Programação

  • Seja bem-vindo a disciplina Mapeamento de Processos!

    A disciplina apresenta inicialmente os conceitos básicos da visão de processos e da visão funcional. Apresenta ainda os conceitos relacionados a diagnóstico de processos considerando a dimensão atividade, comunicação, estratégia e tecnologia. Por fim, apresenta as melhores práticas de modelagem de processos.


  • Aula 1 - Introdução - 14/03

    Objetivo da disciplina

    1. Capacitar o aluno a compreender de forma integrada o significado dos princípios de modelagem organizacional. 

    2. Familiarizar o futuro administrador com a abordagem de gerenciamento de processos de negócio, visando a melhoria da produtividade e a otimização dos processos de negócio.

    Critério

    Prova I – 20%

    Prova II - 20%

    Trabalhos em sala de aula/seminário/trabalho final e participação em sala de aula – 60%

      • Trabalho final 30%

      • Demais atividades 30% 

    Regras da Disciplina

    • Todos os trabalhos devem ser postados no Moodle até o horário da aula

    • O fichamento é individual. 

    • Trabalhos fora da data e horário valem 50% da nota total. Prazo máximo 7 dias. Exceto questionários, relatório de palestras e atividades corrigidas durante a aula.

    • As presenças serão computadas considerando as entregas das atividades. Por exemplo:  será considerado 70% de presença para o aluno que entregar 70% das atividades.

    Trabalho Final
    • Iniciar o desenvolvimento logo nas primeiras semanas de aula.

    • Desenvolver o trabalho final com a notação BPMN seguindo as boas práticas.

    • Descrever o ambiente da organização e os principais processos (Arquitetura de Processos- o exemplo da APQC pode ser interessante para organizar os principais processos)

    • Caracterizar o Processo (seguir formulário)

    • Explicar o motivo da escolha do processo (Caso de negócio) com base na literatura utilizada na disciplina (crítico, complexo etc). Esse processo só deve ser escolhido se houver oportunidades de melhorias.

    • Modelar os processos escolhidos (Início ao fim do processo ou  end-to-end - independente do Departamento)

    • Modelar como está (AS IS) e como será (TO BE).

    • Fazer uma lista dos problemas do processo.

    • Fazer uma lista de eventos para conferir se o modelo atende a todas as situações (por exemplo: se o cliente chega no hotel depois de pagar a reserva e não tem quarto. Como o processo continua nesse caso?)

    • Fazer uma lista de lições aprendidas (ver capítulo 13 e 14 do Valle e Oliveira)

    • Desenvolver um relatório com o tempo despendido em cada entrevista e durante o desenvolvimento (esse tempo não será avaliado na nota e sim para discutir a efetividade da modelagem)

    • Cuidado para mapear exatamente o como está e não como deveria estar.

    • Apresentar os modelos na fase de construção para a sala participar das discussões.

    • Propor indicadores para o processo na caracterização (não adianta mapear os processos sem determinar como serão medidos os resultados)

    • Determine que valores criar para os “clientes” do processo. Esse modelo proposto traz benefícios. 

    • Obrigatória a participação de todos os membros do grupo no desenvolvimento e apresentação do trabalho parcial e final. 

    • O trabalho final deverá ser postado no EAD em duas partes: relatório e modelo.


    Tópicos para o relatório e apresentação final

    Introdução (explicar por que escolheu o processo), arquitetura (visão macro dos processos da empresa – pode usar a APQC como base), caracterização do processo, modelo AS IS, lista de eventos do processo (situações comuns e exceções) lista dos problemas do processo, Modelo TO BE, Considerações finais (possíveis ganhos com as melhorias, lições aprendidas, número de horas no desenvolvimento de cada etapa do trabalho).

    Bibliografia

    ALBUQUERQUE, A., ROCHA.., P. Sincronismo Organizacional- como alinhar a estratégia, os processos e as pessoas.

