Programação
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O primeiro trabalho será entregue individualmente, e apresentar uma reflexão sobre o que é ser professora ou professor de Educação Física, e o que chama mais atenção para cada um de vocês. Para isso vocês já iniciaram o texto com algumas ideias que consideram importantes para esta função. Basta seguir a reflexão, aprimorá-la e incluir mais um texto no debate, que estão anexos a esta mensagem.
Escolha um dos textos, e após a leitura de um dos capítulo (introdução e primeiro capítulo, ou outro se preferir) selecione um parágrafo para orientar sua reflexão. Transcreva o parágrafo (ou frase) no seu texto (mantendo o formato de citação direta) e a partir de então desenvolva uma reflexão sobre a educação e o papel da docência estabelecendo uma relação com o que você já escreveu. Esta reflexão pode incluir o diálogo com outros/as autores ou discussões previamente realizadas em outras disciplinas do curso.
Trata-se de um texto com estrutura livre, com 3 a 5 páginas, observando a orientações da ABNT para citações diretas e indiretas. Identifique o trabalho com título e seu nome no início.Seguem os textos sugeridos para a primeira atividade individual.
Data de entrega: 14 de setembro.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018.
Rancière, Jacques. O Mestre Ignorante: cinco lições sobre emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
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Este é um roteiro para auxiliar nas observações/intervenções no estágio. O relatório deve ser entregue de acordo com o modelo no site da EEFE, no setor de estágios. A partir das observações você irá realizar um estudo de caso. O roteiro para esta atividade também está em anexo. Este estudo será entregue individualmente, e apresentado para discussão em aula. Qualquer dúvida por favor entrem em contato. Bons trabalhos!
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Texto complementar com algumas questões mencionadas em aula. Sempre uma boa leitura!
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Documentário mencionado em aula no momento em que meu computador cansou, parou de funcionar e a turma tomou conta da aula: Pessoas com diferentes graus de deficiência visual falam como se veem, como veem os outros e como percebem o mundo. O escritor José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, entre outros. (2004, França, Dir. João Jardim, Walter Carvalho). Esta versão está sem legenda, mas é possível encontrar excertos legendados das principais entrevistas no youtube.
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D. Bland, V. Sharma-Brymer. Imagination in school children's choice of their learning environment: An Australian study. International Journal of Educational Research 56 (2012) 75–88.
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Documentário "Schooling the World: The White Man's Last Burden" (Carol Black, 2010) http://carolblack.org/schooling-the-world
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Um pouco sobre observar atentamente.
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Lembrei deste filme iraniano, ao falarmos sobre diferentes perspectivas. Está disponível em algumas plataformas. Fica apenas como sugestão para quem tiver interesse.
Bacheha-Ye aseman (Filhos do Paraíso, 1998, Majid Majidi).
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A vida não é útil Arquivo
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Ideias para adiar o fim do mundo Arquivo
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Futuro ancestral Arquivo
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A proposta desta atividade é começarmos a pensar as possibilidades das práticas de aventura na escola. Siga as orientações do roteiro em anexo e encaminhe aqui suas observações até a data sugerida. Bom trabalho!
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Aula - 28 de setembro - panorama de adolescentes na rede de ensino de São Paulo - conversa com psicóloga de saúde mental e violências - greve
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NOBREGA, Carolina Cristina dos Santos. Por uma educação física antirracista. Rev Bras Educ Fís Esporte, (São Paulo) 2020 Jul;34 nesp:51-61
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Corpos negros e seus saberes no chão da escola: oralitura e escrevivência por uma educação decolonial - FEUSP - DEBORAH MONTEIRO
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BOCK, Ana Mercês Bahia. A adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas , v. 11, n. 1, p. 63-76, June 2007 .
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AVILA, Sueli de Fatima Ourique de. A adolescência como ideal social.. In: SIMPOSIO INTERNACIONAL DO ADOLESCENTE, 2., 2005, São Paulo. Proceedings online...
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Silva DA, Pelegrini A, Petroski EL, Gaya AC. Comparison between the growth of Brazilian children and adolescents and the reference growth charts: data from a Brazilian project. J Pediatr (Rio J). 2010;86(2):115-120.
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