Programação
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Plantão de dúvidas para Práticas, Relatórios e Conteúdo teórico:
LAB MAKER (prédio da MK) - toda quinta das 19h as 21h - enviar mensagem para abertura da porta do predio da MKContato por:
(email) andre_agec@usp.br (usar assunto: "MONITORIA SEM0142")
(linkedin) https://www.linkedin.com/in/andre-coladello/
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Introdução, objetivos da disciplina, definições e sistemas de unidades
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Este tópico trata do tema de incertezas em medidas. Os slides e vídeos das aulas estão logo abaixo desta descrição.Após assistir as aulas, abra o "Roteiro da Prática #01.pdf" e siga as instruções com auxílio do simulador abaixo:
Obs: O e-disciplinas está encontrando alguma dificuldade em incorporar o simulador (Tinkercad) como html na página, tem mostrado com frequência erros de gateway 503 e 500. Caso este erro persista, abra uma área no site https://www.tinkercad.com/ e monte um circuito similar. O código Arduimo pode ser copiado/colado do final deste documento. Por conta deste tipo de dificuldade, não deixe esta atividade para a última hora. (link para o modelo)Também estou disponibilizando, juntamente com este tópico, uma apostila de Arduino, elaborada pelo aluno Roberto C. dos Reis Jr. (meu orientado de IT).
Ela está em sua primeira versão, portanto usem com descrição e, se puderem, me avisem de eventuais erros e/ou dificuldades para que possamos aprimorá-la.
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Com base na simulação do circuito e no roteiro fornecido, redija um relatório sucinto desta prática, incluindo:
- Gráficos gerados com os seus dados, similares aos das Figs. 2, 3 e 4;
- Uma tabela sintetizando os valores calculados nos itens 1 e 4 (itens a, b, c e d) - o gráfico da Fig.5 é opcional
- Arquivos de cálculo que permitiram a realização da tarefa (MatLab, Phyton, Excel, etc.) - opcional.A tarefa já está disponível e deve ser entregue até 14 dias após a prática (quarta-feira, 13/09 pra quem realizou no dia 30 OU 270/09 pra quem fez a prática no dia 13)
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Usar este roteiro e dados caso o ThinkerCAD não esteja funcionando (ou prefira usar um conjunto de dados diferentes)
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Esse é um tópico pra 2 semanas. Vou liberando o conteúdo aos poucos aqui, assim como a atividade que deve ser liberada na semana que vem (3 de maio) com entrega prevista pra dia 12 de maio) e será na forma de exercícios.
Assistam os conteúdos com calma, no tempo de cada um e nos vemos na live de dúvidas no dia da entrega (ou antes se vocês quiserem).
Também estou disponibilizando um "Material de Apoio.pdf" que é um resumo da teoria que ainda não posso chamar de apostila ;-) ...
sensores
... mas pode ajudar nas atividades. -
Neste tópico veremos sensores resistivos (potenciômetros e string pots) e piezorresistivos (strain-gauges).
Acompanhem o material de aula com a ajuda desse jovem e inocente professor, há poucas semanas em casa, ainda alheio as agruras pandêmicas!
Espero que gostem -
Sensores Piezelétricos - Acelerômetros
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Introdução / sumário / princípios básicos da piezeletricidade / exemplo
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modelos de sensores / características / modelo mecânico
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modelo elétrico / amplificação e condicionamento / modelo eletromecânico / outros tipos de sensores
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Calibração e outras considerações práticas
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Prática 1: familiarização com Arduino
Vamos seguir os 2 primeiros roteiros sugeridos na apostila. Caso já tenha alguma familiaridade com a plataforma, pode começar pela 2a.
- Semáforo
utilize o módulo IHM que dispões de um conjunto de 10 LEDs e botões. - Leitura analógica (Sessão 6, p.27)
desafio: Após realizar esta prática com sucesso, tente implementar um Ohímetro (para identificar resistores). Se conseguir, use o display para mostrar o valor.
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Entregar um relatório por grupo da atividade da prática 2 - familiarização com Arduino (até 1 semana depois de realizar a prática)
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https://forms.gle/RVLyYXRgdhpH1naA9
- Semáforo