Seção: Índices Financeiros e Econômicos 11 setembro - 17 setembro | LOQ4213 - Contabilidade e Custos (2023) | e-Disciplinas
Página principal do cursoÍndices Financeiros e Econômicos 11 setembro - 17 setembro
-
Índices Financeiros e Econômicos 11 setembro - 17 setembro
-
Texto base que será utilizado na aula do dia 1 de setembro
Índices de rentabilidade e lucratividade são medidas quantitativas, de cálculo simples, que relacionam variáveis das demonstrações contábeis / financeiras das empresas – especialmente da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e do Balanço Patrimonial –, com o propósito de facilitar uma análise gerencial acerca da capacidade da empresa de gerar retornos.
-
Retornos sobre Ativos (ROA) (Return on Assets) e (ROE) Retorno sobre o Patrimônio Líquido (Return on Equity), são conceitos aparentemente similares, mas suas diferenças nos mostram um raio-X do negócio.
Nesse artigo, fácil de digerir e bastante simplificado, nós pretendemos desmistificar o conceito de alavancagem financeira, a principal causa das diferenças entre o ROE e o ROA. Um bom conhecimento desse conceito básico criará as condições necessárias para o entendimento de detalhes que podem auxiliá-lo a se tornar um investidor melhor.
-
O Return On Investment, ou ROI, é um indicativo econômico fundamental para qualquer negócio, porque representa a relação entre o retorno e o capital investido em um projeto. Conheça mais e aprenda a obtê-lo aqui.
-
Endividamento. Bastaram alguns segundos para a função de autocomplete do Google mostrar: como tirar uma empresa das dívidas, como levantar uma empresa falida, como reerguer uma empresa endividada, e por aí vai. Com toda certeza você quer passar longe desse tipo de pesquisa, afinal, empresas saudáveis financeiramente, com um fluxo de caixa apresentando exatamente aquilo que pede o orçamento empresarial, não se preocupam com isso. Será?
-
No texto anterior da série sobre análise fundamentalista, nós tratamos dos diversos “tipos de lucros” que as empresas apresentam nas suas demonstrações do resultado (Lucro Bruto, Lucro Operacional e Lucro Líquido), bem como as respectivas margens de lucros: margem bruta, margem operacional e margem líquida.
Porém, apenas analisar as margens não me diz muita coisa sobre a rentabilidade de uma companhia. Para isso foram criados indicadores de rentabilidade. Esses indicadores são os mais famosos na análise fundamentalista. Neste texto, nós trataremos das seguintes medidas de rentabilidade:
- Retorno sobre o Ativo (Return on Assets – ROA)
- Retorno sobre o Capital Investido (Return on Invested Capital – ROIC)
- Retorno sobre o Patrimônio Líquido (Return on Equity – ROE)
-
Descubra como calcular a margem bruta, líquida e de contribuição e entenda o que esses índices te dizem sobre a saúde financeira da sua empresa
-
O sonho de qualquer empreendedor é obter êxito no seu negócio. Para isso, são necessários planejamento financeiro empresarial, estabelecer metas e objetivos, mas também existe outro item que deve ser considerado: a margem de lucro.
Vamos ver aqui os principais fatores a serem considerados para fazer esse cálculo, e qual a sua importância.
-
Para que uma empresa cresça de maneira saudável e sustentável é fundamental que os resultados obtidos sejam analisados seguindo alguns critérios importantes. Esses critérios são os indicadores financeiros que nada mais são do que índices fundamentais que são retirados de balanços ou controles do setor financeiro da empresa analisada.
-