudança discutida nesta avaliação  se refere ao uso de campo específico  da tarefa para inserir a questão e não  envio em arquivo anexado.   

    • Década da Agricultura Familiar: reconhecimento crescente de suas múltiplas funções


    • Este artigo é bem pertinente para reflexão sobre dispositivos que tornam o acesso aos recursos fundiários uma questão de interesse público (e não simplesmente orientado pelas lógicas de mercado).

      ANTIER, Clémentine & MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo (2011). Concepções e modelos agrários em concorrência na gestão fundiária na França: questões oportunas para refletir sobre o caso brasileiro. Revista de Políticas Publicas (15(1), p. 13-20.


  • Semana 9: Desigualdade social no Brasil (aula do dia 2/05)

    • SOUZA, Jessé (2005). Raça ou classe? Sobre a desigualdade brasileira. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, 65, p. 43–69. 

  • Semana 10: Exercício de revisão do conteúdo estudado (aula do dia 9/05)

  • Semana 11: Fundamentos da antropologia para estudo da relação entre cultura e natureza (aula do dia 16/05)

  • Semana 12: Agricultura familiar e agrobiodiversidade (aula do dia 23/05)

  • Semana 13: Problemas sociais em torno da saúde e do ambiente e desenvolvimento em questão (aula do dia 06/06)

  • Semana 14: Apresentação dos trabalhos em grupo (aula do dia 20/06)

  • Semana 15: Resultados da disciplina