    BUBENKO Jr., J. A.; STIRNA, J.; BRASH, D. EKD user guide, Dep. of computer and systems sciences. Stockholm, Royal Institute of Technology, Disponível em:, 2001. Acesso em 1 jul. 2003

    DE SORDI, J. O. Gestão Por processos: uma abordagem da moderna administração. Saraiva, 2008.

    NADLER, D. A.; GERSTEIN, M. S.; SHAW, R. B.; Associados. Arquitetura organizacional. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1994.

    NURCAN, S.; ROLLAND, C. A multi-method for defining the organizational change. Information and Software Technology 45 (2003) 61–82.

    PÁDUA, S. I. D.; CAZARINI, E. W.; INAMASU, R. Y. Modelagem organizacional: captura dos requisitos organizacionais no desenvolvimento de sistemas de informação. Revista Gestão e Produção. v.11, n. 2, p.1-20. agosto, 2004 

    PÁDUA, S.I.D. Investigação do processo de desenvolvimento de software a partir da modelagem organizacional, enfatizando regras de negócio. São Carlos. 145p. 2001. Dissertação (mestrado)- Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.

    PAIM, R. et al. Gestão por processos: pensar, agir e aprender. Porto Alegre,  Bookman, 2009

    VALLE, R. OLIVEIRA, S.B. Análise e modelagem de processos de negócio. Foco na notação BPMN. Ed. Atlas, 2009

    Aula 1

    Introdução a gestão por processos

    Bibliografia

    PAIM, R. et al. Gestão por processos: pensar, agir e aprender. Porto Alegre,  Bookman, 2009 cap. 3



  • Aula 2 - Caracterização de Processos - 21/03

    Aula Caracterização de processos

    Conversa informal sobre os trabalhos.

    Questionários só podem ser respondidos até à data e horário da aula.

    Leiam os capítulos antes de iniciar o questionário que só pode ser respondido uma única vez.


    Bibliografia

    DE SORDI, J. O. Gestão Por processos: uma abordagem da moderna administração. Saraiva, 2008. Cap. 1 e 2

    Valle, R. Oliveira, S.B. Análise e modelagem de processos de negócio. Foco na notação BPMN. Ed. Atlas, 2009 cap 2, 3 e 4

    • Ler os capitulos antes de responder o questionário

      DE SORDI, J. O. Gestão Por processos: uma abordagem da moderna administração. Saraiva, 2008. Cap. 1 e 2


  • Aula 3 - BPMN - 28/03

    Apresentação do Software escolhido

    Atividade: responder questionário no E-disciplinas

    Ler o capítulo antes de iniciar o questionário que só pode ser respondido uma única vez.

    Bibliografia

    Valle, R. Oliveira, S.B. Análise e modelagem de processos de negócio. Foco na notação BPMN. Ed. Atlas, 2009. Cap. 7


    • Ler o capítulo antes de iniciar o questionário que só pode ser respondido uma única vez.

      Bibliografia

      Valle, R. Oliveira, S.B. Análise e modelagem de processos de negócio. Foco na notação BPMN. Ed. Atlas, 2009. Cap. 7



    • •Uma grande distribuidora de bebidas está com os seguintes problemas no seu processo diário de vendas: 

      •Muitas vezes o vendedor faz uma venda de um produto que não possui em estoque na distribuidora. Ou, ao fim do expediente, durante a avaliação diária de todos os pedidos, ele verifica que não atingiu a meta de vendas em uma determinada linha de produto. Isto porque na parte da manhã, durante a programação de equipe, quando são definidas as metas de vendas, deve estar acontecendo uma falta de alinhamento. 
      •Outro problema comum é que muitos pedidos que possuem urgência dos clientes para entrega no dia seguinte são atrasados, isso porque a equipe de estoque, responsável por fazer a separação dos pedidos e carregar os caminhões após a avaliação dos pedidos, não possui essa informação de urgência. 
      •Outra questão é que o superintendente de vendas está percebendo que nem sempre o vendedor faz uma avaliação do estoque do cliente durante a visita de venda, atividade muito importante para alavancar as vendas e manter a satisfação do cliente.
      •Por último, o departamento contábil as vezes emite cobrança de itens que foram devolvidos no momento da entrega. Mesmo o setor de Estoque tendo dado entrada nos produtos devolvidos. 
      •Com base no exposto, faça o desenho do processo de ponta a ponta. 

