Programação

  • PRG0018 Processamento de Linguagem Natural

    Quarta-feira, das 16h20 às 18h
    Aulas virtuais e síncronas, via webex (https://www.webex.com/)

    Prof. Thiago A. S. Pardo
    ICMC-USP/São Carlos

    Monitor: Leonardo Antonetti da Motta (l.a.motta@usp.br)
    Horário de atendimento: quarta-feira das 13 às 14h (sala virtual do Google Meet: https://meet.google.com/csh-mmne-obp)


    Objetivos

    A disciplina visa introduzir o aluno à área de Processamento de Linguagem Natural (PLN), ramo de pesquisa da Inteligência Artificial que visa habilitar a máquina a lidar com as línguas humanas e ser capaz de realizar tarefas como tradução automática, revisão ortográfica e gramatical, perguntas e respostas, sumarização automática, simplificação textual e análise de sentimentos, entre muitas outras. Ao final da disciplina, o aluno deverá ter uma visão geral da área e de seus recursos, ferramentas e aplicações, dominando seus conceitos básicos, conhecendo sua história e tendo contato com alguns tópicos relevantes atuais, de forma que possa agregar esses conhecimentos e habilidades a suas competências e adquirindo noções que auxiliem em sua atuação na área.


    Programa

    Visão geral da área de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e sua relação com as áreas de Computação e Linguística. História da área e seus principais marcos. Níveis de representação e processamento linguístico: fonética e fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, discurso e pragmática. Familiarização e prática com recursos, ferramentas e aplicações de PLN. Abordagens e paradigmas para a resolução de problemas de PLN. Construção e anotação de córpus. Prática de projeto e desenvolvimento de um protótipo computacional de PLN. Apresentação de tópicos relevantes atuais de PLN, assim como modelos e métodos associados.


    Avaliação

    A avaliação se baseará em provas virtuais curtas semanais, que o aluno deverá submeter até o início da aula da semana seguinte. A média final será a média aritmética das 70% melhores notas obtidas.

    A frequência será computada indiretamente, pela realização das provas semanais.


    Bibliografia básica

    • Jurafsky, D. and Martin, J.H. (2008). Speech and Language Processing: An Introduction to Natural Language Processing, Computational Linguistics and Speech Recognition. Prentice Hall. Capítulos disponíveis em https://web.stanford.edu/~jurafsky/slp3/
    • Manning, C.D. and Schütze, H. (1999). Foundations of Statistical Natural Language Processing. The MIT Press.
    • Ferreira, M. e Lopes, M. (2019). Para Conhecer Linguística Computacional. 1a edição. Editora Contexto.
    • Freitas, C. (2022). Linguística Computacional. 1a edição. Editora Parábola.
    • Artigos e outros materiais de apoio relacionados aos tópicos da disciplina.