Diagrama de temas
-
-
A CEUA Esalq informa que, considerando a Resolução Normativa Concea Nº 49 (de 7 de maio 2021), a partir de 31 de maio de 2023 NÃO serão mais aceitos projetos nos quais os envolvidos (docentes e alunos) NÃO apresentarem a certificação de capacitação em ética anexada ao processo. Para atender esta determinação do CONCEA, está sendo disponibilizado o treinamento conforme especificado abaixo:"Curso Princípios éticos e manejo de animais em pesquisa
Estão abertas as inscrições para o curso "Princípios éticos e manejo de animais em pesquisa", que tem como objetivo difundir e atualizar conceitos sobre criação, manejo e cuidados animais em pesquisa, capacitando e reciclando estudantes e profissionais que pretendam trabalhar ou continuar suas atividades na área.Nesta edição será possível, além do participante ter acesso ao módulo obrigatório de Princípios Éticos no Uso de Animais em Pesquisa, escolher entre os seguintes módulos complementares:
- Equinos
- Suínos
- Ruminantes
- Peixes
- Roedores Outros módulos serão adicionados futuramente para contemplar outros modelos animais. Para mais informações, acesse:
As inscrições estão abertas, o curso possui fluxo contínuo. Após a submissão do formulário, o inscrito deverá aguardar o recebimento via email da mensagem de acesso ao ambiente do curso. A CEUA ESALQ reforça que a partir de 31 de maio de 2023 NÃO serão mais aceitos projetos que não tenham anexado o comprovante da capacitação dos membros envolvidos, sendo estes docentes e alunos. -
Conforme documento anexo e em atendimento à Resolução CONCEA/ MCTI nº 49, de 07 de maio de 2021, "todos os pesquisadores, responsáveis e demais usuários de animais de experimentação, devem possuir capacitação ética e prática no uso de animais no ensino e na pesquisa, independentemente do grau de invasividade do protocolo empregado, a fim de se garantir o bem-estar dos animais sob sua responsabilidade. Todos os coordenadores, membros titulares e suplentes de CEUAs, assim como toda a equipe envolvida nas solicitações de projetos apresentados às CEUAS (docentes (coordenadores de projetos ou colaboradores), alunos de graduação e pós graduação, pós-doutorandos e técnicos), independente de sua formação na sua graduação, devem realizar os Cursos de Capacitação em Princípios Éticos no Uso de Animais em Pesquisa (capacitação ética e prática) a cada 5 anos".Portanto, durante a submissão do projeto no sistema CEUA:- No campo onde questiona se é necessário capacitação, selecionar a opção SIM para que abra o campo que possibilita anexar o documento;- Incluir o certificado do curso no módulo específico referente ao tipo de animal utilizado na pesquisa. Exemplo: Se o projeto é com bovinos, o certificado deve ser no módulo de ruminantes.O curso oferecido pela USP está aberto para inscrições: https://ww3.icb.
usp.br/principios-eticos-e- manejo-em-pesquisa/
-
-
Com frequência, as alunas/os fazem as capas com informações equivocadas ou colocadas onde não devem estar. Para ajudar a evitar problemas, no arquivo anexo você encontrará um modelo de capa. Importante salientar que o TCC é apresentado para a COC Ciências Biológicas, nunca para um Departamento. Quem avalia seu projeto é a COC Ciências Biológicas. Outro erro comum é chamar de pré-projeto. Não há pré-projeto, o que vocês apresentam para avaliação é um projeto.
-
-
-