Ciência do Solo

Translator

Ampliar a compreensão de conceitos de Físico-Química relacionados à Ciência do Solo; Capacitar o pós-graduando a executar cálculos químicos computacionais e a interpretar criticamente seus resultados.

Capacitar os estudantes para a compreensão e desenvolvimento de visão crítica sobre os principais tópicos relacionados à qualidade do solo em ecossistemas naturais e agrícolas. A disciplina é composta por aulas téoricas e práticas, que visam discutir sobre o conceito de qualidade do solo, principais indicadores (químicos, físicos e biológicos), diferentes métodos e ferramentas utilizadas para desenvolver índices de qualidade do solo, além de estratégias de manejo para sustentar/melhorar a qualidade do solo. A temática da qualidade do solo será tratada de forma multidisciplinar, facilitando a aplicação dos conceitos apresentados e do conhecimento adquirido em estudos e pesquisas desenvolvidas por estudantes de diferentes áreas da Ciência do Solo.
- Desenvolver o senso crítico dos alunos em relação ao papel dos fertilizantes na produção de alimentos - Apresentar as características e propriedades dos principais tipos de fertilizantes sólidos e líquidos - Preparar o aluno para ter conhecimentos básicos quanto à tecnologia de obtenção, ação e utilização de corretivos, gesso agrícola e fertilizantes minerais. - Fornecer ao aluno subsídios para o uso, manejo e obtenção de adubos verdes e orgânicos. - Apresentar aos alunos as melhores técnicas de manejo para uso eficiente dos fertilizantes e corretivos na agricultura brasileira.
Oferecer aos alunos de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas uma disciplina que permita o compartilhamento de idéias, experiências e práticas que os prepare e auxilie na comunicação da relevância, originalidade e pontos fortes de seus projetos de pesquisa. A disciplina visa fornecer aos doutorandos dicas e insights sobre como transmitir sua competência em planejar, gerenciar e executar seu projeto de pesquisa.
Proporcionar a reflexão sobre a prática docente universitária na área de ensino de solos. Apresentar e exercitar metodologias ativas no contexto do ensino de solos.
A disciplina tem o objetivo de apresentar ao estudante informações a respeito das características do solo e dos fenômenos químicos que nele ocorrem, e que o tornam um meio adequado ao fornecimento de nutrientes às plantas em quantidades suficientes e balanceadas, de forma a permitir altas taxas de crescimento e produtividade das culturas.
Dar visão aos estudantes de graduação em Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal dos fundamentos da nutrição mineral de plantas, funções dos nutrientes nas plantas, avaliação do estado nutricional, sintomas de deficiência e toxidez de nutrientes, soluções nutritivas e temas recentes associados à nutrição mineral de plantas. A disciplina fundamenta os alunos sobre uso eficiente de fertilizantes e manejo nutricional de plantas.
- Apresentar ao aluno as principais propriedades físicas do solo relacionadas à estrutura e ao comportamento da água.
Dar ao aluno a formação básica para caracterizar e utilizar os diferentes solos, particularmente os existentes na região tropical, a fim de capacitá-lo a compreender a importância dos fatores edafológicos na preservação do ambiente.