Oferecer aos alunos fundamentos de Biologia da Conservação que sirvam para a compreensão dos fatores extrínsecos (bióticos e abióticos) que promovem declínios populacionais e extinções de espécies, das características intrínsecas que as predispõem a essas ameaças e das estratégias utilizadas em sua conservação.
O aluno, ao final da disciplina, estará apto a discutir e posicionar-se frente aos conceitos e problemas ambientais emergentes, a serem selecionados a cada ano pelos ministrantes. Vários destes problemas são abordados nas dissertações e teses em andamento no Programa de Ecologia Aplicada e, por esta razão, os Seminários em Ecologia Aplicada, previstos no regulamento do Programa, serão objeto de discussão dos inscritos na disciplina. O objetivo é que, ao final da disciplina, o pós-graduando se integre à área de Ciências Ambientais, consciente da complexidade dos problemas e de alguns conceitos-chave com os quais pesquisadores da área vem trabalhando, viabilizando um elo de trocas com entre os inscritos e eventuais convidados, como representantes do poder público, orientadores e suas pesquisas dentro e fora do Programa, pesquisadores da área, representantes de grupos e comunidades, estudantes egressos, entre outros.
O objetivo da disciplina é apresentar ferramentas do Design Thinking para elaboração de soluções para mudanças no sistema alimentar centradas no ser-humano, em direção à sustentabilidade.
Oferecer aos estudantes referenciais teóricos a respeito da metodologia da pesquisa científica - Discutir sobre a consolidação de um problema de pesquisa, destacando a diferença entre problema social e pesquisa científica - Apresentar diferentes métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos - Conceitualizar a pesquisa interdisciplinar e suas especificidades
Desenvolver nos estudantes a capacidade de entender os sistemas de produção agrícola enquanto partes da biosfera, sujeitas às mesmas leis que regem os fenômenos ecológicos naturais. - Aprofundar a compreensão dos grandes desafios do sistema agroalimentar atual, e desenvolver a compreensão dos vários aspectos de sua complexidade. - Capacitar os estudantes a analisar sistemas de produção agrícola atuais, e, a partir de suas condições concretas, desenhar e implantar sistemas de produção ecologicamente melhorados.
Oferecer ao estudante a oportunidade compreender e analisar o significado dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU (Organização da Nações Unidas; vigência de 2016 a 2030) para a sociedade e para a pesquisa na pós-graduação, discutindo suas dimensões, limites e desdobramentos com foco nas questões ambientais e na sua formação como pesquisador. Analisar os desafios e possíveis soluções para buscar uma convivência mais respeitosa entre a sociedade e a natureza, pautada na redução do consumo e outras ações que almejam sociedades sustentáveis.