  • Aula 4 - Exercícios - 11/04

    Conversa informal sobre a ideia do trabalho.

    • Processo para atender os pedidos de compra de clientes de uma empresa de venda de maquinários agrícolas. Faça o desenho do processo utilizando a notação BPMN.

      O processo inicia com a prospecção de clientes, seguida pela fase de negociação. Se a venda não for concretizada, encerra-se a negociação. No caso da venda ser realizada, ocorre a etapa de aprovação do pedido.
      Uma vez aprovado o pedido, é feita a solicitação do equipamento comprado, então é verificada a disponibilidade. Se não houver produto em estoque, a empresa compra o equipamento da fábrica e solicita a entrada do equipamento. Se já houver o produto do pedido em estoque, ele é enviado para a preparação e, depois, preparado conforme a configuração de venda. Em seguida, é feita a agregação ou desagregação de peças do equipamento adquirido para, então, ele ser liberado para o faturamento.

      A aprovação do pedido também dispara a etapa de análise inicial do crédito do cliente. Se o pagamento for à vista, a empresa recebe o dinheiro. Mas, em caso de financiamento, a etapa seguinte é a solicitação de financiamento junto à instituição financeira. Se o crédito não for aprovado, verifica-se outras instituições financeiras e, se novamente o crédito não for aprovado, o cliente é comunicado da reprovação do crédito. Contudo, se o crédito for aprovado na segunda tentativa, solicita-se a assinatura do contrato e documentos do cliente. Essa etapa também acontece se o crédito for aprovado logo na primeira tentativa. Tão logo o contrato seja assinado, aguarda-se a liberação do equipamento para faturamento.
      Após a etapa de liberação do equipamento para faturamento, a empresa efetiva o faturamento do cliente para, por fim, entregá-lo ao cliente.


    • O macroprocesso de contratação de colaboradores para a cooperativa consiste em solicitar a vaga e, caso a solicitação seja aprovada, as etapas que seguem são o recrutamento dos candidatos, a seleção de candidatos, a admissão do candidato aprovado para a vaga e, por fim, sua integração como novo colaborador da cooperativa.

      Faça o desenho do macroprocesso utilizando a notação BPMN.


  • Aula 5 - Exercícios - 18/04

    • Processo de contratação de uma cooperativa agrícola de produtores de base familiar, com foco na transação de commodities nos mercados interno e externo. Faça o desenho do processo utilizando a notação BPMN.

