Programação
-
Objetivos da tutoria: Acompanhar a vida acadêmica e orientar grupos de alunos no processo ensino-aprendizagem; estimular a participação em atividades acadêmicas, científicas e culturais da universidade; e contribuir para o conhecimento dos alunos sobre as características do seu curso e as áreas de atuação do profissional farmacêutico.
A frequência nos encontros é obrigatória!
A presença e a participação nas aulas serão os mecanismos de avaliação, os quais serão empregados para fins de aprovação na disciplina. -
Período Integral (21/03) - 14 h às 16 h - todos os alunos
Período Noturno (25/03) - 9 h às 11 h - todos os alunos
Professores Responsáveis: CG, CoC e Serviço de GraduaçãoAtividade: Dinâmica das Afinidades e Semelhanças (Quebra-gelo)
Esta dinâmica proporciona maior integração entre os alunos, quebra o gelo inicial, permite que conversem e se conheçam um pouco melhor e possam reconhecer as afinidades entre os colegas. Também trabalha a capacidade de buscar união, a importância da comunicação, do respeito e da simpatia.
Objetivo: O objetivo dessa dinâmica é buscar características em comum entre os participantes.
Como realizar:
a) Dividir cada grupo (A, B, C, D e E) em 5 sub-grupos de 3 alunos (A1, B1, etc.) e pedir para que discutam a respeito de seus gostos e características pessoais e, logo após, que identifiquem duas ou três características compartilhadas/comuns entre eles (20 min).
b) Após esse período, cada grupo (A, B, C, D e E) se reúne para discutir sua identidade (20 min) e propor um brasão que represente o grupo.
c) Apresentação do brasão e explicação da identidade dos 5 grupos (60 min).
Material: canetas coloridas (5 jogos). -
SALA DE AULA BLOCO 13A (ADMINISTRAÇÃO)
Período Integral (28/03) - 14 h às 16 h - todos os alunos
Período Noturno (15/04) - 9 h às 11 h - todos os alunos
Professores Responsáveis: CG, CoC e Serviço de Graduação
Atividade 1: Informações sobre aspectos da Matriz Curricular, Sistema JúpiterWeb, Definições e Regulamentos serão apresentadas. Esclarecimento de dúvidas.
Atividade 2: Orientações e Informações sobre Estágios Curriculares e as possibilidades de Estágios Extra-curriculares. Esclarecimento de dúvidas.
Atividade 3: Leitura complementar “carta zero e no.1” do livro “Cartas do Gervásio ao seu umbigo” – cada grupo deve elencar 4 pontos importantes da carta para sua realidade; e 5 pontos positivos e 5 negativos a respeito do acolhimento recebido na semana de Recepção aos Calouros e entregar no encontro seguinte aos tutores.-
Slides Estágios Arquivo
-
As atividades aqui programadas serão feitas, separadamente, em grupos (A, B, C, D e E). Atenção: Verificar o cronograma e a lista de grupos.
Atividade 1: Dividir a turma em 3 sub-grupos de 5 alunos para discussão dos tópicos a seguir e retornar para o grande grupo para consolidação da discussão:
LOCAL: Por favor, observar a indicação da respectiva sala de aula no arquivo "Cronograma Tutoria I (Integral e Noturno)", o qual está no início da página.
a) o que motivou vocês a optarem pelo curso de Farmácia?
b) o que vocês acham que é a atuação do Farmacêutico? Quais as tendências para a profissão?
(máximo 60 min)
Atividade 2: vocês sabem o que é Iniciação Científica (IC)? Como vocês se apresentariam em uma solicitação para IC?
Atividade 3: Leitura Complementar para o próximo encontro: Os tutorandos deverão ler os seguintes textos:
a) Carta no. 4 do livro “Cartas do Gervásio ao seu umbigo” – procrastinação e;
b) Texto 1 Coluna Dráuzio 2021 - procrastinação.
Trazer para o próximo encontro, 3 atividades que vocês gastam mais tempo (excluir o dormir); 3 atividades que perdem mais tempo; lista de dificuldades frequentes relacionadas à gestão do tempo. -
As atividades aqui programadas serão feitas, separadamente, em grupos (A, B, C, D e E). Atenção: Verificar o cronograma e a lista de grupos.
Atividades 1:
Apresentar os vídeos relacionados à procrastinação.
Atividade 2:
a) Dividir a sala em 3 sub-grupos de 5 alunos para discussão.
b) Cada sub-grupo deve avaliar se existem semelhanças entre as listas trazidas (atividade 3 do encontro anterior – 3º Encontro) e discutir as prioridades e reorganizar o tempo dedicado às atividades que desempenham em planilhas com dias da semana e horários, feita por eles, para visualizarem as tarefas que tomam mais tempo e como modificar. Não existe “Receita mágica” de gestão de tempo para todos! (30 minutos)
c) Apresentação das dificuldades de cada um dos sub-grupos no grupo geral. (30 minutos)Atividade 3: Propor estratégias para gestão de tempo.
Atividade 4: Os tutorandos deverão assistir o vídeo para o 4º. encontro:
LOCAL: Por favor, observar a indicação da respectiva sala de aula no arquivo "Cronograma Tutoria I (Integral e Noturno)", o qual está no início da página.
-
As atividades aqui programadas serão feitas, separadamente, em grupos (A, B, C, D e E). Atenção: Verificar o cronograma e a lista de grupos.
“Ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes questões da vida: (1) quero?; (2) devo?; (3) posso? Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve.” Mário Sérgio Cortella
Atividade 1:
a) Dividir a sala em 3 sub-grupos de 5 alunos para discussão dos tópicos a seguir e retornar para o grande grupo para consolidação da discussão:
- o que vocês entendem por ética? Liste 3 a 4 comportamentos éticos e 3 a 4 antiéticos no ambiente acadêmico. Utilizar as três grandes questões da vida (1) quero?; (2) devo?; (3) posso? nos comportamentos discutidos (20 min);
- discutir no grande grupo (20 min);
Material: canetas coloridas (5 jogos).
Atividade 2: Questões sobre ética acadêmica vs ética profissional a ser realizado no Mentimeter® (1 hora)
Atividade 3: Avaliação do semestre e sugestões de temas (20 min)
a) Ainda no ambiente do Mentimeter®, realizar a avaliação da disciplina.LOCAL: Por favor, observar a indicação da respectiva sala de aula no arquivo "Cronograma Tutoria I (Integral e Noturno)", o qual está no início da página.
-
-
Rosário, P; Núñes, J.C.; González-Pienda, J. Cartas do Gervásio ao seu Umbigo: Comprometer-se com o Estudar na Educação Superior. Editora Almedina, 2017. 202 p.