Programação

  • Boas Vindas - Introdução

  • Visitas aos labs (Área 1)

    No dia 2 de junho faremos visitas guiadas a alguns laboratórios de pesquisa da Eng. Mecânica (e produção).

    Preciso que vocês se organizem em 4 grupos de até 15 alunos para organizarmos as saídas.

    Preencham seu nome e #USP nesta planilha antes do dia 2.

    Estejam presentes um pouco antes do horário de início do seu grupo no ponto 1 do mapa (pdf anexo) - que fica entre o campo de futebol e o CAASO.

    Dali, cada grupo seguirá a sequência marcada com os horários de início previstos na tabela

    Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4
    8h10 Robótica
    8h30 Dinâmica Robótica
    8h50 Compósitos Dinâmica Robótica
    9h10 Lab 3D Compósitos Dinâmica Robótica
    9h30 NEPAS NEPAS Compósitos Dinâmica
    9h50 NETEF NETEF NEPAS Compósitos
    10h10 NUMA Lab 3D NETEF NEPAS
    10h30 NUMA Lab 3D NETEF
    10h50 NUMA Lab 3D
    11h10 NUMA

    até mais,

    Leopoldo

  • Trabalho Final

    Organizem-se em grupos de 5 estudantes!

    Procurem um(a) professor(a), seja da Engenharia e outro dos institutos (IFSC, ICMC IAU ou IQSC). Pesquisem seu perfil acadêmico (por exemplo na plataforma lattes do CNPq https://lattes.cnpq.br/ e/ou no portal da transparência da USP https://uspdigital.usp.br/urania/pessoaListar)

    Abordem via e-mail explicando que precisam entrevistar um docente como parte das atividades do seu curso de introdução, e se estariam disponíveis para uma breve conversa com o grupo (pode ser presencial ou via google meet - como vocês e o docente se sentirem mais à vontade).

    Antes da entrevista, preparem um pequeno resumo (de 1 ou 2 parágrafos) sobre aquela pessoa e sua linha de pesquisa com a ajuda de uma Inteligência Artificial (como o ChatGPT por exemplo). Na entrevista, digam que fizeram uma pesquisa, apresentem o que econtraram e peçam que ele(a) critiquem/corrijam eventuais erros. Depois desse primeiro contato, podem dizer como conseguiram os dados 😉

    No final das contas, a ideia é criar um portfólio com fotos e informações que irão alimentar a plataforma Padlet (coloquei um exemplo lá). O objetivo secundário é verificar a utilidade e confiabilidade deste tipo de ferramenta baseada em IA.

    https://padlet.com/leopro/pesquisa-na-usp-s-o-carlos-2023-fxh6b6j5z1z70c74

    Os grupos deverão postar no padlet:

    - um quadro com os nomes dos estudantes do grupo
    - uma foto do(a) professor(a)
    - uma imagem e um texto breve que ilustrem a área de pesquisa dele(a)
    - Enriqueçam a pesquisa iniciada com a IA, buscando respostas para o seguinte roterio sugerido durante esta entrevista:

    Além das aulas e atividades de extensão, sabemos que os professores também realizam pesquisas. Gostaríamos de saber sobre algum projeto de pesquisa em que tenha se envolvido e responda às seguintes perguntas:

       a) título do projeto
       b) objetivo do projeto
       c) quem financia o projeto?
       d) quantas pessoas, entre professores e estudantes, estão envolvidos no projeto?
       e) existem alunos de graduação envolvidos no projeto? Qual é a contribuição desse aluno? Quais eram os conhecimentos do aluno antes de entrar para o projeto?
       f) há disponibilidade para alunos de iniciação científica atualmente?
       g) qualquer outra(s) pergunta(s) que o grupo julgar pertinente.

    Realizem esta atividade até, no máximo, dia 15 de junho.
    Na aula do dia 16 de junho, os grupos vão apresentar as entrevistas para a classe.


  • Tópico 4

  • Tópico 5

  • Tópico 6

  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10