      O candidato aprovado deve encaminhar ao RH os documentos solicitados e informar sobre sua disponibilidade. Feito isso, ele realiza os exames admissionais, realiza uma consulta final com médico do trabalho, enviar documentações adicionais para, finalmente, assinar o contrato de trabalho.
      Quanto às atribuições do Departamento de RH, tão logo o candidato seja selecionado, o setor deve verificar a disponibilidade do candidato em assumir a vaga e solicitar a documentação. Na sequência, é preciso cadastrar uma ficha médica e também verificar a necessidade de exames complementares. Em seguida, a área responsável pela segurança e medicina do trabalho, define os exames necessários. Aqui, há três caminhos possíveis: 1) se os exames forem feitos na filial, o gestor responsável pelo novo contratado deve alinhar data e local com o candidato para solicitar o exame admissional, depois ele aguarda os resultados dos exames, e envia os resultados dos exames complementares. Por fim, gera-se o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO); 2) se os exames forem realizados na localidade da sede da cooperativa, o setor de medicina do trabalho agenda os exames complementares, então o gestor informa o candidato sobre a data e horário do exame e, novamente, volta-se para o setor de medicina do trabalho, que deve aguardar os resultados dos exames para, então, lançar exames complementares no sistema e gerar o ASO; 3) se exames complementares não forem necessários, segue-se para a etapa de geração do ASO.
      Com o ASO pronto, há dois caminhos possíveis. Se a contratação for realizada na filial da cooperativa, o gestor deve agendar o exame clínico, informar o candidato sobre a consulta, realizar a consulta, enviar a documentação da contratação para o setor de medicina do trabalho que, então, irá elaborar o arquivo médico. Caso a contratação não seja em filial, o próprio setor de medicina do trabalho que agenda o exame clínico, embora seja o RH que informe o candidato sobre a consulta. A realização da consulta final é feita pelo setor de medicina do trabalho que, então, elabora o arquivo médico do candidato. Após essa etapa, o setor de medicina do trabalho envia o ASO para o Setor de Contratação, que orienta o candidato sobre a documentação necessária para formalização do contrato, que deve ser recebida até quarta-feira. Então, o Setor de Contratação recebe a documentação enviada pelo candidato, confere a documentação e encaminha ao Departamento de RH para que eles entreguem a requisição de vaga. No caso de a documentação recebida estar incompleta, o Setor de Contratação solicita os documentos faltantes para, então, novamente, receber a documentação, conferir a documentação e encaminhar ao Departamento de RH para que eles entreguem a requisição de vaga.
      O Departamento de RH deve retornar para o Setor de Contratação até segunda-feira para que a admissão seja cadastrada no sistema e seja dado início aos processos de integração e treinamento do novo colaborador. O Setor de Contratação ainda deve emitir documentação, arquivar documentação para, por fim, o Departamento de RH lançar a data de admissão no sistema.

    • Processo de vendas de uma empresa de comercialização de matéria-prima para Construção Civil. Faça o desenho do processo utilizando a notação BPMN.

      O processo tem início com o cliente solicitando o orçamento e, a partir da notificação, a área de vendas da empresa recebe o pedido de orçamento, cadastra o cliente no banco de dados, faz o orçamento pedido e aguarda a resposta.
      Aqui, se o cliente recusa o orçamento, encerra-se o processo. Porém, se ele aceita, mas não haverá entrega, a área de vendas detalha o pagamento para, então, o setor de faturamento gerar a nota fiscal. Em seguida, a nota é enviada para o cliente pela área de venda e o processo termina com o cliente retirando seu pedido no estoque da empresa.
      Contudo, se o cliente aceita o orçamento, mas com necessidade de entrega, a área de vendas solicita o custeio do frete ao setor de logística que, por sua vez, recebe a solicitação de frete e negocia com transportadoras parceiras. A transportadora escolhida é notificada, aceita a tarefa e informa o valor do transporte. O setor de logística recebe a cotação do frete e a área de vendas repassa o valor do frete para o cliente.

      Em seguida, a área de vendas aguarda a resposta do cliente. Se o cliente recursar, o processo termina, mas se ele aceitar, o pagamento é detalhado, o setor de faturamento gera a nota fiscal para a área de vendas encaminhar a nota do frete ao cliente.
      Na sequência, a nota fiscal é encaminhada para a logística que confirma o pedido e prepara o envio do pedido à transportadora que, por sua vez, recebe a nota fiscal e prepara o transporte. Dentro do prazo previsto, a transportadora pega o produto no estoque e, então, encaminha para o cliente. Neste ponto, o processo termina com o cliente recebendo o pedido.

  • Aula 6 - Entrevista - 25/04

    Valle, R. Oliveira, S.B. Análise e modelagem de processos de negócio. Foco na notação BPMN. Ed. Atlas, 2009 cap 5 e 9


    • Leiam antes de responder. O questionário só pode ser respondido até o horário de início da aula.

