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CIÊNCIA E MÉTODO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES
CBD5948 Carga horária: 105h
Oferecimento: quarta-feira.
Horário: das 14h às 17h
PLANO
Objetivos: Apresentar a gênese e as transformações dos conceitos de pesquisas teóricas e práticas que estejam relacionados com a Ciência da Informação, a Organização do Conhecimento, a Biblioteconomia, a Documentação e com outras áreas que tenham interesse nos estudos de informação e conhecimento. Analisar, de uma perspectiva interdisciplinar, os principais paradigmas metodológicos das ciências básicas e aplicadas na formação dos sistemas de conhecimento, notadamente a partir da Ciência da Informação e da Organização do Conhecimento. Discutir a aplicação dos diversos modelos de projetos de pesquisa em recortes temáticos tradicionais e contemporâneos. Fornecer subsídios práticos para a elaboração, a revisão e a normalização do projeto de pesquisa e da monografia, além de relatórios acadêmicos e técnico-científicos, trabalhos e artigos. Caracterizar a função dos problemas, das hipóteses e dos objetivos de pesquisa na busca bibliográfica e na construção lógica do argumento. Elencar diretrizes acadêmicas da pesquisa na pós-graduação nas etapas iniciais, intermediárias e finais da investigação científica.
Justificativa: A complexidade dos temas de pesquisa que surgiram nas últimas décadas representa obstáculos no momento de desenvolver o projeto, a pesquisa e a monografia na área de Ciência da Informação e Organização do Conhecimento. Quando se trata de objetos de pesquisa como informação e conhecimento no contexto do dataísmo e da sociedade algorítmica, verifica-se a necessidade de se construir um projeto de pesquisa com a perspectiva de constante revisão, atualização e mudança nas escolhas temáticas, abordagens conceituais e percursos metodológicos. Nesse sentido, compreender as dinâmicas metodológicas e interdisciplinares dos temas e dos objetos de pesquisa da Ciência da Informação e da Organização do Conhecimento é fundamental para o aprimoramento de propostas de investigação científica numa vertente científica cada vez mais baseada em dados e inteligência artificial. Dominar o sistema nocional e conceitual dos elementos da proposta e entender as diferentes formas de construção de projetos são requisitos essenciais para a condução e operacionalização de qualquer pesquisa no contexto da pós-graduação. É cada vez mais comum que os ingressantes nos programas de pós-graduação apresentarem dificuldades com o projeto, o desenvolvimento e a apresentação da pesquisa. Muitas vezes, as pesquisas são interrompidas diante de um obstáculo aparentemente simples, como o desconhecimento de algum elemento projeto ou por saber o que ele significa. Obstáculos dessa natureza têm muitas consequências, a mais comum delas é o atraso no cronograma. Mas, não é incomum encontrar problemas mais graves, como a incompreensão dos próprios objetivos, dos problemas da pesquisa e do método. O não cumprimento de uma etapa da pesquisa por causa de uma lacuna conceitual é algo impactante e que merece atenção. Vale lembrar que obstáculos como esse podem evoluir para questões mais sérias e até levar ao abandono da própria pesquisa. Além disso, a disciplina visa suprir uma lacuna causada pela separação entre Ciência da Informação e Organização do Conhecimento, como se os sistemas de tratamento e recuperação da informação atuais não impactassem na produção e, portanto, na própria concepção de conhecimento na Organização do Conhecimento. A disciplina está inteiramente contida na área de concentração, Cultura e Informação, atendendo especificamente as alíneas a), b), c) e d) da ementa da linha de Organização da Informação e do Conhecimento. Nota-se que a análise dos objetos, teorias e métodos da Organização da Informação e do Conhecimento está em constante relação com a análise das formas de aquisição, produção, recuperação e uso da informação na Ciência da Informação. Evidenciada a relevância da disciplina para a formação dos discentes, salienta-se que o conteúdo programático, assim como a ementa e a bibliografia, parte do princípio de que os temas das pesquisas dos estudantes da pós-graduação em Ciência da Informação já implicam na atualização permanente dos temas apresentados e praticados em aula. A prática da pesquisa trará experiências em inovação teórica e conceitual nos mais diversos aspectos da pesquisa, do projeto, na avaliação lógico-científica da operacionalização conceitual da teoria e, especialmente, no entendimento, desenvolvimento e explicação das etapas da metodologia da pesquisa. Relacionando diversas áreas e linhas, como procedem as disciplinas metodológicas atuais, a interdisciplinaridade deve se fazer presente como prática inovadora diante de cenários complexos de uma sociedade baseada em dados, informação e conhecimento. Portanto, a disciplina já parte de uma interdisciplinaridade estabelecida, não apenas institucionalmente em programas de pesquisa tanto na Organização do Conhecimento quanto na Ciência da Informação, mas em uma cultura científica interdisciplinar definida por uma prática pedagógica baseada na experiência com os mais variados temas científicos da área. Por fim, como existem poucos espaços coletivos para análise e discussão de projetos e monografias, acredita-se que a disciplina pode preencher essa lacuna e contribuir, não apenas para uma investigação científica exitosa, mas para a própria qualidade de vida na pós-graduação.
