Diagrama semanal
-
Olá, pessoal.
Nesta disciplina, vamos resgatar os fundamentos aprendidos em Etologia, e utilizá-los para calibrar o olhar etológico sobre os sistemas motivacionais. Teremos também aulas práticas e teóricas e pretendemos estimular o debate e a curiosidade. Queremos estabelecer um vínculo de confiança e um ambiente propício para a aprendizagem. Esperamos que vocês aproveitem e se sintam à vontade para questionar, comentar e construir juntes o conhecimento.
Nossa avaliação será continuada. Ou seja, teremos, a cada semana, uma atividade avaliativa. As atividades avaliativas das aulas teóricas poderão ser realizadas em DUPLA ou TRIO. As atividades avaliativas das aulas práticas serão realizadas em grupos. O grupo deve ser mantido ao longo de todo o semestre.
A pior nota de AC (avaliação continuada) será descartada.
A nota final da teórica será a média das ACs.
A nota final da prática levará em conta se o grupo entregou todas as atividades propostas e avaliará como foi o desenvolvimento da proposta de construção da postura científica ao longo do semestre.
A nota final será a média das notas da Teórica e da Prática, desde que a pessoa tenha obtido nota superior a 5 em cada seguimento.
Quem não tiver pelo menos 2 ACs terá a oportunidade de realizar atividade individual de recuperação em sala de aula no dia 19 de dezembro, 14h.
-
Encontro com a turma para nos conhecermos, conversarmos sobre as propostas, apresentar a disciplina. (Parte 1 e Parte 2)Link para entrevista com o professor Cesar Ades (realizada em 2010). Cesar foi um dos primeiros etólogos brasileiros. Trata-se de um vídeo produzido pela Academia Paulista de Psicologia e faz parte de uma série de entrevistas resgatando a história da ciência psicológica no Brasil. Cesar conta um pouco da sua história, que se mistura com a história da Etologia no Brasil.
-
Prática: as pesquisas em Etologia
Nesta aula, contaremos com a apresentação de trabalhos realizados seguindo a abordagem etológica, para que a turma se familiarize com os tipos de perguntas possíveis e formas de responder que são utilizadas a área.Leitura sugerida:Resende, 2019 - Aprendendo com a Prática em Pesquisas PsicoetológicasParte 1: Dra Paula Lira - apresentação da pesquisaParte 2: Atividade em grupoPara constituir os grupos, pedimos que um dos alunos do grupo preenche os nomes dos participantes no formulario Google a seguir:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeabkzI4kDGdvINCwv0Pig-jijMBVwPIkcIlPzYwTdwVCqkJA/viewform?usp=sf_linkos grupos tem de 4 no minimo a 6 no maximo integrantes-
Um aluno preenche os nomes de todos os integrantes do grupo para as aulas praticas
-
Prática:Parte 1: Projeto de Iniciação Científica Marcel FernandesParte 2: Atividade em grupoLeitura Sugerida:Otta, E. & Bussab, V (2019). Empatia, Altruísmo e Comportamento Pró-social. Em Estados Afetivos e Comportamento Humano: Bases Psicoetológicas. EDUSP.
-
Participação: Dra Natália AlbuquerqueAtividade Avaliativa
-
Parte 1: Francisco Cabral/Flavio Ayrosa - pesquisa com cães (Apego e Questionários)Parti 2: Atividades em grupo
-
Prática: Métodos de Pesquisa
Atividade em grupo: a partir dos assuntos trazidos pela/os pesquisadora/es que vieram conversar com a turma, vamos escolher um trecho de vídeo para analisar. Cada grupo deverá criar hipóteses e previsões ligadas ao assunto das aulas teóricas que possam ser testadas. A atividade deverá ser entregue ao final da aula.
-
Retorno: Conversa sobre a Greve
Prática: Resgate das atividades já desenvolvidas; diálogo entre os que foi observado no EAE e a proposta elaborada na aula prática. -
Encontro Anual de Etologia:Sugerimos que, ao circular pelos pôsteres, vocês relembrem e resgatem o percurso da parte prática da disciplina. Pensando em diminuir os prejuízos em termos aprendizagem e das avaliações continuadas, nossa ideia é que vocês, em grupos, tragam uma reflexão sobre como o que vimos até agora na parte prática da disciplina conversa com o que viram nos trabalhos do encontro. Essa reflexão seria algo curtinho, no máximo 2 páginas, letra times new roman 12, espaço 1,5. E seria feita pelo grupo mantendo um grupo da prática.
https://eaesp2023.wordpress.com/programacao/
-
Teórica: Brincadeira, Curiosidade e Exploração
Atividade avaliativa (duplas ou trios)
-
Prática: Parte 1 - Retorno sobre a atividade em grupo: aula sobre método científico
Parte 2 - Tendo em vista a questão que o grupo elaborou, o grupo deve pensar em como seria a introdução de um projeto de pesquisa que fosse planejado para responder essa questão e elaborar um roteiro que seria seguido para construir esta introdução. Lembrando que ela deve trazer o embasamento teórico sobre o assunto, partindo do tema geral e focando na questão de pesquisa. Para isso, os grupos terão apoio da equipe de monitoria. Enviamos email com os nomes de monitore que foi atribuído a cada grupo. Qualquer dúvida, podem procurar a gente. Em virtude da Semana de Psicologia Preta, esta atividade pode ser entregue na próxima terça.
-
Teórica: Agressividade
-
Prática: fechamento dos trabalhos
Retomando as atividades anteriores, cada grupo deverá fazer um roteiro (pode ser em tópicos) sobre como seria um projeto de pesquisa.Deve colocar de forma sucinta: o assunto tratado, introdução com propostas de referências, e a questão que será investigada (objetivo), hipóteses e previsões, método de coleta de dados, como os dados seriam analisados, cronograma. -
Teórica; Sexo e gêneroAtividade Avaliativa (duplas ou trios)
Leitura obrigatória: Sterling, A. (2001). Dualismos em duelo, Páginas 59-71, a partir da sessão: "A negação dos dualismos"
Leitura Complementar: Smuts, B. (1995). The evolutionary origins of patriarchy.
Link para palestra de Karen WarKentin noAnimal Behavior Society 2021: https://www.youtube.com/watch?v=WCcyM8FoA54Prática: Fechamento da proposta de roteiro de projeto de pesquisa para os grupos que ainda não tiverem concluído.Link para video da A. Fausto-Sterling: http://www.annefaustosterling.com/media