Programação

  • Aspectos introdutórios

  • Aspectos sociais, econômicos, ecológicos, e políticos da pesca

    Para a próxima aula (20/04), realizar uma resenha do texto Mares de Alimento, separando aspectos econômicos, sociais, ecológicos, e políticos, citados ao longo do texto. Pode ser criada uma tabela com os 4 campos e os referidos pontos.

  • Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável

    • A Atividade Guiada (AG) dessa semana tem o prazo de entrega para quarta-feira dia 12/04. Seguem as instruções:

      1. Fazer 2 definições - uma de Sustentabilidade e outra de Desenvolvimento sustentável - e colocar as referências completas utilizadas.

      2. Criar dois diagramas explicativos (um para cada definição). Tentar pensar em um modo didático de explicar suas definições utilizando esquemas e palavras-chaves (anexar imagens dos diagramas)

      Para aqueles que já fizeram as definições na aula passada, tentar melhorar ambas. Mesmo tendo feito em grupos, TODOS devem inserir as atividades. 

  • Planejamento visita ao CEAGESP - Favor todos responderem

  • Perspectiva de gestores e pescadores - palestra e vivência

  • Métodos de pesca

    • Com os 15 recursos pesqueiros separados pelos grupos na aula passada, respondam as 4 perguntas a seguir:

      1. De que forma o grupo sugere a pesca de cada recurso?

      2. Em qual das 4 áreas (Região estuarina ou manguezal; Área costeira; Plataforma continental; Região oceânica) cada recurso habita a maior parte da vida?

      3. Para cada arte de pesca indicada no item 1, o que poderia ser feito para diminuir os impactos ecológicos?

      4. Esboce características das artes de pesca em um gradiente de sustentabilidade, da mais sustentável a menos sustentável.

      Lembrando que mesmo fazendo em grupo, a entrega é INDIVIDUAL.

  • Dimensão humana da pesca

  • Manejo da pesca

  • Trabalho de campo

  • Processos de certificação