Conteúdo: 1. Construção do pensamento científico nos estudos de informação e conhecimento. 2. Ciência da Informação e Organização do Conhecimento. 3. Temas: histórico e relações sobre os objetos informação e conhecimento. 4. Ciência e Projetos de pesquisa: elementos para as ciências humanas e sociais. 5. Problemas, hipóteses e objetivos: da teoria do conhecimento à prática de pesquisa. 6. Revisão bibliográfica e os desafios da linguagem na formação de conceitos. 7. Método e Metodologia: princípios filosóficos e científicos. 8. Espaço e tempo da pesquisa: planejamento, cronograma de pesquisa e plano de trabalho. 9. Monografias na Ciência da Informação e Organização do Conhecimento: texto, estrutura e normalização. 10. Teoria e prática da pesquisa continuada: apresentação e repercussão.
Forma de Avaliação: Participação nas aulas. Seminários e apresentações. Atividades parciais e trabalho final. De acordo com a Circ.CoPGr/14/2021 (9 de março de 2021). Formas e estratégias de avaliação: participação nas aulas; entrega e apresentação dos trabalhos solicitados na disciplina. Os conceitos finais serão atribuídos da seguinte maneira: 10% participação nas aulas; 20% entrega e apresentação dos trabalhos nos prazos definidos; 70% apreciação dos trabalhos e das apresentações de acordo com os objetivos e os conteúdos da disciplina.
Calendário das atividades:
A) Fichamento: 22.03, 29.03, 12.04, 19.04, 26.04, 03.05, 10.05 e 17.05B) Roteiro da apresentação: 07.06C) Síntese da proposta de pesquisa e apresentação: 14.06D) Trabalho final: ensaio/reflexão sobre a ciência e o método em Ciência da Informação e Organização do Conhecimento: 21.06Notas:A) Fichamentos: 4B) Roteiro da apresentação: 6C) Síntese e apresentação: 10D) Trabalho final: 10Média: A+B+C+D/3 -
- Início das aulas. Apresentação do programa da disciplina. -
- Construção do pensamento científico nos estudos de informação e conhecimento
Textos de base:
TÁLAMO, M. F. G. M. A Pesquisa: recepção da informação e produção do conhecimento. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 5, n. 2, abr. 2004. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/article/download/7615. Acesso em: 12 jan. 2021.
VALENTIM, M. L. P. Construção de conhecimento científico. In: VALENTIM, M. L. P. (org.). Métodos qualitativos de pesquisa em Ciência da Informação. São Paulo: Polis, 2005. p. 7-28. Disponível em: https://abecin.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Metodos-qualitativos.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021.
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- Semana Santa (sem aula)
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- Ciência da Informação e Organização do Conhecimento
Texto de base:
ARAÚJO, C. A. Á.; VALENTIM, M. L. P. A Ciência da Informação no Brasil: mapeamento da pesquisa e cenário institucional. Bibliotecas. Anales de Investigación, v.15, n. 2, p.232-259, 2021. Disponível em: http://revistas.bnjm.cu/index.php/BAI/article/view/131/130. Acesso em: 23 jul. 2021.
Complementares:
ARAÚJO, P. C. de; GUIMARÃES, J. A. C.; TENNIS, J. T. A concepção de epistemologia da organização do conhecimento. Palabra Clave, La Plata, v. 10, n. 2, 2021. Dossier: Epistemología de las ciencias de la información. DOI: https://doi.org/10.24215/18539912e120. Disponível em: https://www.palabraclave.fahce.unlp.edu.ar/article/view/PCe120/13771. Acesso em: 23 jul. 2021.
GOMES, H. E. Tendências da pesquisa em organização do conhecimento. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p.60-88, jan./dez. 2009. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/article/download/6974. Acesso em: 12 fev. 2021.
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- Temas: histórico e relações sobre os objetos informação e conhecimento
Texto de base:
ECO, U. A escolha do tema. In: ECO, U. Como se faz uma tese. 17.ed. São Paulo: Perspectiva, 2002. p.7-34.
Complementares
ODDONE, N.; GOMES, M. Y. F. S. de Filgueiras. Os temas de pesquisa em Ciência da Informação e suas implicações político-epistemológicas. ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: CINFORM, v. 5, 2004. Disponível em: http://www.cinform-anteriores.ufba.br/v_anais/artigos/nancioddone.html. Acesso em: 12 fev. 2021.
