Diagrama de temas
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Mapeamento do território
O objetivo do mapeamento do território em que se situa a unidade educacional e dos equipamentos públicos e do terceiro setor envolvidos na atenção às pessoas com deficiência é obter informações que permitam compreender como se efetiva a promoção de direitos a esse público, bem como acessar informações mais gerais do contexto em que a unidade educacional está imersa.
Mapeamento do território
Para entender um pouco da realidade do território de estágio, busque fontes que discutam informações censitárias, socioeconômicas etc. Uma fonte pode ser o Mapa da Desigualdade, elaborado pela Rede Nossa São Paulo, outra fonte pode ser as seções indicadores e painéis do Observa Sampa, site elaborado pela prefeitura de São Paulo. Outra indicação de consulta é o Mapa Digital da Cidade de São Paulo.
Equipamentos
Equipamentos de Assistência Social
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) - é um serviço público responsável pela oferta de serviços, programas, benefícios e projetos sociais. O CRAS atende famílias e indivíduos na comunidade e oferta serviços voltados a crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência. O principal serviço do CRAS é o trabalho social com famílias para fortalecer seus vínculos, promover o acesso a direitos e a melhoria de sua qualidade de vida: Centro, Zona Norte, Zona Sul, Zona Leste, Zona Oeste
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) - é uma unidade pública que organiza serviços de assistência social voltados a famílias ou pessoas vivendo situações de violência, violação de direitos ou risco à vida: Centro, Zona Norte, Zona Sul, Zona Leste, Zona Oeste
Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) - tem o propósito de atender famílias e indivíduos nas mais diversas situações de vulnerabilidade social ou violação de direitos: Centro, Zona Norte, Zona Leste, Zona Sul
Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) - tem o objetivo de oferecer proteção social à criança e adolescente, em situação de vulnerabilidade e risco, por meio do desenvolvimento de suas potencialidades, bem como favorecer aquisições para a conquista da autonomia, protagonismo e cidadania, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários a partir do desenvolvimento de atividades com crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e onze meses, tendo por foco a constituição de espaço de convivência a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária: Centro, Zona Norte, Zona Sul, Zona Leste, Zona Oeste
Centro para Juventude (CJ) - serviço que oferece proteção social aos adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco, por meio do desenvolvimento de suas competências, bem como favorecer aquisições para a conquista da autonomia e inserção social, estimulando a participação na vida pública da comunidade: Zona Norte, Zona Sul, Zona Leste, Zona Oeste
Circo Social - serviços com o objetivo de oferecer proteção social preventiva de situações de risco e vulnerabilidade, organizada em grupos heterogêneos a partir de interesses, demandas e potencialidades dos usuários, de modo a garantir aquisições progressivas por meio do desenvolvimento de competências, propiciando vivências para o alcance da autonomia, do protagonismo e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários: Zona Norte, Zona Sul, Zona Leste
Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE) - tem por finalidade prover atenção socioassistencial e o acompanhamento aos adolescentes e jovens de ambos os sexos em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, de Liberdade Assistida e/ou Prestação de Serviços à Comunidade, determinadas judicialmente: Centro, Zona Norte, Zona Sul, Zona Leste, Zona Oeste
Serviço de Proteção Social à Criança e Adolescente Vítimas de Violência (SPVV) - tem o objetivo de identificar o fenômeno da violência e os riscos decorrentes para prevenir o agravamento da situação e promover a interrupção do ciclo de violência, possibilitando a superação da situação de violação de direitos, a reparação da violência vivida, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, a potencialização da autonomia e o resgate da dignidade: Centro, Zona Norte, Zona Sul, Zona Leste, Zona Oeste
Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPD) - tem por finalidade a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e a participação das pessoas com deficiência, a partir de suas necessidades individuais e sociais: Zona Norte, Zona Sul, Zona Leste
Residência Inclusiva (RI) - é uma modalidade de Serviço de Acolhimento Institucional para Jovens e Adultos com deficiência, a partir dos 18 anos de idade, em situação de dependência, prioritariamente beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – BPC, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar ou que estejam em processo de desligamento de instituições de longa permanência constituindo-se no local de referência de moradia do usuário: Zona Norte, Zona Sul, Zona Leste, Centro
Equipamentos de Saúde
Estabelecimentos/Serviços da Secretaria Municipal de Saúde por Região/Zona
- AMB ESPEC – Ambulatório de Especialidades,
- AMA – Assistência Médica Ambulatorial
- AMA E – Assistência Médica Ambulatorial de Especialidades
- CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas
- CAPS ADULTO – Centro de Atenção Psicossocial Adulto
- CAPS IJ– Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil
- CECCO – Centro de Convivência e Cooperativa
- CEO – Centro de Especialidades Odontológicas
- CER – Centro Especializado em Reabilitação
- CRST – Centro de Referência Saúde do Trabalhador
- CTA IST/AIDS – Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/AIDS
- HM – Hospital Municipal
- NIR – Núcleo Integrado de Reabilitação
- NISA – Núcleo Integrado de Saúde Auditiva
- PA – Pronto Atendimento
- PSM – Pronto Socorro Municipal
- SAE IST/AIDS – Serviço de Atendimento Especializado em IST/AIDS
- UBS – Unidade Básica de Saúde
- UPA – Unidade de Pronto Atendimento
- URSI – Unidade de Referência à Saúde do Idoso
Equipamentos de Esporte e Lazer
Relação de equipamentos de cultura de São Paulo: endereços dos serviços de cultura
Relação de equipamentos de esportes de São Paulo (Centros Esportivos): Zona Leste, Zona Oeste, Zona Sul, Zona Norte, Centro
Equipamentos de Defesa de Direitos
Conselho Tutelar - os conselhos tutelares são órgãos autônomos, permanentes e não jurisdicionais, que integram a administração pública local com a função de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes: endereços e telefones por região
Distritos Policiais de São Paulo: endereços e telefones por região
Serviços de proteção às mulheres: relação de serviços e endereços
Tribunal de Justiça – Fóruns e outros serviços: relação de telefones
Ministério Público: relação de promotorias
Neste momento, é preciso imprimir a ficha de estágio e passar a utilizá-la para registro das atividades, de acordo com a distribuição de horas prevista na aba Geral deste ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A ficha, totalmente preenchida e assinada pela estudante e pela(o) profissional responsável pelo estágio na escola e em outras instâncias que foi(ram) feita(s) a(s) visitação(ões), deverá ser entregue à professora da disciplina assim que finalizada.
Contudo, ao iniciar o estágio em Unidade Educacional (UE), informe à/ao responsável pelo acompanhamento de seu estágio que seu estágio envolve o cumprimento de horas em outras atividades (equipamento(s) no território etc.) e pergunte se poderá registrar as horas em mesma ficha ou se é preciso separar as da realizada naquela instituição das cumpridas em outras. Se a instrução for pela separação, reserve uma ficha apenas para a UE.