Esta disciplina objetiva providenciar aos alunos uma introdução ao uso das ferramentas genética e genômica nas diferentes áreas da Oceanografia Biológica. Especificamente, será direcionada para os processos oceanográficos que afetam a composição da biodiversidade, quebra do fluxo gênico e adaptação local de organismos marinhos. Além disso, serão apresentadas abordagens genômicas em nível de indivíduos, espécies, populações e comunidades marinhas. Ao final da disciplina espera-se que os alunos: (i) possuam conhecimento da terminologia usada no campo da genética marinha, (ii) sejam capazes de escolher uma técnica molecular para uma questão específica, (iii) entendam como os processos oceanográficos podem modular os padrões ecológicos de organismos marinhos em diferentes níveis (indivíduo, espécie, população e comunidade) por meio de uma abordagem genética/genômica, e (iv) possuam habilidades para analisar e interpretar corretamente um conjunto de dados genéticos/genômicos do indivíduo ao nível da comunidade.
- Propiciar uma revisão dos métodos de manejo da pesca aplicados ao redor do mundo, e dos pontos de referência biológica para manejo de estoques pesqueiros. - Apresentar uma avaliação e incitar a reflexão sobre a interação entre aspectos sociais, biológicos, econômicos, e políticos do manejo pesqueiro, visando expor aos estudantes às várias perspectivas envolvidas na problemática da pesca. - Discutir técnicas e abordagens contemporâneas, como a dos sistemas sócio-ecológicos, manejo da pesca baseado no ecossistema, sistemas de quotas de captura, manejo baseado na comunidade, medidas técnicas, áreas marinhas protegidas e outras medidas de uso sustentável.
Apresentar e demonstrar metodologias através das quais é possível efetuar reconstituições paleoceanográficas; Demonstrar a influência dos oceanos nas variações climática globais e destas sobre os oceanos; Interpretar análises de sedimentos marinhos, as variações na paleocirculação e paleotemperaturas das correntes oceânicas
1) Introdução aos estudos teóricos da Dinâmica de Fluidos Geofísicos, com ênfase nos fluidos oceânico e atmosférico; 2) Análise teórica do movimento da água no mar e do ar na atmosfera; 3) Aplicação de métodos da física-matemática para a resolução de problemas da Dinâmica de Fluidos Geofísicos.