Indice degli argomenti
-
Olá, querid@s estudantes!
Queria apresentar nossa equipe para vocês:
Eu sou a Professora Fernanda e meu e-mail é fernanda.scagliusi@gmail.com
Nossa aluna PAE é a mestranda Fernanda Evangelista, cujo e-mail é fernandaevangelista@usp.br
E nossa aluna Monitora é a graduanda Viviane Torquato, cujo e-mail é viviane.torquato@usp.br
Esperamos que o semestre seja muito produtivo, divertido e proveitoso!
-
Olá, querid@s estudantes:
Nessa aula vamos discutir como será a nossa disciplina e chegar a uma pactuação coletiva.
Nesse dia teremos também uma professora convidada: a nutricionista materno-infantil Viviane Vieira, que apresentará o Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos.
Lembrete importante: o guia é um documento oficial, que guiará sua prática. Leia! Hoje não tem tarefa, aproveita e vai ler!
Como bibliografia complementar para essa primeira semana, colocamos aqui dois vídeos de um curso muito bom sobre escrita acadêmica. Esses vídeos ajudarão vocês em todas as produções textuais que vocês farão nessa e em outras disciplinas.
Boa semana para tod@s!
-
Olá, querid@s estudantes:
Nesse dia, a aula será dividida em duas partes. Inicialmente, conheceremos um pouco mais sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira. E, em seguida falaremos sobre como usar os conceitos do Guia para fazer planejamentos dietéticos baseados em refeições e alimentos. Nesse dia teremos uma aula mais longa, então tragam lanches mais reforçados!
Absolutamente importante: Leiam o Guia Alimentar. É um documento que guiará todas as práticas de vocês como nutricionistas. Não tem aula que substitua essa leitura, portanto, ela é obrigatória!
E no final tem uma tarefa aguardando.
Boa semana e abraços fraternos!
-
Oi, querid@s estudantes:
Nessa aula veremos a segunda parte das recomendações para fazer o planejamento dietético com base em alimentos e refeições, dando continuidade ao que foi trazido na aula anterior.
Abaixo, temos a leitura obrigatória dessa aula e texto base para realização da tarefa 2:
Lourenço BH e Scagliusi FB. Interações entre Atores, Contextos e Ferramentas para a Práxis do Planejamento Dietético. In: Cardoso MA, Scagliusi FB. Nutrição e Dietética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2019. p.281-294.
Recomendamos fortemente a leitura do Manual de receitas e medidas caseiras para cálculo de inquéritos alimentares, de FISBERG e VILLAR (2002). Além disso, essa e algumas das outras leituras para essa aula estão disponíveis apenas na biblioteca da FSP-USP.
Boa semana e um abraço fraterno!
-
Oii, querid@s estudantes:
Nossa aula hoje será sobre Recomendações Nutricionais.
A leitura obrigatória dessa semana:
Silva LLS e Cardoso MA. Histórico das Recomendações Nutricionais. In: Cardoso MA, Scagliusi FB. Nutrição e Dietética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2019. p. 3-8.
Recomendamos a leitura dos textos indicados na bibliografia complementar sobre o assunto!
E temos tarefa nova.
Boa semana e abraços fraternos!
-
Querid@s estudantes:
Essa aula será sobre cálculos do planejamento dietético. Nessa aula não temos leitura obrigatória, mas recomendamos que vocês explorem as tabelas e leituras complementares.
A partir daqui vocês poderão iniciar o planejamento dietético para Júlia, como será explicado na em sala.
Boa semana e abraços fraternos! -
Oi querid@s!
Nessa aula teremos nosso plantão de dúvida.
Boa semana e abraços fraternos!
-
Olá querid@s estudantes!
Nessa aula retomaremos nossas atividades após esse período de greve! Lembrem-se de trazer tudo o que foi produzido por vocês em relação ao planejamento dietético da Julia. -
Olá, querid@s estudantes:
Essa aula é sobre "Alimentações, gêneros e sexualidades". Queremos que você saia dela provocad@ e instigad@!
Por questões de calendário e agenda, essa aula será assíncrona e a atividade referente a ela será disponibilizada juntamente com a tarefa da aula de racismo, saúde e alimentação.
Vamos trabalhar com quatro materiais, sendo o primeiro leitura obrigatória anterior à aula e os três vídeos "material extra":
1) Guia de cuidado e atenção nutricional à população LGBTQIA+, um texto muito inovador e urgente para nossa área.
2) Live sobre Feminismo e Alimentação, promovida pelo CAER no evento Empoderar, no qual a professora participou.
3) Vídeo da professora entrevistando o antropólogo Dr. Ramiro Unsain.
4) Vídeo com um depoimento do que uma mulher gorda gostaria que vocês, estudantes do segundo ano de Nutrição, já soubessem sobre pressões socioculturais sobre a aparência e sobre gordofobia.
Boa semana e abraços fraternos!
-
Olá querid@s estudantes!
Nessa aula teremos a presença de Rute Costa e falaremos sobre racismo, saúde e alimentação. Além disso, começaremos a nos aprofundar na história de Júlia, conhecendo-a melhor.
Trazemos um alerta! Essa aula possui conteúdo sensível. Em caso de desconforto ou quaisquer outras questões, por favor, conversem com a professora.
Leitura obrigatória de hoje:
Machado TS. A cozinha como um espaço geográfico de mulheres negras. In: Machado TS. Um pé na cozinha: um olhar sócio-histórico para o trabalho de cozinheiras negras no Brasil. São Paulo: Fósforo; 2022. p. 246-304.
Nessa aula também temos uma pergunta para ser respondida sobre o estudo de caso de Júlia.
Boa semana e abraços fraternos!
-
Olá, querid@s estudantes:
Nessa aula vamos abordar diversas narrativas e questões que cercam o comer e o planejamento dietético, inclusive a pandemia de Covid-19.
Temos leitura obrigatória:
Campello T, Bortoletto AP. Da fome à fome: Diálogos com Josué de Castro. São Paulo: Editora Elefante; 2022 - ler páginas 63 a 73 e 100 a 113 antes da aula. O link para acesso ao livro encontra-se abaixo.
Além disso, é muito importante que vocês também leiam os outros textos da bibliografia.
E no final tem uma tarefa aguardando.
Boa semana e abraços fraternos!
-
Olá querid@s estudantes!
Essa aula é o prazo final para a entrega do planejamento dietético final de Júlia (enviem o trabalho no tópico "Tarefa 7 - Planejamento dietético final").
Abraços fraternos!