Pedag do Mov do Corpo Humano
Ao final da disciplina o estudante deverá redigir apropriadamente o Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com os critérios de comunicação científica (objetividade, concisão, propriedade, correção e clareza e, registro linguístico estabelecido pela norma padrão) nas seguintes modalidades: pesquisa original, ensaios propositivos, relatório de um projeto de intervenção (pedagógico, artístico, cultural). Realizar defesa pública perante banca examinadora.
Ao final da disciplina, o estudante deverá ser capaz de: (a) Dissertar sobre o sentido e o significado do trabalho de conclusão de curso (TCC) no âmbito dos estudos da escola e da educação física escolar; (b) identificar possibilidades de elaboração e encaminhamento de TCC no universo de estudos e intervenções na escola tendo como referência o componente curricular educação física; (c) Dispor de ferramentas teórico-metodológicos para elaboração do TCC. (d) Compreender textos acadêmicos e científicos e redigi-los com objetividade, concisão, propriedade, correção e clareza, ampliando e consolidando o emprego linguístico estabelecido pela norma padrão.
1. Aprofundar a fundamentação teórica acerca de características e especificidades da Educação Física no Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano considerando questões contemporâneas presentes na cultura escolar; 2. Prover os licenciandos de subsídios pedagógicos para efeito de sistematização dos conhecimentos adequados a Educação Física no Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano; 3. Oferecer oportunidades de organização e gerenciamento de experiências pedagógicas em situações de aulas em instituições de Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano, envolvendo discussões e análises das realidades, observações participantes, estruturação e planejamento de práticas pedagógicas; 4. Analisar propostas curriculares oficiais para a Educação Física no Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano; 5. Elaborar propostas/projetos de intervenção de Educação Física para o Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano, considerando a especificidade e riqueza da cultura do movimento bem como os múltiplos contextos da educação escolarizada.
Capacitar o aluno a compreender e analisar a história da atividade física em diversas épocas através do estudo de suas manifestações em diversas culturas e seu desenvolvimento na sociedade. Compreender o fenômeno esporte, a definição dos campos de atuação profissional da Educação Física, tanto na Licenciatura, quanto no Bacharelado e do Bacharel em Esporte através dos tempos.
Capacitar o aluno a compreender e analisar a história da atividade física em diversas épocas através do estudo de suas manifestações em diversas culturas e seu desenvolvimento na sociedade. Compreender o fenômeno esporte, a definição dos campos de atuação profissional da Educação Física, tanto na Licenciatura, quanto no Bacharelado e do Bacharel em Esporte através dos tempos.
- Apresentar características da filosofia que a diferencia dos demais saberes;
- Analisar algumas dessas características por meio da História da Filosofia;
- Estudar questões de natureza filosófica presentes no cotidiano do profissional de Educação Física e do Esporte
1. Contextualizar a Educação Física no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano no âmbito da Educação Básica, destacando importância e finalidades nesta etapa de ensino; 2. Construir fundamentação política e pedagógica consistente para atuação em Educação Física no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano; 3. Analisar características e especificidades da Educação Física no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano considerando teorias do desenvolvimento humano e diferentes concepções de corpo e movimento; 4. Analisar e situar o componente curricular Educação Física no Ensino Fundamental no âmbito das “Políticas Públicas de Educação”; 5. Conhecer e analisar programas de Educação Física vigentes para o ensino fundamental de 6º ao 9º ano; 6. Proporcionar o contato dos licenciandos com escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental para aproximação com a realidade e análise da cultura escolar, propostas e concepções da educação física vigentes, assim como com perspectivas e vivências dos alunos; 7. Oferecer oportunidades de experiência com situações de aulas em instituições de Ensino Fundamental do 6º ao 9º, envolvendo discussões de planejamento, observações e participações no processo de docência;
 8. Conhecer as fontes de informação sobre Educação Física Escolar e desenvolver estratégias de atualização e avaliação profissional contínua.
Ao final da disciplina os estudantes deverão ser capazes de: 1. Construir fundamentação teórica apropriada sobre a educação física na educação infantil. 2. Caracterizar a importância da educação física, bem como organizar experiências pedagógicas conforme as possibilidades de desenvolvimento do aluno. 3. Elaborar um programa de educação física, considerando todos os elementos que compõem esse programa. 4. Familiarizar-se com as práticas escolares das escolas de educação infantil para que seja possível traçar um perfil das propostas e concepções da educação física, assim como das perspectivas e vivências dos alunos. 5. Conhecer situações de aulas em instituições de educação infantil, envolvendo discussões de planejamento, observações e participações no processo de docência. 6. Identificar e organizar fontes de informação sobre educação física infantil e preocupar-se com a contínua atualização profissional.