Topic outline

    • Gente, nossos encontros funcionarão assim:
      Supervisão com Paula Fonseca, 13:30hs no CEIP - Centro Escola do Instituto de Psicologia (Bloco D) -, na sala 156 (13:30 às 15:15hs )
      Aula teória com Adriana -  (15:30) sala no Bloco A, sala 178.


  • aula 1 15/03

    Apresentação campo de estágio

    Questões-desafios da disciplina

    Funcionamento - estágio, supervisão, escrita relato semanal, aula téórica. 

  • aula 2 - 22/03/2023

    Discussão a partir do  texto: 

    MACHADO, Adriana Marcondes. Uma carta-luta aos que atuam na educação e na saúde. In Ceccim, Ricardo Buig; Freitas, Cláudia Rodrigues (Orgs). Fármacos, remédios, medicamentos: o que a Educação tem com isso? Porto Alegre: Rede Unida, 2021. (pp. 315-324).

    DOI: 10.18310/9786587180298

    LINK - https://editora.redeunida.org.br/project/farmacos-remedios-medicamentos-o-que-a-educacao-tem-com-isso/

     

    [OBS: Esse texto é uma atualização da seguinte produção: MACHADO, A. M. Oportunidade de luta. In:  LEITE, A. J. M. & COELHO FILHO, J. M. (Orgs.) Você pode me ouvir doutor? Campinas, SP: Saberes Editora, 2010, p.68-81.]


  • aula 3 - 29/03

    DURANTE A SEMANA

    Escrever texto (*)  a partir da discussão em aula e da leitura da carta lida para a aula anterior (dia 22/03): pensamentos, considerações, questões, dúvidas. Bom organizarem um arquivo, ou caderno... ou notas... para somar  o material escrito referente às aulas.

    ler novamente a carta buscando variações do pensamento.  

    NO DIA 29/03

    Ida ao CEU Jaguaré. Combinados realizados na supervisão

    Depois da visita ao CEU Jaguaré, nos encontramos na USP. Trazer texto (*). (a semana seguinte será semana santa) 



  • aula 4 - 12/04

    Canguilhem - O normal e o patológico

    Texto:  Georges Canguilhem

    Canguilhem, G. Exame crítico de alguns conceitos: do normal, da anomalia e da doença, do normal e do experimental. In: ______ O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 6ª Ed/2ª reimpr, 2009.

    Este livro está disponível para download em:

    https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3114962/mod_resource/content/1/O_Normal_e_o_Patologico.pdf


  • aula 5 - 19/04

    Texto Benilton Bezerra - o normal e o patológico, questões atuais

  • aula 6 -

    paralisação

  • aula 7

    O saber da experiência (ler texto de Larrosa enviado no zap)

    discussão:

    - a produção do encaminhamento como objeto de análise

    - a experiência como variação de si

    - o acesso à produção pública dos acontecimentos (ver dissertação de mestrado de Karina Acosta, PUC)

  • aula 8

  • aulas 9 em diante


    - exercício de escrita

    - Introdução e capítulo 3 da tese de Livre Docência: Quando a escrita toca a produção institucional em uma trabalho de extensão universitária.

    - Primeiras versões do texto para a escola

    - Artigo:  A escrita endereçada como prática de formação e construção de realidade (Adriana Marcondes e PAula Fonseca, revista Mnemosine, 2019)

    - semana de psicologia

    - fechamento, trazer glossário 



  • Topic 10