Aperçu des sections
-
Sobre a disciplina: Capacitar o aluno a compreender a adaptação dos mecanismos de controle interno nos diferentes níveis de organização, incluindo sistemas de controle neuro-vegetativo, do balanço hidro-eletrolítico e equilíbrio ácido-básico, da ingestão de alimentos e de ritmos biológicos, e os mecanismos de controle da reprodução.
Docentes:
Profa. Débora Rejane Fior Chadi (Resp. Disciplina), sala 217 r.917608, e-mail: drfchadi@ib.usp.br
Profa. Dra. Renata Moreira, sala 220, r. 917531, e-mail: renatagm@ib.usp.br
Profa. Dra. Zulma Ferreira, sala 328, r. 918076, e-mail: zulmafer@usp.br
Prof. Michael Hrncir, sala 204, r. 917607, e-mail: michael.hrncir@ib.usp.brCálculo da média final
Média final = [(P1 x 4)+(P2 x 4)+(Seminário x 2)]/10
-
SILVERTHORN, D. Fisiologia Humana: Uma Abordagem Integrada, 7ª Edição, Artmed, 2017.
Norris. D.O. Vertebrate Endocrinology. 4a edição, 2007
-
-
P1 - Integral Fichier
-
P1 - Noturno Fichier
-
-
-
Aqui está o arquivo com os 12 temas propostos para o seminário desse ano. Organizem-se em grupos (de preferência com 5-6 integrantes), e preencham os nomes no link "Distribuição dos grupos do Seminário 2023" (tópico abaixo).
Na próxima aula (11/04), será realizada a distribuição dos temas, levando em consideração a ordem de preferência. Ademais, as sugestões de possíveis temas pode ser registrada nos fóruns. -
O resumo deve ser de uma página + referências, com fonte Arial 12 e espaçamento de 1,5 e deve ser entregue até às 23h59 do dia 16/05. Lembrem-se de incluir o nome dos integrantes, tema do trabalho e o período. Apenas um aluno (a) do grupo precisa entregar a atividade.
-
Os seminários serão apresentados no dia 27/06, no prédio da administração, no último andar. Os trabalhos serão apresentados na forma de pôster. Cada grupo terá à disposição um painel de cortiça de 77 cm de largura por 84 de altura. Não existe exigência com relação ao formato do pôster, que pode ser inclusive em forma de folhas impressas, penduradas com tachinhas. A equipe didática vai avaliar cada trabalho e haverá tempo para que os participantes dos diferentes grupos visitem os pôsteres dos colegas. Não haverá necessidade de enviar o pôster no moodle, mas sim o resumo, no dia 16/05.
Os grupos precisam explicar o que está nos posters, e possíveis dúvidas de quem questionar, assim é bom estarem preparados para isso de forma clara e objetiva.
-
-
-
Bibliografia recomendada:
- SILVERTHORN, D. Fisiologia Humana: Uma Abordagem Integrada, 7ª Edição, Artmed, 2017. (Para essa aula, recomenda-se as páginas 9 a 17 do capítulo 1 e o capítulo 6 do livro)
-
-
Bibliografia recomendada:
- SILVERTHORN, D. Fisiologia Humana: Uma Abordagem Integrada, 7ª Edição, Artmed, 2017 (capítulo 7);
- Norris. D.O. Vertebrate Endocrinology. 4a edição, 2007 (capítulos 1, 4 e 5).
-
-
-
Eixo hipotálamo-hipófise-tireóide Fichier
-
-
-
SILVERTHORN, D. Fisiologia Humana: Uma Abordagem Integrada, 7ª Edição, Artmed, 2017. Capítulo 26 - Reprodução e Desenvolvimento - páginas 833 a 847.
-
-
-
SILVERTHORN, D. Fisiologia Humana: Uma Abordagem Integrada, 7ª Edição, Artmed, 2017. Capítulo 26 - Reprodução e Desenvolvimento - páginas 844 a 861.
-
-
-
Glândula adrenal Fichier
-
Cronobiologia no sistema endócrino Fichier
-
Fisiologia da glândula adrenal. Fichier
-
Glândula adrenal na resposta ao estresse Fichier
-
Ritmos biológicos - entendendo os dias, as horas e as estações do ano. Fichier
-
-
-
Aula - Glândula pineal / Neuroimunoendocrinologia Fichier
-
O tempo biológico e a defesa do organismo. Fichier
-
Neuroimunomodulação. Fichier
-
Neuroimunomodulação - diálogos entre o sistema nervoso e imune. Fichier
-
-
-
Pâncreas endócrino Fichier
-
-
-
-