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    Mesopotâmia e Egito

      • O arquivo anexo discute a evolução da astronomia nos anos áureos da Babilônia.
      • Queremos comparar aquela evolução com o avanço da astronomia nos tempos modernos
      • Suponha que, assim como hoje, a qualidade dos instrumentos limitou o avanço na Babilônia.
      • Adotada essa hipótese, cada grupo deverá discutir a afirmação
        • "Guardadas as proporções, os astrônomos babilônios eram cientistas tão competentes como os de hoje"

      • Tema: comparação entre o avanço da Astronomia no período áureo da Babilônia e o da Astronomia nos dias de hoje, guardadas as proporções entre os instrumentais disponíveis e as culturas nas duas épocas;
      • Fica mantido o formato empregado no registro das discussões em 27 de março;
      • Não é necessário haver rodízio de Relator; cada grupo decide como prefere;
      • Prazo para entrega até a aula de segunda-feira, dia 17 de abril.
      • Na próxima semana, a discussão estará centrada em apresentações de três grupos.
      • Como de costume, estes serão sorteados, mas as apresentações cobrirão aspectos distintos dos eclipses solares ou lunares.
      • Instruções acima.
      • Para depositar o resumo-proposta do vídeo a ser entregue no final do semestre
      • Basta um membro do grupo depositar
      • Prazo até o final do dia 17 de abril
      • Representante de cada grupo sorteado deve descrever sua apresentação
        • Para os que representaram eclipses, a descrição deve recordar quem foi Sol, Lua, linha nodal e Terra e os instrumentos (celular, bolas, colar) empregados.
        • O representante do grupo J deve descrever (dentro do limite de 500 caracteres), o conteúdo da apresentação
      • O representante de cada grupo que não foi sorteado deve descrever as novidades nas apresentações que teriam feito, além das contribuições do grupo para as discussões.