RIECKEN, R. F. Frame de temas potenciais de pesquisa em Ciência da Informação. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, Campinas, v. 3, n. 2, p. 43-63, jan./jun. 2006.Disponível em: http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/view/338/220. Acesso em: 12 fev. 2021.
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- Ciência e Projetos de pesquisa: elementos para as ciências humanas e sociais
Texto de base:
SANTAELLA, L. O projeto de pesquisa e seus passos. In: SANTAELLA, L. Comunicação e Pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker Editores, 2001. p. 151-189.
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- Problemas, hipóteses e objetivos: da teoria do conhecimento à prática de pesquisa
Texto de base
LAVILLE, C.; DIONNE, J. O percurso problema-pergunta-hipótese. In: LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em Ciências Humanas. Tradução de Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Adaptação Lana Mara Siman. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. p. 103-127.
Complementar
GIL, A. C. Como construir hipóteses? In: GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
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- Revisão bibliográfica e os desafios da linguagem na formação de conceitos
Texto de base:SEVERINO, A. J. O trabalho acadêmico: orientações gerais para o estudo na universidade. In: SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. p. 37-88.
Complementares:
GIL, A. C. Como delinear uma pesquisa bibliográfica? In: GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. p. 59-86
LAVILLE, C.; DIONNE, J. Revisão da literatura. In: LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em Ciências Humanas. Tradução de Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Adaptação Lana Mara Siman. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. p. 111-123.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: informação e documentação: apresentação de citações em documentos. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.
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- Método e Metodologia: princípios filosóficos e científicos
Texto “livre” para fazer o fichamento.
Selecionar um capítulo ou um artigo das nossas referências para fazer o fichamento.
Exemplo de artigo:
ALMEIDA, J. L. S. de; PERUCCHI, V.; FREIRE, G. H. A. Ciência-Ação em Ciência da Informação: um método qualitativo em análise. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 25, p. 1-24, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e66993. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e66993/41947. Acesso em: 12 mar. 2021.
Exemplo de capítulo de livro:
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fatos, leis e teorias. In: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia científica. 2. ed. Sã Paulo: Atlas, 1992. p. 89-122
Preferencialmente, usar uma referência da bibliografia da disciplina. Os materiais do curso estão disponíveis ao final da página, em “Material de Apoio”.
Se optarem por algum documento que não esteja nesse conjunto, verifiquem a aderência temática e se está disponível online. Por exemplo, o livro “Estudo de Caso”, de Antonio Carlos Gil, foi sugerido e o autor já está sendo trabalhado na disciplina. Além disso, a versão em pdf já foi inserida no Moodle.
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- Espaço e tempo da pesquisa: planejamento, cronograma de pesquisa e plano de trabalho
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- Monografias na Ciência da Informação e Organização do Conhecimento: texto, estrutura e normalização
- Teoria e prática da pesquisa continuada: apresentação e repercussão
Organização para a apresentação das propostas de pesquisa:
a) ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO (entregar preferencialmente até o dia 07/06)
Roteiro de apresentação da proposta de pesquisa. O roteiro deve elencar os tópicos da apresentação em powerpoint. Por exemplo:
1. Identificação de autoria e tema da proposta
2. Título (se houver)
3. Pergunta principal (uma pergunta)
4. Hipótese (resposta provisória à pergunta)
5. Objetivo geral (um objetivo)
6. Justificativa (se houver e se estiver relacionada às fontes bibliográficas da área e/ou à linha de pesquisa – não deve ultrapassar cinco linhas do roteiro)
7. Metodologia (dois ou três tópicos obre o levantamento, a seleção e outro que considere específico do seu tema de pesquisa)
8. Cronograma (apenas indicar mês e ano de início e fim)
9. Referências
Observação: preencher apenas os itens que forem identificados como relevantes para a apresentação da proposta. Se ainda não há definição segura de algum item, apresente como questão no dia da apresentação.
Exemplo em anexo. -
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- Síntese da proposta e apresentações individuais
Síntese bibliográfica e contextualização justificada da proposta de pesquisa: enfoque nos aspectos e limites interdisciplinares atuantes na construção do método.
(a versão final da síntese deve ser entregue com antecedência. Entregar preferencialmente até o dia 14.06).
Obs.: enviar apenas a síntese da proposta de pesquisa conforme os modelos e recomendações da disciplina. Os slides das apresentações do dia 14.06 não precisam ser enviados.
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- Síntese e encerramento da disciplina
Entrega do ensaio/reflexão sobre a ciência e o método em Ciência da Informação e/ou Organização do Conhecimento. Entregar preferencialmente no dia 21.06.
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