      Valle, R. Oliveira, S.B. Análise e modelagem de processos de negócio. Foco na notação BPMN. Ed. Atlas, 2009 cap 2, 3 e 4


  • Aula 7 - Árvore da Realidade Atual - 02/05

    Árvore da Realidade Atual


    FACHINI, R. F. ; COSTA, J. M.H. ; ROZENFELD, H. . Proposição de um método de Diagnóstico do Processo de Desenvolvimento de Produtos (D-PDP): uma adaptação da Teoria das Restrições. In: XXX Enegep, 2010, São Carlos. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2010.


  • Aula 8 - Primeira Avaliação - 09/05

  • Aula 9 - Entrega e apresentação da primeira parte do trabalho final - 16/05

    Entregar:

    1.        Descrição dos principais processos da organização  escolhida para o trabalho (Arquitetura simples)

    2.        Caracterização do processo escolhido

    3.        Principais problemas encontrados

    Na apresentação é necessário explicar o motivo da escolha do processo (Caso de negócio) com base na literatura utilizada na disciplina (crítico, complexo etc). Esse processo só deve ser escolhido se houver oportunidades de melhorias.


  • Aula 10 - Entrega e apresentação do trabalho parcial - 23/05

      • Desenvolver o trabalho final com a notação BPMN seguindo as boas práticas.

      • Descrever o ambiente da organização e os principais processos (Arquitetura de Processos- o exemplo da APQC pode ser interessante para organizar os principais processos)

      • Caracterizar o Processo (seguir formulário ) 

      • Explicar o motivo da escolha do processo (Caso de negócio) com base na literatura utilizada na disciplina (crítico, complexo etc). Esse processo só deve ser escolhido se houver oportunidades de melhorias.

      • Modelar os processos escolhidos (Início ao fim do processo ou  end-to-end - independente do Departamento)

      • Modelar como está (AS IS) 

      • Fazer uma lista dos problemas do processo.


  • Aula 11 - Apresentação do trabalho parcial (continuação) - 30/05




  • Aula 12 - Entrega e apresentação do trabalho final - 06/06

    • Descrever o ambiente da organização e os principais processos (Arquitetura de Processos- o exemplo da APQC pode ser interessante para organizar os principais processos)

    • Caracterizar o Processo (seguir formulário)

    • Explicar o motivo da escolha do processo (Caso de negócio) com base na literatura utilizada na disciplina (crítico, complexo etc). Esse processo só deve ser escolhido se houver oportunidades de melhorias.

    • Modelar os processos escolhidos (Início ao fim do processo ou  end-to-end - independente do Departamento)

    • Modelar como está (AS IS) e como será (TO BE).

    • Fazer uma lista dos problemas do processo.

    • Fazer uma lista de eventos para conferir se o modelo atende a todas as situações (por exemplo: se o cliente chega no hotel depois de pagar a reserva e não tem quarto. Como o processo continua nesse caso?)

    • Fazer uma lista de lições aprendidas (ver capítulo 13 e 14 do Valle e Oliveira)

    • Desenvolver um relatório com o tempo despendido em cada entrevista e durante o desenvolvimento (esse tempo não será avaliado na nota e sim para discutir a efetividade da modelagem)

    • Cuidado para mapear exatamente o como está e não como deveria estar.

    • Apresentar os modelos na fase de construção para a sala participar das discussões.

    • Propor indicadores para o processo na caracterização (não adianta mapear os processos sem determinar como serão medidos os resultados)

    • Determine que valores criar para os “clientes” do processo. Esse modelo proposto traz benefícios


  • Aula 13 - Apresentação do trabalho final (continuação) - 13/06

    Continuação da apresentação do trabalho final.

  • Aula 14 - Apresentação do trabalho final (continuação) - 20/06

    Continuação da apresentação do trabalho final.



  • Aula 15 - Segunda avaliação - 27/06

    • Universidade de São Paulo

      RAD2215 - Mapeamento de Processos - Segunda avaliação

      1. A prova é individual.

      2. Interpretar a questão faz parte da avaliação.

      3. Escolher as alternativas conforme o que foi apresentado em sala de aula.

      4. Respeitar o tempo determinado para fazer a prova.